sábado, 3 de julho de 2010

Posso ser um jogador de futebol?

Certamente que sim. O futebol é uma arte, a arte é hábito aperfeiçoado no seu máximo grau; o hábito adquire-se pela repetição inteligente e sentida dos mesmos atos. Logo, basta que cada um repita com inteligência e com emoção os atos. Exigidos para que venha a tornar-se dono e senhor dessa maneira perfeita de expressar-se a que chamamos ‘estilo’ (que irei tratar bem mais tarde) e se transforme em jogador.
Claro que sendo aperfeiçoa dor, este trabalho requere qualidades e sentimentos sobre os quais agirá. A pergunta correta é ‘Temos todos nós disposição para ser jogador de futebol’.
Não basta ter nascido no Brasil para ser um grande jogador de futebol. Primeiro é preciso gostar de futebol, sentir dentro de si o futebol, uma voz misteriosa, um impulso inesgotável deste ideal. Tendo isso, basta que alguém nos entusiasme que nos indique a estrada, o mais faremos sozinhos.
Penso que ficou claro ser ‘disposição’ a palavra chave na vida de um atleta do futebol. Colocar-se a disposição do futebol é atender a ordem que se segue dentro desse esporte, ou em outras palavras: ter disciplina. Não se quer no futebol atleta indisciplinado. Obedecer às ordens prescritas é essencial para o iniciante e ate mesmo para a manutenção do jogador no mercado de trabalho. Ter disposição é coordenar-se, ou seja, não esperar que os outros façam por você. Ter disposição é preparar-se. Também não aguardar dos outros essa ação. Um jogado de futebol deve estar preparado para ela. Ele deve se preparar em casa, na escola, no lazer, 24 horas por dia se preparando para o momento de apresentação, por isso o futebol é uma arte. Ter disposição é determinar-se. Atingir uma meta pré-estabelecida. Ter disposição é não desistir por maior que seja o obstáculo. Ir até o fim! Ainda ter disposição é apresentar-se, isso mesmo, comunicar a outra pessoa quem é você, o que faz, como joga (esse papel pode ser desenvolvido através da imprensa, também tratarei mais tarde). Por fim, ter disposição é definir-se. Não há espaço para jogador indeciso.
Se tem disposição é pegar a bola e mostrar ao mundo tudo que Deus te presenteou e que foi aperfeiçoado por você! Isso mesmo a disposição é sempre nossa!