quarta-feira, 27 de julho de 2011

Furacão entra em campo hoje pela Taça BH


Atlético Paranaense joga hoje 16h no Farião
FOTO: Luciano Eurides


Pela frente, dois times cariocas. Duas decisões para a equipe sub-20 do Atlético Paranaense em busca da classificação às Oitavas de Final da Taça BH de Futebol Júnior. O Furacão encara a primeira delas já nesta quarta-feira (27), a partir das 16h, contra o Botafogo no estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião), em Divinópolis (MG). Uma vitória hoje diante dos alvinegros pode deixar os atleticanos bem próximos da vaga às finais da competição.


Bem próximos ou até mesmo com ela já assegurada. A duas rodadas do fim da primeira fase, caso o Rubro-Negro vença hoje os botafoguenses e não saia um vencedor no jogo de logo mais à noite entre Juventus (MG) x Olaria (RJ) - às 20h, em Nova Serrana (MG) – a equipe atleticana conquista antecipadamente a classificação para a sequência da competição. Com quatro pontos ganhos em três jogos, um resultado positivo também é fundamental para o time do Rio de Janeiro continuar sonhando com a classificação (confira abaixo a classificação completa do Grupo D). 


“É um jogo decisivo tanto para nós quanto para o Botafogo, um adversário que tem jogadores habilidosos e que procura tocar bem a bola durante as partidas”, avalia o técnico atleticano Sandro Forner. “É lógico que passamos aos nossos atletas como está a tabela e o que pode acontecer, mas primeiro temos que nos preocupar conosco. Creio que se não tivermos os erros atípicos que cometemos na partida contra o Inter, temos grandes possibilidades de encaminhar a nossa classificação”, finalizou o treinador. 


Nas suas últimas 11 participações na Taça BH, em 10 delas o Rubro-Negro deixou a primeira fase pra trás e avançou às fases decisivas do torneio.


Depois do jogo de hoje, na última rodada da Fase de Classificação o CAP enfrenta os cariocas do Olaria, a partir das 20h30, também em Divinópolis. 


Acompanhe ao vivo
O canal Sportv, do sistema Globosat, transmite a partida ao vivo para todos os seus assinantes a partir das 16h. 


Em Divinópolis (MG),
BOTAFOGO x ATLÉTICO PARANAENSE
Taça BH de Futebol Júnior – Fase Classificatória – Grupo D – Quarta rodada
Local: Estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião)
Início: 16h
Árbitro: Antônio Márcio Teixeira (MG)
Assistentes: Frederico Soares Vilarinho (MG) e Ricardo Vieira Rodrigues (MG)





> HOJE (27/7)

16h: BOTAFOGO x ATLÉTICO PARANAENSE
Local: Estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião), em Divinópolis (MG)

18h: GUARANI DE DIVINÓPOLIS (MG) x INTERNACIONAL
Local: Estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião), Divinópolis (MG)

20h: JUVENTUS DE NOVA SERRANA (MG) x OLARIA (RJ)
Local: Estádio Benjamim Martins Espírito Santo, em Nova Serrana (MG)

> SEXTA-FEIRA (29/7)

18h30: GUARANI DE DIVINÓPOLIS (MG) x  BOTAFOGO
Local: Waldemar Teixeira de Faria (Farião), Divinópolis (MG)

20h: JUVENTUS DE NOVA SERRANA (MG) x INTERNACIONAL
Local: Estádio Benjamim Martins Espírito Santo, em Nova Serrana (MG)

20h30: ATLÉTICO PARANAENSE  x OLARIA (RJ)
Local: Waldemar Teixeira de Faria (Farião), Divinópolis (MG)
(FONTE: Assessoria de comunicação Atlético-PR)

Coluna Luciano Eurides

REAVALIAR SEMPRE
No futebol não existe receita pronta para se fazer um bom jogador. As vezes ele simplesmente surge, outras leva-se um tempo, em todas é necessário muito trabalho e avaliações. O estar sempre reavaliando métodos e ações faz ter uma rápida correção das falhas. Eu, e outros membros da imprensa divinopolitana cobram com muita veemência a inserção de jovens atletas da cidade na equipe profissional. Essa é a saída financeira para os clubes menores, acredito. Antes é preciso reavaliar como, quando e porque se faz esse tipo de trabalho.
Segundo empresários do futebol, a cada 100 atletas ingressados na base, trabalhados por dois anos em cada etapa (infantil, juvenil e juniores) cerca de 6% chegam ao profissional e desses apenas 3% atuam em uma equipe grande, ou a principal do clube. Outro fato é a falta de mercado. Os clubes procuram jogadores mais responsáveis, menos ‘baladeiros’. Assim, hoje a busca é por jogadores casados, com filhos e isso fecha o mercado para muitos jovens.
Tudo isso potencializa as dificuldades em reavaliar o Guarani. Em atual disputa na Taça BH de Futebol Junior, segunda maior competição do Brasil nessa categoria, não foi feita da maneira que deveria. Não se deu continuidade a trabalhos antes realizados. A base da equipe é a mesma participante da Copa Centenário do Galo, poderia ter sido continuado. A dispersão dos jogadores causa esse reflexo.
Nomes importantes para estar vestindo a camisa do Guarani foram para outras equipes. Wágner, hoje no Atlético Mineiro, Dudu, Ruam e Pablo, hoje no Itaúna, são exemplos. Reuniu-se os jogadores, iniciou os trabalhos, em 30 dias. Pouco tempo!

ACERTOS
Na verdade o simples fato do Guarani entrar na competição, assumir o desafio, já um grande passo e digno. Não se pode cobrar dessa diretoria sem antes ressaltar o excelente trabalho realizado por ela. Os reforços vindos para o grupo são realmente para somar e acrescentar. O jovem jogador Guilherme Braga é um comandante em campo. Orienta, chama a responsabilidade e de uma qualidade plenamente profissional. Não deixa a desejar em relação aos volantes dos times do interior na disputa do módulo I e II.  Marcelinho Araxá teve uma contusão logo no amistoso contra o Itaúna, vem se sacrificando nos jogos e também de uma grande experiência ajuda o grupo a crescer. O Guilherme zagueiro teve a documentação atrasada e acabou prejudicando o jogador, mas o potencial dele pode ser visto nos treinos e amistosos, também uma somatória de qualidade de liderança em campo. Elias, atacante de muita força física. Davi o qual conhecemos na infância, ele jogou no Flamengo do Mendes Mourão, é natural de Luz, um grande jogador e pronto para brilhar com a camisa alvirrubra.

PROFISSIONAL
O Guarani está confirmado na Taça Minas Gerais 2011. A competição começa no próximo dia 18 de Setembro e o Guarani estreia em casa contra o Nacional de Nova Serrana, as 10:30.
A diretoria já iniciou os contatos para a montagem do elenco que disputará a competição, mas adianta que será formada em sua maioria por jogadores da base, o treinador é Gian Rodrigues que estava na Patrocinense e na próxima semana já devem chegar os jogadores para essa importante disputa.

TIMEMANIA
Uma das grandes importâncias em estar na atividade em várias competições é conseguir um bom ranking e quem sabe com um trabalho dos deputados federais da cidade, conseguir entrar na timemania e ter uma renda. Apesar que não entendo como o Uberlândia entrou para o jogo da loteria.

OLHO NELE
Vem para o infantil do Guarani na disputa do campeonato mineiro da categoria infantil. Treinando no Vasco da Gama Gabriel Novaes, é um atacante alto, nem por isso lento e de um bom chute. Certamente será uma grande preocupação para as defesas adversárias.
Gabriel Novaes é a grande esperança de gols do infantil do Guarani

Guarani via TV para o mundo

O Guarani entra em campo hoje pela Taça BH de Futebol Junior. O time divinopolitano enfrenta o Internacional de Porto Alegre, às 18h, no Farião. A partida será transmitida para todo o mundo através da Sportv 2.  Time que vem de três derrotas sofre mudanças e vai encarar o líder da chave D.
Depois de atuar bem diante do Olaria. Surpreender frente o Atlético PR. A equipe perdeu para o Juventus de Nova Serrana. A motivação para enfrentar o Internacional está na possibilidade de se destacar e ser um dos nomes para a Taça Minas Gerais, ainda o fato do adversário ser uma das melhores equipes do Brasil. Não menos importante, o fato da Sportv mostrar nossos jovens talentos para mais de 40 países.
Para a partida do inicio dessa noite sofrerá duas prováveis modificações. O zagueiro Guilherme ganhou condições de jogo, pois o nome dele enfim apareceu no BID. O jogador Caique entrou muito bem diante do Juventus e pode começar como titular.
Guilherme tem a documentação regularizada e pode jogar hoje pelo Guarani
CREDITO: Luciano Eurides
Antes, jogam no Farião, as 16h, Botafogo e Atlético PR. O time do Paraná perdeu para o Internacional e deve buscar a vitória a todo custo e não dar chance ao azar.

Gian Rodrigues é confirmado como treinador do Guarani

Eduardo Diniz (preparador físico), Renato Montak (gerente de futebol), Edílson Oliveira (presidente do Clube) e Gian Rodrigues (treinador).
FOTO: Luciano Eurides

O Guarani já deu o primeiro passo dentro da Taça Minas Gerais de Futebol 2011. A comissão técnica está formada e tem Gian Rodrigues como treinador. As conversas se iniciaram no módulo II, onde ele treinava a Patrocinense e o casamento foi confirmado no final da tarde de ontem.
O Guarani estreia na competição dia 18 de setembro contra o Nacional de Nova Serrana e o treinado terá um curto tempo de trabalho para montar a equipe. “Fiquei dois dias em dIvinopolis quando junto com o Patrocinense jogamos contra o Nacional, daquele dia até hoje mantivemos contato e me falaram dessa Taça BH como preparação para o Campeonato Mineiro, e quem sabe consigamos essa vaga na Copa do Brasil”, falou o treinador.
Gian Rodrigues se destacou no comando do Guaratinguetá, no interior paulista. Fez o trabalho junto ao Patrocinense e falou ter se surpreendido com o futebol mineiro. Garantiu saber o que é o ideal e vai trabalhar dentro da realidade. “Vamos executar da melhor forma possível. Chegamos a um ponto entre o ideal e o real, onde há uma diferença muito grande. Eles tem consciência disso e eu também ”, considerou ele que possui passagens por vários clubes paulistas. Subiu a equipe do Guaratinguetá da série A2 para A1. Também no Santo André, São Caetano,  Portuguesa Santista, Taubaté e outros.
Para o futuro o treinador pensa em aproveitar o que se tem de melhor. “é natural a cobrança para se ter jogadores da cidade. É obvio que irei conversar muito com o Renato que é gerente de futebol, irei assistir jogos, verei o que o Guarani tem hoje de alto nível. Temos de ter qualidade nesses jogadores novos e vamos montar um planejamento e buscaremos o que se tem de melhor. Tenho um acervo, viajo bastante, vejo jogos, faço cadastro de jogadores e mesmo com dificuldades inerentes ao segundo semestre, vamos em busca de um grande elenco e ir em busca de um grande resultado”, declarou.
A comissão técnica, além de Gian Rodrigues terá Gustavo Brancão como auxiliar técnico, Eduardo preparador físico e Ronaldo Gontijo preparador de goleiros.