quinta-feira, 5 de abril de 2012

Natação regional já se prepara para etapa de Lavras

CREDITO: Luciano Eurides

No próximo dia 14 será disputada a segunda etapa do Torneio Regional de Natação. A Administração Regional espera receber 150 atletas dos clubes e academias de Divinópolis, Itaúna e a cidade anfitriã: Lavras.

A cidade de Divinópolis deve participar com o maior numero de nadadores e também de delegações com Estrela do Oeste Clube, Naduarte Academia, Divinópolis Clube e Centro Esportivo Olímpico/Divinópolis Tênis Clube.
Os trabalhos são intensificados, isso devido a primeira competição do ano mostrar erros e as avaliações necessárias se tornarem um plano com metas a serem obtidas. Destaque especial para a equipe do Divinópolis Tênis Clube (DTC) que vem trabalhando desde o início do ano, os atletas surpreenderam pela qualidade e avanços obtidos. A equipe também é a de maior numero de meninas, indo contra a tendência atual.

O professor Fernando Camargos viu a competição como uma excelente maneira de avaliar os nadadores e ficou satisfeito com a apresentação, mesmo porque o trabalho preparativo foi muito intenso. “os resultados foram muito positivos, tivemos atletas sem ritmo competitivo  e sensibilidade, o que é para a natação um fator muito importante. A partir de agora já participamos e isso vai melhorando. Pela pré-temporada e temporada, por ser um período de treinamentos intensos é comum o atleta não chegar muito bem. Mesmo assim nadamos nos melhores tempos dos atletas e ainda João Paulo e Letícia que nadaram provas complexas e se superaram e mostraram a cara do que pode ser o segundo semestre de 2012”, garantiu.

Muitos atletas nadaram a primeira vez, não é o caso específico do DTC, mas Fernando garantiu que eles gostaram e deram uma resposta ao trabalho feito. “Esses atletas estão muito motivados, são muito novos e com uma filosofia de trabalho afinado com a equipe”, destacou e ainda comentou o fato de o CEO/DTC se destacar na natação feminina, enquanto outros clubes o masculino é a esmagadora maioria. “A natação feminina no Brasil ela tem uma certa dificuldade. Tivemos resultados internacionais na idade entre 13 e 14 anos representando o Brasil e ficando entre os melhores do mundo. Nós desde 2010 é a equipe que tem melhores resultados e concentra o maior número de meninas. É uma situação criada com os anos por identificação. Hoje nossa principal força é a natação feminina onde temos um dos melhores revezamentos de Minas Gerais e atletas campeãs mineiras e pódios. É muito respeita no regional e no estado”, comentou.
Na cidade de Itaúna, além da natação feminina onde mais uma vez o CEO/DTC mostrou toda a hegemonia, dois atletas em especial demonstraram uma evolução muito grande: João Paulo e Manoel. Para o professor  é um reflexo do trabalho. “O nosso masculino caminhava o contrário do feminino com um resultado ou outro, hoje ele cresce em proporções animadoras. Temos sim atletas crescendo absurdamente”, considerou e acrescentou a capacidade dele nadar outros estilos. “A proposta foi criada e ele já conseguiu corresponder e ainda demonstrar que pode crescer em outras instancias”, avaliou.

O atleta Manoel também ficou satisfeito com os resultados obtidos. “Achei uma experiência bacana, nadei os 200 costas e gostei muito, dentro do possível quero nadar outras provas também. É um mundo novo, diferente e gostei”, disse o atleta.

Vôlei Divinopolitano ganha um grande reforço


CREDITO: Luciano Eurides

 O Secretário de Esportes e Lazer (SEL) de Divinópolis, Rômulo Augusto Duarte luta há algum tempo na possibilidade de desenvolver um trabalho de base ao profissional no vôlei da cidade. Das sinalizações de empresas ao Programa VivaVôlei, a SEL ganha um reforço de peso. Michelle Daldegan, divinopolitana líbero do Sesi-SP revela o desejo dela em se comprometer na empreitada.

A cidade de Divinópolis encontra alguns problemas na execução de programas voltados ao esporte especializado, pois a estrutura física não é boa. O poliesportivo central deve ser inaugurado no dia 19 de maio, inclusive com a presença da seleção brasileira de voleibol de apresentação. Este será um passo importante rumo a dar continuidade no trabalho de escolinhas já desenvolvido nos núcleos.

A jogadora terminou a pouco a participação na superliga de vôlei e já pensa em ir mais longe. “A visão do voleibol que tenho, foi o Estrela do Oeste Clube que me deu e quero passar isso para outras crianças. Quero ser uma vitrine para o futuro e desenvolvimento dessas crianças”, declarou Daldegan. A experiência e o nome dela serão usados no projeto de vida da atleta. “Estar em uma superliga é muito gostoso e tenho várias opções. Estou estudando e quero me preparar para voltar com bagagem e aqui implementar muita coisa”, disse.

O secretário de esportes Rominho Duarte destaca a necessidade do poder publico entrar no esporte especializado da cidade. “Se pegarmos as estatísticas, 75% das medalhas são dos clubes. Em Divinópolis joga-se essa carga histórica sobre o Estrela do Oeste Clube. Nunca existiu essa participação do poder publico. O esporte enquanto participação de crianças e jovens, da iniciação a competição, de forma publica, nunca tivemos . A Michelle quando fala da preocupação em continuar profissional na carreira dela é muito importante”, considerou.
A secretaria, além de visita da jogadora, implementa contatos e avanços no sentido de implementar o vôlei como uma opção esportiva para toda a cidade.