quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Hegemonia flamenguista ameaçada

Não existe em Divinópolis um ranking para nortear um possível crescimento de uma ou outra escola de futebol. Empiricamente, se analisa a partir do Flamengo do Mendes Mourão. A Escolinha de Futebol da Estação Velha, por muitos anos foi a principal atração dos gramados. Hoje Vasco da Gama, Palmeiras e Jusa Fonseca crescem assustadoramente quebrando essa hegemonia.
Por muitos anos o Flamengo se via como a única equipe das categorias de base a atuar o ano inteiro. O time além de jogar os campeonatos da Liga Municipal de Desportos de Divinópolis (LMDD) também era frequente na extinta Associação de Escolinhas de Futebol de Minas Gerais (Aefemg), hoje Instituto Mineiro de Escolinhas de Futebol de Minas Gerais (Imef-MG), também no campeonato de Pará de Minas e Itaúna. A tradicional Gazetinha no Espírito Santo ainda é um atrativo para jogadores de toda a região. Com o crescimento populacional, já não é possível tantos atletas de qualidade em apenas uma equipe, a organização de Vasco da Gama, Palmeiras e Jusa Fonseca deram novos ares a essa disputa.
O Palmeiras, do Afonso Pena, ingressou na Copa Pará de Minas, Itaúna e Imef-MG. A princípio timidamente, a equipe foi crescendo, aprendendo a jogar fora de casa e de uma força ainda mais intensa dentro do estádio Pelezinho. Este ano a equipe conquistou o campeonato da imef no infantil e é finalista em três categorias na LMDD. Uma consequência de um trabalho bem feito a 79 anos pela direção do clube. A presença de Adailton a frente do time deu um novo incentivo a equipe. A busca por novas competições e a confiança no elenco alviverde.
O Vasco da Gama, depois de um título na ainda Aefemg, categoria juvenil, timidamente veio crescendo e um salto com a parceria com o Guarani de Divinópolis. Se o i Bugre não soube tirar proveito do talento dos jogadores, o alvinegro soube incentivar cada vez mais os jovens atletas. Léo Souza, hoje no América é um símbolo da potencialidade do time. O número de atletas e a qualidade deles somados a experiência vividas em campeonatos da Federação Mineira de Futebol (FMF) coloca a equipe em evidencia.
Sem duvida o crescimento mais impressionante aconteceu no Jusa Fonseca. A jovem equipe está entre as quatro melhores da cidade em todas as categorias e com grande chance de levar o título no infantil. Foi a primeira colocada na fase de classificação e até o momento não encontrou adversário a altura. Desde 2004 disputando os campeonatos de base da LMDD o azulão entra pela oitava vez entre os quatro primeiros sendo sete vezes em terceiro lugar. Uma conquista para um time localizado fora da área central da cidade, com um campo de terra e muita poeira. Os atletas em média, de poder aquisitivo baixo, isso intensifica a responsabilidade e a credibilidade do trabalho lá realizado. De acordo com números do Jusa Fonseca, 70% dos melhores elencos de Divinópolis, são constituídos de atletas iniciados em escolas de bairro.
Temos ainda outros trabalhos interessantes, como a Associação Danilo Passos, essa se apresenta ainda mais forte do juvenil e junior. O União Belvedere, caçulinha e cheia de potencial a conquistar seu espaço no hall de grandes clubes da cidade. O tradicional Minas, volta a cresce, especialmente com a presença de Adilson Coca-Cola. O Corinthians consegue também um desempenho positivo. A decepção fica por conta do Padre Eustáquio, o tradicional time do Padre Eustáquio já obteve melhores colocações, ainda há como se recuperar no segundo semestre.
As equipes de Carmo do Cajuru, alimentadas pela rivalidade sempre investem um pouco mais nas categorias maiores. Tupy sempre muito forte no adulto, junior, juvenil e infantil. Mesmo caso do Fluminense, no Junior e adulto. O Sport ainda busca uma forma de voltar aos tempos áureos do tricolor. O São Lázaro, nesse ano de 2011, um trabalho novo e certamente de frutos muito bons a serem colhidos.
O Bela Vista da cidade de Claudio participa também da competição da LMDD e de uma organização invejável.

Jusa Fonseca desde 2004 disputando os campeonatos de base da LMDD entra pela oitava vez entre os quatro primeiros, sendo sete vezes em terceiro lugar
CREDITO: Luciano Eurides

Duas mil pessoas são esperadas para início da Copinha 2011

A Secretaria de Esportes e Lazer de Divinópolis espera nesse domingo cerca de duas mil pessoas no estádio Waldemar Teixeira de Faria para o Torneio Início da Copinha Divinópolis. A exemplo, do torneio rural, onde todas as equipes comparecem em um mesmo estádio para marcar o abertura competição que tem por objetivo dar o pontapé inicial da Copinha, reunindo 17 equipes do futebol de base.
Os jogos serão realizados a partir das 8h, e contarão com a presença de 1275 atletas das categorias 96/97, 98/99 e 00/01, e o campeão do Torneio Início receberá o Troféu Davi Raposo, enquanto que o vice-campeão receberá o Troféu Sr. Ari Soares.
De acordo com o Secretário de Esporte, Rômulo Duarte, o futebol de base tem tido uma atenção especial por parte do Governo Vladimir Azevedo, e a Copinha Divinópolis tem uma importância muito grande no desenvolvimento de todo este processo. “Os incentivos e os investimentos feitos pelo Prefeito Vladimir Azevedo, tem proporcionado à modalidade, avançar de forma organizada para alcançar a excelência dos resultados esperados por atletas, dirigentes, treinadores e comunidade esportiva envolvida com o futebol” afirma o Secretário.

Chaves da II Copinha Divinópolis de Futebol

Grupo A
Flamengo
Minas
Escola Esportes
Associação Danilo Passos

Grupo B
Palmeiras
Campista
Sport Cajuru
Corinthians
Bela vista – São Sebastião do Oeste

Grupo C
Vasco da Gama
São Lázaro – Cajuru
União Belvedere
C.S.U

Grupo D
Jusa Fonseca
Bola de Ouro – São Gonçalo do Pará
PEC – Candelária
Padre Eustáquio

Equipes divinopolitanas participam da segunda edição da copinha
CREDITO: Luciano Eurides




Seleção sub 20
O  Brasil tem sem duvida uma das grandes seleções mundiais com jogadores já titulares nos seus clubes. Casemiro, Oscar, Danilo, Philipe Coutinho, Henrique, Gabriel Silva e o cruzeirense Gabriel e o luxo de ter Alan Patrick na reserva. Nei Franco tentou aproveitar o máximo da vocação de cada um. Embora muitos jogadores já atuem um pouco diferente nas equipes de origem, o selecionado parecia a vontade.
Na partida rente a Austria, na noite de segunda-feira, foi interessante do ponto de vista tático. O selecionado brasileiro apresentando um 4-2-3-1. A forma de jogar preferida dos treinadores de categorias de base e o Nei Franco talvez o maior deles é o 4-4-2 no losango. Isso funciona como se existisse um ponto de referencia a frente da zaga, ladeado de dois volantes com qualidade de meia e um meia (de criação) fazendo o ponto de referencia anterior a dupla de ataque. O sistema funciona muito bem, pois sempre que há uma virada de bola se tem um meia, um ala e um atacante. O problema é posicionamento. Se alguém falha, pode ser fatal. A bola ás vezes fica muito tempo no setor defensivo.
No caso da seleção brasileira os jogadores flutuavam (movimentar sem a bola) com muita qualidade e acabava por facilitar qualquer esquema de jogo. O time Brasileiro venceu por 3x0.
Detalhe, o Philipe Coutinho fez uma cobrança de pênalti perfeita aos sete minutos do segundo tempo. Nem precisa afirmar que ele pode dar umas aulas para a seleção de Mano Menezes.

ATLETICO-PR
Estive acompanhando a Taça BH de Futebol junior na chave de Divinópolis e impossível não conviver com os jogadores do Atlético do Paraná. O time é muito bem preparado e terá certamente muitos jogadores do no profissional, embora a vida lá não ser tão fácil. Eles tem um ritmo até mais intenso que os participantes da Série A, muitos deles sentem o fato da disputa ser a última cartada para o sonho da titularidade na equipe principal.
Os nascidos em 92 estavam tensos. As vezes o medo de errar era muito grande e evitava o se arriscar. Um Big Brother também. Todos os jogos filmados e todos os jornais e comentários da imprensa sobre a partida são arquivados e apresentados em eventuais estudos sobre o atleta, ou a categoria.
Organização, profissionalismo e trabalho conjunto. Isso rendeu a Héracles e Batata um lugar na Seleção Brasileira e o capitão Bruno Pires, desceu junto com os selecionáveis para encarar a competição.

CACHORRÃO MUDA TÉCNICO
Fiquei surpreso com o pedido de demissão do técnico Ademir, pois o trabalho realizado no Itaúna era de encher os olhos. Não tive conhecimento dos motivos que levaram ele e o auxiliar técnico Flávio Silva a deixarem o time. Posso sim é reconhecer o excelente trabalho realizado e ainda agradecer a confiança e oportunidade dada aos atletas divinopolitanos Pablo, Dudu e Ruan. E digo, os três fizeram uma falta enorme ao time do Guarani na Taça BH.

INFANTIL
O infantil do Guarani se prepara para a luta junto a segunda fase do Campeonato Mineiro. A disputa será em uma parceria Guarani e Vasco da Gama. O grupo é forte. Um dos jogadores de especial atenção é o zagueiro Diego. O jogador é uma torre (alto e firme) na defesa do time. Não dá espaço ao adversário..
Diogo zagueiro do Vasco da Gama e do Guarani
FOTO: Luciano Eurides

Escola de Esportes do Minas Tênis Clube pronta para o segundo semestre

As atividades esportivas da Escola de Esportes do Minas Tênis Clube do Colégio Roberto Carneiro foram reiniciadas na tarde de ontem. Assim, houve o retorno das aulas esportivas nas modalidades de Futsal, Voleibol, Curso Básico de Esportes, Natação e ainda demais modalidades que o Colégio Roberto Carneiro oferece que são: Judô, Stret Dance, Jazz e Handebol.
Para o Coordenador Mateus Levi, as atividades esportivas da Escola de Esportes Minas Tênis Clube e do Colégio Roberto Carneiro retornam com uma série de compromissos esportivos. Neste segundo semestre, de acordo com ele, a proposta é ainda maior incentivar a prática esportiva e desenvolver nossos alunos dentro do esporte.
A Escola de Esportes Minas Tênis Clube / Colégio Roberto Carneiro ainda tem vagas disponíveis em alguns cursos esportivos.