quarta-feira, 3 de agosto de 2011



Seleção sub 20
O  Brasil tem sem duvida uma das grandes seleções mundiais com jogadores já titulares nos seus clubes. Casemiro, Oscar, Danilo, Philipe Coutinho, Henrique, Gabriel Silva e o cruzeirense Gabriel e o luxo de ter Alan Patrick na reserva. Nei Franco tentou aproveitar o máximo da vocação de cada um. Embora muitos jogadores já atuem um pouco diferente nas equipes de origem, o selecionado parecia a vontade.
Na partida rente a Austria, na noite de segunda-feira, foi interessante do ponto de vista tático. O selecionado brasileiro apresentando um 4-2-3-1. A forma de jogar preferida dos treinadores de categorias de base e o Nei Franco talvez o maior deles é o 4-4-2 no losango. Isso funciona como se existisse um ponto de referencia a frente da zaga, ladeado de dois volantes com qualidade de meia e um meia (de criação) fazendo o ponto de referencia anterior a dupla de ataque. O sistema funciona muito bem, pois sempre que há uma virada de bola se tem um meia, um ala e um atacante. O problema é posicionamento. Se alguém falha, pode ser fatal. A bola ás vezes fica muito tempo no setor defensivo.
No caso da seleção brasileira os jogadores flutuavam (movimentar sem a bola) com muita qualidade e acabava por facilitar qualquer esquema de jogo. O time Brasileiro venceu por 3x0.
Detalhe, o Philipe Coutinho fez uma cobrança de pênalti perfeita aos sete minutos do segundo tempo. Nem precisa afirmar que ele pode dar umas aulas para a seleção de Mano Menezes.

ATLETICO-PR
Estive acompanhando a Taça BH de Futebol junior na chave de Divinópolis e impossível não conviver com os jogadores do Atlético do Paraná. O time é muito bem preparado e terá certamente muitos jogadores do no profissional, embora a vida lá não ser tão fácil. Eles tem um ritmo até mais intenso que os participantes da Série A, muitos deles sentem o fato da disputa ser a última cartada para o sonho da titularidade na equipe principal.
Os nascidos em 92 estavam tensos. As vezes o medo de errar era muito grande e evitava o se arriscar. Um Big Brother também. Todos os jogos filmados e todos os jornais e comentários da imprensa sobre a partida são arquivados e apresentados em eventuais estudos sobre o atleta, ou a categoria.
Organização, profissionalismo e trabalho conjunto. Isso rendeu a Héracles e Batata um lugar na Seleção Brasileira e o capitão Bruno Pires, desceu junto com os selecionáveis para encarar a competição.

CACHORRÃO MUDA TÉCNICO
Fiquei surpreso com o pedido de demissão do técnico Ademir, pois o trabalho realizado no Itaúna era de encher os olhos. Não tive conhecimento dos motivos que levaram ele e o auxiliar técnico Flávio Silva a deixarem o time. Posso sim é reconhecer o excelente trabalho realizado e ainda agradecer a confiança e oportunidade dada aos atletas divinopolitanos Pablo, Dudu e Ruan. E digo, os três fizeram uma falta enorme ao time do Guarani na Taça BH.

INFANTIL
O infantil do Guarani se prepara para a luta junto a segunda fase do Campeonato Mineiro. A disputa será em uma parceria Guarani e Vasco da Gama. O grupo é forte. Um dos jogadores de especial atenção é o zagueiro Diego. O jogador é uma torre (alto e firme) na defesa do time. Não dá espaço ao adversário..
Diogo zagueiro do Vasco da Gama e do Guarani
FOTO: Luciano Eurides

Nenhum comentário: