quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Basquete é a bola da vez no JED

Cetepe inicia um trabalho no basquete masculino e feminino em vista de um objetivo a longo prazo
FOTO: Luciano Eurides

Meninos do basquete mostraram uma qualidade superior a do ano passado
FOTO: Luciano Eurides

Roberto Carneiro mostrou bons atletas do basquete Divinopolitano
FOTO: Luciano Eurides


Os jogos escolares de Divinópolis começa a despontar novos esportes e muitos deles ainda desconhecidos do público. O basquete, embora um dos esportes mais praticados no mundo e também bastante difundido no Brasil, em Divinópolis cresce acanhadamente.

O esporte escolar tem o objetivo de dar a possibilidade de escolha pelo aluno/atleta. Na tarde de ontem os alunos do Cetepe e Roberto Carneiro fizeram uma boa partida e para os praticantes, uma evolução pode ser registrada do ano passado para este ano. Gabriel, aluno do Roberto Carneiro percebeu esse crescimento. O jogador pratica basquete desde os quatro anos no Estrela do Oeste Clube. “Em Divinópolis o basquete começou agora e esse ano melhorou o nível”, disse e considerou o piso da quadra bom, mas a tabela não. “A tabela não ajuda muito é de metal”, considerou.

O professor de educação física do Colégio Roberto Carneiro, acredita ser a falta de estrutura física o principal fator a não deixar que o basquete tenha uma desenvolvimento. Bruno dedicou o pouco crescimento a também baixa introdução dele nas escolas. “Até mesmo pela estrutura necessária, difícil de ter, estamos iniciando esse trabalho, também no feminino, e a expectativa é boa, esse ano com três equipes participando e ano que vem com quatro, e queremos melhorar esse nível. Eles treinam fora e facilita nosso trabalho, é dar uma lapidada, e colocar tudo no lugar”, falou e acrescentou ser a falta de infraestrutura o maior gargalho para a pratica do basquete. “O principal agravante para não deslanchar na cidade é a estrutura, são poucas as escolas que possuem a quadra e a tabela, esse é o maior complicador”, ponderou.

O árbitro e grande incentivador do basquete divinopolitano, Marcelo Daldegan analisou o jogo como bom, principalmente em consideração a iniciação esportiva. “Percebe-se a qualidade e os erros foram poucos, abaixo do que esperávamos, os atletas do Roberto Carneiro já tem um pouco de experiência e isso deu um volume maior de jogo. Eles destacam realmente, pois treinam a mais tempo e o Cetepe soube lidar muito bem no jogo e tem uma boa estatura dando equivalência ao jogo”, comentou.



Jogos de Hoje

A partir de 8h terá inicio as partidas de vôlei Masculino e Feminino, jogos no poliesportivo José Constantino Sobrinho, no bairro Niterói. A última partida, 13h envolve as escolas Municipal João Fonseca e estadual Pedro Magalhães, pelo feminino módulo I.

Na quadra da escola estadual Manoel Correa Filho o início é às 7h20min com handebol masculino e feminino, às 10h10min irá acontecer uma partida de futsal masculino módulo II, valendo 3º e 4º lugar. A tarde volta o handebol sendo às 14h20min o confronto das escolas estaduais Antônio Belarmino e Miguel Couto, logo após a última partida da tarde sendo o Cetepe enfrentando a escola estadual Monsenhor Domingos.

Junta Desportiva pode recolocar Palmeiras na final do mirim da LMDD

Palmeiras aguarda a decisão da junta desportiva e acredita em um resultado favorável
CREDITO: Luciano Eurides 


O campeonato mirim da Liga Municipal de Desportos de Divinópolis (LMDD) ainda não teve a partida final. Isso se deu pelo fato do Palmeiras, acusado de jogar com um atleta sem o documento de transferência, ter impetrado um recurso da decisão da LMDD em punir o clube alviverde. O julgamento final será segunda-feira, na sede da entidade.

O Palmeiras venceu o Jusa Fonseca no estádio Pelezinho. O time azul e branco entrou com uma denuncia de irregularidade, a mesma foi acatada e depois de muitas consultas entendeu-se que o Palmeiras realmente estava de forma irregular, como o time perdeu a vaga na final, o Jusa jogou com o Vasco da Gama a primeira partida. Nesse tempo, o Palmeiras adentrou com um recurso, o mesmo deveria ser julgado pela junta desportiva, um dos componentes pediu vistas e a decisão final ficou para o dia 19.

O processo consta vários depoimentos e documentos. Um deles pode ser decisivo, a inscrição junto ao Flamengo, ela foi realizada em 2010, quanto o jogador estudava em Belo Horizonte e assim pode não ter participado em nenhum jogo, e isso se confirmado, não há penalidade. O Palmeiras volta a final da competição.

Ressalta-se ser essa uma possibilidade e a decisão será proferida na segunda-feira. O presidente da junta, Sr Raimundo Amaro, procurado pela nossa reportagem se limitou a dizer preparar uma decisão justa. “Tenho certeza que será uma decisão honesta e que vai ser bem cumprida”, declarou.

A demora em convocar a junta desportiva acabou rendendo ao presidente José Donizete Gulu, um puxão de orelha. “Ele é uma pessoa competente, trabalhadora, faz um belo papel para o esporte de Divinópolis e muito esforçado. As pessoas que fizeram as inscrições desses jogadores não estão mais na LMDD e estou vendo alguns erros”, considerou.

A primeira partida da final, entre Jusa Fonseca e Vasco da Gama, ocorreu dia 21, o time do Afonso Pena venceu por 1x0.