quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Coluna Luciano Eurides




INVERSÃO DE VALORES
A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou em primeiro turno o projeto de lei 1507/2011 que proíbe o uso de camisas com símbolos de clubes de futebol ou de torcidas organizadas em casas noturnas, boates, danceterias e eventos que tenham mais de 300 pessoas. Para que o projeto entre em vigor é preciso ser aprovado em segundo turno e, em seguida, ser sancionado pelo prefeito Marcio Lacerda.
O projeto tem causado polêmica, mas o vereador autor do projeto diz que a proposta não proíbe que o torcedor saia de casa vestindo a camisa do time, ou vá ao campo ver uma partida de futebol. O que ficará proibido, se aprovado o projeto, é utilizar a camisa de torcida organizada ou de time de futebol em eventos com mais de 300 pessoas, por questões de segurança.
Na verdade não podemos admitir que os animais vestidos de camisa de torcida organizada vença e nós, torcedores de boa índole fiquemos aprisionados por conta de uma meia dúzia de brigões. A população não gostou, segundo os moradores da capital mineira eles estão mesmo é sem ter o que fazer. “Como o poder público não dá conta de nada (saúde, educação, transporte e etc..) inventam coisas para mostrar serviço. Jogo com uma torcida só, depois jogo sem torcida nenhuma e depois jogo sem jogadores”, ironizou e acrescentou “Vamos trabalhar sério, "dignos" edis de BH”, falou Ronaldo, no comentário da notícia ao site do Jornal o Tempo.

ABACAXI DESCASCADO
A Liga Municipal de Desportos de Divinópolis (LMDD) parece ter conseguido resolver a questão da final da categoria mirim. Nenhuma nota oficial foi divulgada, mas o site oficial da entidade marca Vasco da Gama e Palmeiras para domingo. Este é o primeiro jogo decisivo, agendado para às 9h, no estádio Dr Sebastião Gomes Guimarães.
O fato é que houve uma denuncia de irregularidade da equipe Palmeiras, esta não teria pagado a transferência de um atleta. O time alviverde se defendeu e conseguiu reverter a situação. O último clube do jogador foi o Colégio Magno de Belo Horizonte, se ele foi liberado pela Federação Mineira de Futebol, realmente a situação do time do Afonso Pena está regular. A denuncia inicial se dava conta da presença dele no Flamengo, embora essa inscrição tenha sido descartada pelos pais do atleta.
Muito me preocupa essas decisões no tribunal por conta da culpabilidade. O atleta fica se sentindo culpado, embora ele não tenha a menor culpa. Se houve qualquer tipo de imprudência foi por parte da diretoria. O jogador faz a parte dele dentro do campo e diga-se muito bem feita. Os dirigentes que não ajudam.
A LMDD também deverá mudar a forma de inscrição e transferência de jogadores. A sugestão é que tenha um tempo mínimo para conceder a autorização para o atleta jogar. Assim um time inscreve um atleta, de maneira simples, sem transferência, reposta da LMDD sete dias após a entrada da documentação. Se há transferência, 15 dias para a reposta, seja ela positiva ou negativa. Tenho certeza de que aquela correria na entrega da papelada é um dos agravadores da situação.

VIROU CASO DE POLICIA
Segundo a revista semanal ISTO É isto está prestes a acontecer. As suspeitas de envolvimento do presidente do Corinthians na compra e venda de jogadores, obtendo vantagens pessoais, deixou de ser apenas tema de conversa de sócios nas alamedas de Parque São Jorge, de acordo com a reportagem.
O texto aponta que estaria em curso uma investigação que apura o envio por Andrés Sanchez de dinheiro ilegalmente para o exterior. A reportagem, que também foi repercutida pelo diário Lance!, informa ainda que as ligações de Andrés Sanchez com Kia Joarabchian, o iraniano responsável pela extinta MSI, que manteve parceria com o Timão de 2004 a 2007 seriam íntimas e os jogadores do Corinthians negociados com o exterior (Jucilei, Dentinho, Elias, entre outros), teriam a participação de Kia que vive em Londres.
A matéria de ISTO É é pesada. Lembra que Andrés Sanchez não tem ocupação fixa desde que se elegeu presidente do Corinthians e mantém padrão alto para quem não possui rendimento mensal conhecido. E mais: que o presidente teria estabelecido com Mano Menezes e o empresário Carlos Leite sociedade de fato em que os três ganhariam dinheiro na transação de jogadores. Isso explicaria a compra e venda frenética de atletas. Mais de 100 em apenas três anos! E sempre com a aprovação de Mano Meneses, a intermediação de Carlos Leite e o aval de Andrés Sanchez.
Segundo a revista empresários de futebol ouvidos em off pelo veículo de comunicação confirmaram a acusação.

VOZ MARCANTE
Sempre que assistimos a lindos gols marcados na era da TV preto e branco ouvimos aquela voz rouca e marcante do ex-narrador e ex-comentarista esportivo, Walter Abrahão. Ele faleceu na segunda-feira após ser internado há aproximadamente um mês no Hospital Nove de Julho, em São Paulo, o lendário jornalista faleceu em decorrência de um câncer no pulmão, aos 80 anos de idade. Ele deixa três filhos.
Natural de Promissão, no interior de São Paulo, Abrahão iniciou a carreira esportiva com 16 anos, na Rádio Difusora Noroeste, em sua cidade natal. Em 1950 chegou em São Paulo para cursar direito e trabalhar na Rádio Cruzeiro do Sul. No mesmo ano passou para a Rádio Tupi, e posteriormente, para a TV Tupi.

Na emissora carioca teve seu melhor momento. Além de cobrir duas Copas do Mundo, narrou o título mundial de boxe de Eder Jofre.

Divinópolis volta a ser cogitada como subsede da Copa do Mundo

Presidente Edilson de Oliveira apresentou um projeto de melhoria do estádio Waldemar Teixeira de Faria
CREDITO: Luciano Eurides


A cidade de Divinópolis foi visitada na tarde de ontem por Ludimila Kai, da secretaria de estado extraordinária da Copa do Mundo. Ele visitou três pontos específicos de exigência da Fifa. Hotel, aeroporto e estádio são essenciais na manutenção do sonho de receber uma seleção em 2014.

O empenho para a cidade receber alguma seleção no mundial de 2014 deverá se r maior do que se esperava. O aeroporto da cidade tem de receber novos investimentos e ser capaz de operar aeronaves para 120 passageiros. O hotel JB Palace, melhorias. O estádio Waldemar Teixeira de Faria, um projeto de ampliação. Essa é a avaliação da secretaria de estado. Ludimula Kai visitou os três pontos cruciais e limitou a considerar a visita ‘bacana’. “A cidade de Divinópolis se candidatou a ser um centro de treinamento de seleções. No início desse ano infelizmente ela não passou na primeira triagem da Fifa e hoje ela reabre esse processo e venho conhecer as estruturas oferecidas e as novas propostas de inclusão nessa segunda candidatura. Eu fui no hotel JB e foi apresentado um projeto de melhoria e acredito ser possível recandidatar. Fui no aeroporto onde existe uma iniciativa do governo do estado em estar fazendo um estudo de viabilização e assim atender os serviços da Fifa e no estádio, está bacana, não é uma visita técnica apenas conhecer as estruturas oferecidas”, esclareceu.

O superintendente da usina de projetos da prefeitura municipal de Divinópolis, Lúcia Espíndola considerou válida a iniciativa mesmo diante da tamanha dificuldade. “É um processo seletivo difícil e estamos concorrendo com cidades de melhor estrutura. É um evento privado, a Fifa quem seleciona. Iremos melhorar nossa candidatura, em especial temos um projeto em andamento aqui no Guarani, isso irá ampliar a capacidade para dez mil pessoas e deixaria bastante adequado para a finalidade, isso na infraestrutura esportiva. A hotelaria é essencial e hoje não temos um hotel preparado para esse tipo de situação, percebemos uma boa vontade do JB e vão fazer uma ampliação já projetada. A ampliação do aeroporto é uma qustão que o estado está cuidando. A iniciativa privada é que pode fazer a coisa acontecer”, declarou o superintendente.

Outras cidades como Patos de Minas, Montes Claros e Caxambu também foram visitadas e Divinópolis tem em vantagem a proximidade com a capital mineira como bem lembrou Lúcio Espíndola. “Ainda assim temos de passar com o crivo da Fifa e das seleções que tem o direito de escolher onde querem ficar. O mais positivo é a proximidade com Belo Horizonte e as vias de acesso. O tamanho da cidade e o potencial dela pode qualifica-la”, avaliou.

Um dos problemas apresentados é a visibilidade do Waldemar Teixeira de Faria. Certamente não causou boa impressão ver o morro logo de primeira vista. O presidente Edilson de Oliveira explicou a Ludimila kai que um novo projeto, onde se pensa em fazer arquibancadas com cadeiras no lado onde está o Morro da Pitimba, as cabines e camarotes onde do lado contrário de onde estão hoje as cabines de rádio e televisão e ainda no espaço das antigas arquibancadas novos vestiários. A representante do governo do estado deverá receber esse novo projeto até o final desse mês.