sexta-feira, 3 de setembro de 2010

SEL oficializa jogos das quartas de final da Copinha


A Secretaria de Esportes e Lazer de Divinópolis divulgou ontem a tabela de jogos das quartas de final da 1ª Copinha Divinópolis de Futebol. Na planilha publicada no início da competição constava o cruzamento entre primeiros colocados das chaves contra os segundos colocados, sendo AxC e BxD, porém um comum acordo entre os participantes entendeu-se cruzar AxB e CxD.
Com esse cruzamento deixa-se de ter o clássico cajuruense, e na categoria 99/00 teremos no José Marra da Silva Tupi x C.S.U, hoje, às 14h e logo após entram em campo a categoria 97/98 entre Tupi x Bola de Ouro.
As demais partidas serão no domingo. Pela categoria 99/00, no bairro Candelária 8h30min Juventude x União Belvedere, no Mendes Mourão Flamengo x Jusa Fonseca, no Dr. Sebastião Gomes Guimarães Vasco x Sport.
Já pela categoria 97/98 os jogos serão às 9h30min. No bairro Interlagos CSU x Padre Eustáquio, no Pelezinho Palmeiras X Minas Divinópolis, no bairro Jusa Fonseca, porém às 16h haverá Jusa Fonseca X Flamengo.
Os vencedores se classificam para as semifinais.

DEC vai pra cima do América no Lanna Drumond


O Divinópolis Esporte Clube (DEC) se apega a chance de 23% na classificação e ao fato de jogar contra um dos grandes times de Minas e assim surpreender o adversário dentro dos domínios dele. O jogo América Mineiro e DEC acontece às 15h no CT Lanna Drumond, em Belo Horizonte.
O América Mineiro não se encontra em uma boa fase e necessita da vitória, isso poderá ser favorável a equipe divinopolitana. Por outro lado, o representante do Centro Oeste Mineiro também não está fazendo grandes apresentações e o esquema muda e facilita a apresentação do grupo diante de um dos maiores receptadores de jogadores de futebol.
O treinador Christian de Souza colocou o time no 4-4-2, sendo o atacante Asprilha colocado na ala da direita, Bruno e Ronaldo na zaga e Túlio na lateral da esquerda. George, Luis Fernando, Rodolfo e a grande novidade, Lucas Borges no meio campo. No ataque Pedrinho e Tony. A duvida para esta escalação é Henrique, o jogador vem treinando muito bem e ainda não teve uma oportunidade concreta no time, com dois jogos importantes, fora de casa é possível que esta chance aconteça.
A federação Mineira de Futebol (FMF) confirmou Flávio Henrique Coutinho Teixeira, Ricardo Vieira Rodrigues (FMF) e Nédson de Souza (FMF) para a arbitragem da partida.

Guarani
A partida entre Guarani e Vila Formiga está confirmada para as 15h, de acordo com a diretoria de arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF). A equipe treinou ontem no Waldemar Teixeira de Faria, embora o treino estivesse programado para o Campo da Associação Atlética Danilo Passos. Como outras vezes a pessoa indicada para falar da condição técnica para o jogo, possíveis mudanças e outras informações importantes para o torcedor não foi localizada (no campo da Associação) e segundo jogadores do Bugre nada diferente ocorreu no treinamento, ou seja, não se tratava de uma medida para ser até de certa forma ‘um treino secreto’.
A FMF divulgou a arbitragem com Carlos Júnio do Couto (FMF), Célio Taylor de Freitas e Lúcio Rodrigues de Oliveira.

Começa o Campeonato do Divinópolis Clube


Uma das principais competições do futebol soçaite da região e sem duvida a que reúne os atletas amadores de maior qualidade é o Campeonato Interno de Futebol Soçaite do Divinópolis Clube.
A Ricardo Eletro atual campeã da competição, além de manter o grupo preparado para competição contratou uma excelente peça para o meio de campo, o jogador Leandro Morcego chega para resolver uma deficiência da equipe naquele setor. A equipe ainda conta com o excelente goleiro Buchecha e boleiros como Fredinho, Toquinho, Leléo e Brancão para buscar o Bicampeonato.
Alá Imóveis / Cedro Seguros cinco vezes campeão da competição, a Alá esta de volta, com uma equipe forte e preparada sob o comando de Geraldo Martins, que efetivou a união de grandes campeões como Geraldo, Messias e Romário acompanhado de Gabriel, Ramon e Marcinho e ainda a aposta em jovens como o meia Pablo e o experiente atacante Sizenando.
Divimed / Lelâ Sports apostando em uma equipe jovem, mas com grandes talentos individuais, Lucas Simões e Halan com certeza irão carregar o carrossel azul na luta por uma vaga na decisão da competição. Diferente ainda é a experiência do grupo para unir e chegar à grande final.
Cimcal / Construtora Pardini é uma das novidades da competição, a Cimcal/Construtora Pardini, vem com o propósito de chegar a final da competição e lutar direto pelo título, prova maior disso é a contratação de excelentes e experiências atletas como Renatinho Paulista e o homem gol Ildemar.
Café dos Motoristas / Jr Oxigênio / Rancho da Pamonha é tradicional na disputa da competição, Juninho Oxidive esta de volta dentro dos gramados e com ele a tradição de sempre formar boas equipes para lutar para uma vaga na decisão, para isso um grupo mesclado e de peso é aposta dele. Adilson Coca Cola, Gu e Robertinho são os destaques individuais da equipe.
Pedalar / Bom Papeis Higiênico / ATS Topografia tem Marcelo Pires, o goleiro que pretende se destacar na competição, é o grande líder desta equipe que contratou grandes novidades do futebol amador, no caso, Fabiano Romão e o excelente atacante Almir Cardoso. A equipe chegará com força total na competição e pretende surpreender dentro das quatro linhas.
Papelaria e Livraria São Marcos. Campeão da Série B, a turma jovem da competição na maioria estreantes do campeonato, com quase 100 % de jogadores que passaram pelas categorias de base do Divinópolis Clube, eles são a verdadeira renovação. Além do mais, pretende encantar os torcedores pelo futebol corrido e bem jogado, o destaque da equipe vem pelo atleta George Lacerda, um dos principais nomes da base divinopolitana e que por muitos anos defendeu o América F. C.
Max Shop. Ano de renovação de acordo com Euller Carneirinho que vem batendo na trave dentro das competições do Divinópolis Clube, a renovação foi a contratação de nove peças novas para sua equipe e encaixar com a turma mais experiente que se mantêm como o excelente armador e cobrador de falta Marquinho Cidadão.
Jovitex. Mesclando a experiência de Euller e Beto a soma de grandes talentos individuais da garotada da turma da baixada que também saiu em sua maioria da base do Divinópolis Clube, a Jovitex vem para fazer bonito dentro do campeonato e lutar por uma vaga nas fases finais da competição.
Colégio Universitário. Apostando no esporte o Colégio Universitário, sobre o comando de Marcílio e Maúricio Tico Tico, irão abrilhantar a competição e ainda surpreender os adversários com jovens atletas e também atletas com experiência em finais no Divinópolis Clube.

Copa Alá Imóveis / Vitalela de Futsal está aberta


Neste sábado pela manhã foi realizado a abertura da Copa Alá Imóveis / Vitalela de Futsal nas categorias 01/02, 99/00 e 97/98. Com a presença das equipes e da diretoria do Divinópolis Clube e os parceiros do evento. A solenidade de abertura realizada envolta de bastante expectativa por parte dos atletas, estes participaram brilhantemente. A bola também já rolou neste sábado com a realização de seis partidas e com a presença de muita torcida formada na maioria pelos pais dos atletas. De acordo com Mateus Levi, a competição é uma oportunidade de desenvolver as escolinhas de futsal da cidade e da região e ainda descobrir talentos no futsal.
Com a presença da Diretoria do Divinópolis, representada pelo Presidente Simonides Quadros que cumprimentou os atletas presentes e incentivou os mesmos para estarem participando da competição. Atual presidente do Conselho, Rogério Aquino, prestigiou os atletas e fez questão de desejar sucesso a todos os participantes. Márcio Henrique, Diretor de Futebol, deu o chute inicial na partida logo após a solenidade de abertura marcando a abertura da competição.
Os jogos deste final de semana já marcaram que a competição será disputada de forma equilibrada como já era esperada pela organização do evento, de acordo com Mateus Levi, a categoria 97/98 tem destaque neste equilíbrio pelo o conjunto das equipes, já a categoria 01/02, os destaques individuais são observado de perto e na categoria 99/00 uma grande expectativa sobre as equipes e atletas.

Coluna Luciano Eurides 02-09-2010

NADA SE CRIA, TUDO SE APERFEIÇOA
A frase é talvez uma redução de "Na natureza, nada se cria, nada se destrói; tudo se transforma", do francês Antoine-Laurent Lavoisier (1743 - 1794). Não existe grande novidade se até mesmo nos versos da Canção do exílio (Antônio Gonçalves Dias) “Nosso céu tem mais estrelas,/ Nossas várzeas têm mais flores,/ Nossos bosques têm mais vida,/ Nossa vida mais amores”, é um dos textos mais citados e parodiados da Língua Portuguesa. Os versos “Teus risonhos lindos campos têm mais flores,/ Nossos bosques têm mais vida,/ Nossa vida no teu seio mais amores”, que remetem, de modo flagrante, na letra do Hino Nacional Brasileiro, de Joaquim Osório Duque Estrada, oficializada em 1922.
Digo tudo isso para tentar justificar as comuns tentativas de se extrair o melhor de um lugar e adequá-lo a realidade de outra localidade. Não entendo os motivos pelos quais algumas pessoas tentam encobrir informações temendo ser atribuída a condição de cópia.

GUARANI
O Bugre divinopolitano foi ontem à cidade de Pitangui onde disputou um amistoso, motivo pelo qual não tive a possibilidade de encontrar com a direção técnica e assim saber mais sobre o time. Verdade é que chegaram dois jogadores, ainda desconhecidos em Divinópolis, ainda não sei sobre a avaliação e desempenho dos atletas na partida em Formiga.
Seguindo um acordo firmado na manhã de terça-feira, onde Lara, diretor da LH Assessoria Esportiva, empresa gerenciadora da base do Guarani e o supervisor Subtenente Parreira, as informações serão divididas em parte técnica com André Rocha. A partir da programação dos treinos (prometida) a reportagem poderá ter acesso as informações técnicas, mas com ele, André Rocha. O mesmo não se encontrava na saída da delegação.
Essa burocracia toda, desnecessária para quem conhece a realidade da cidade, como o Flamengo ou o DEC, por exemplo, mas evitará os desacordos acontecidos nas últimas edições.
Também foram confirmadas, pela supervisão do Bugre, as tentativas de agressão sofridas em Formiga. Torcedores atiraram pedras em direção aos jogadores divinopolitanos.

FALANDO NISSO
Estou criando uma teoria onde os jogadores formados no Flamengo da Estação Velha comunicam-se melhor. A partir de alguns jogadores da cidade que ao afirmarem não conseguir dar entrevistas e outros, mesmo de idade bastante inferior com uma facilidade incrível, é possível uma teoria sobre mais um bom trabalho desenvolvido no Mendes Mourão.
No DEC apenas um atleta se recusa a conceder entrevistas (Túlio). No Guarani já existe um número maior de adversos a microfone. Túlio Coelho tomou essa atitude surpreendente após o treino na Toca da Raposa I. Os jogadores de outras cidades, mesmo os com mais tempo de clube, como o Danilo dizem ter dificuldade. Já Pablo Ferreira, Dudu, Guilherme Rosquinha e Fidélis e outros vindo do Mendes Mourão emitem a opinião deles de forma clara, objetiva, sem fugas.
O apresentador Cleber Faria sem duvida é o grande responsável pelo desembaraço dessa turma. Ainda têm aqueles com certo medo de expor algo que vai contrário as expectativas do treinador ou diretoria. Falta personalidade!

SEL HOMENAGEIA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A secretaria de Esporte e Lazer parabeniza todos os profissionais de Educação Física pelo seu dia, especialmente aqueles que fazem parte do quadro de funcionários da Secretaria.
A comemoração do dia do Profissional de educação física acontece no dia 1º de setembro, em razão da regulamentação da profissão através da lei federal de número 9.696/98, e publicada na mesma data.
A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada à manutenção e reabilitação da saúde do corpo e da mente, fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha com a prevenção e cura de determinadas doenças humanas em um contexto terapêutico, sendo fundamental na formação básica do indivíduo, pois é de suma importância sua atuação no contexto psicossocial, no conhecimento corporal de suas possibilidades de ação e limitações.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Rômulo Duarte, a Secretaria tem valorizado o papel desenvolvido por estes profissionais que têm a nobre missão de resgatar o gosto pela prática de atividade física em suas diversas formas, seja em clubes, academias, praças, parques ou dentro das escolas. “A medicina preventiva deverá pautar as políticas de saúde pública nesse século, e o profissional de Educação Física tem um papel crucial nesse processo”, declarou.

DEC, ainda com chances, encara o América


O Divinópolis Esporte Clube (DEC) agarra-se em duas esperanças para enfrentar o Coelho no Lanna Drumont. Uma é o próprio fato de ser um dos grandes da capital mineira, outro é haver uma remota possibilidade de classificação.
A equipe do América é uma boa receptadora de talentos. Os divinopolitanos já são maioria no Centro de Treinamento. Três estão na categoria Junior: Jordan, Iago e Washington. A possibilidade de abrir novos caminhos motiva a equipe. A princípio esperava-se um time bastante jovem, com a finalidade de oportunizar um convite. Nesse ponto contava-se com Pedro Junior (zagueiro), Dionatan (meia) e Lucas Borges (atacante), no entanto desses apenas o atacante poderá compor a equipe titular. O provável time será escalado no coletivo da manhã de hoje, no Farião e pode ser Gulherme, com excelentes chances de ganhar uma oportunidade no Coelho graças às boas atuações. Asprilha, Bruno, Ronaldo e Túlio. Nesse setor defensivo Gianini poderá jogar, mas está com problemas de saúde (virose), depende da recuperação dele, no caso Túlio iria para a zaga. O meio campo no losango com George, Luís Fernando, Rodolfo e Michel Clayton. No ataque Tony e Pedrinho, lembrando ainda do atacante Henrique, um dos melhores nos treinos e sempre entrando nos jogos e criando novas oportunidades de gols.
A notícia ruim é um surto virose na cidade e Marcelo, Pedro Junior, João Paulo Morais, Gianini e Luis (goleiro) estão passando mal, não treinaram e poderão entrar no time dependendo da recuperação deles. Já Michel Elói apareceu no treino segunda-feira, mas disse estar decidido a abandonar. O atacante Lucas Natividade até no início da tarde de ontem não havia sido liberado no Boletim Interno Diário da Confederação Brasileira de Futebol.

Chances
O Guarani precisa vencer todos os compromissos para chegar a 14 pontos, torcer para o Uberlândia vencer Metalusina, que o América empate com Metalusina, ainda pelo Vera Cruz contra o América, assim a segunda vaga é do DEC.