segunda-feira, 12 de julho de 2010

Questão de estilo

Ter um estilo próprio, essa frase se tornou uma gíria no futebol moderno. A palavra foi importada da literatura quando o escritor é reconhecido pelo estilo: Forma, expressão própria, cunho individual e inconfundível que cada um tem seria uma definição de estilo.
Não é fácil e muito menos criativo inventar um estilo. Seria algo encenado. Não original. Além de cada jogador possuir o seu modo peculiar e que essa maneira própria vai de encontro à situação ou momento. Entende-se na capacidade de raciocino rápido essa criação. Exemplos são Robinho na pedalada, Marcelinho na cobrança de falta, Romário no posicionamento e as arrancada de Kaká. Basta escolher o ídolo e observá-lo.
Importante lembrar que é necessário saber realmente o que se faz. Sócrates no calcanhar tinha total certeza de onde estava o companheiro, ou mesmo a eficácia da jogada. Não basta criar um estilo próprio de cruzar a bola na área se dessa jogada não sair gols, ou mesmo cabecear sendo que na equipe não tem alguém para alçar a bola. O estilo de marcação também tem de ser eficaz.
Tenho visto nas categorias de base uma cópia dos ídolos modernos. Os meninos procuram se posicionar em cobrança de falta da igual maneira que Cristiano Ronaldo. O correto é se equilibrar o corpo da melhor maneira para o cobrador fazer o gol, esse é o objetivo, nem precisa dizer das condições bastante diferentes entre o ídolo português e a nossa realidade. Peso, altura, gramado e um detalhe importantíssimo, peso da bola.
Um jogador sábio procura a todo momento durante os treinos descobrir as armadilhas existentes no gramado e os possíveis desníveis. Brinca com a bola e descobre o peso e as dimensões do principal instrumento do jogo.
Ainda a cópia das cores das chuteiras é uma arma. Importante ter em mente que o árbitro identificará o atleta pela cor da chuteira, em duvida ela poderá culpar ou inocentar o atleta. Exemplo: ‘O jogador de chuteira azul já fez três faltas seguidas’, dedurou um auxiliar no intervalo do jogo.

Kléber na Toca

Uma pendência judicial com o Goytacaz, clube de Campos-RJ, relativa à venda do atacante Jussiê, ao Lens, da França, em 2005, ainda atormenta o Cruzeiro. Depois de ter as contas bloqueadas em abril, o clube mineiro agora está impedido de negociar legalmente jogadores e, da mesma forma, de registrar novos reforços.
O clube fluminense pleiteia R$ 6 milhões de indenização do Cruzeiro por danos materiais e morais pelo fato de não ter firmado o primeiro contrato profissional com o atacante Jussiê, vendido ao Lens, em 2005, e que hoje está no Bordeaux, também da França.
Jussiê foi revelado pelo Goytacaz em 2000 e, meses depois, teria desistido do futebol e voltado para casa, no Espírito Santo. No ano seguinte, o jogador reapareceu nas categorias de base do Cruzeiro e acabou vendido em 2005 ao Lens por 3,35 milhões de euros.
O Goytacaz acionou a Justiça em 2003 por entender que a Lei Pelé, em seu artigo 29, garante ao clube formador o primeiro contrato profissional. Mas como Jussiê teria simulado o fim da carreira para assinar com o Cruzeiro, o clube fluminense perdeu esse direito e ainda deixou de receber um percentual sobre a venda do jogador.
Em abril, o juiz Sebastião Bolelli, da 2ª Vara Cível de Campos dos Goytacazes-RJ, determinou o bloqueio de todas as contas do Cruzeiro para cumprimento de execução provisória da ação movida pelo Goytacaz, clube que revelou o atacante Jussiê.
A execução provisória é uma espécie de garantia obtida pelo Goytacaz de que, ao fim do processo, o clube receberá a indenização. No entanto, durante o bloqueio das contas do Cruzeiro, apenas R$ 900 mil foram encontrados. Posteriormente, outra determinação judicial impediu o clube mineiro de transferir e registrar novos jogadores.
O Cruzeiro contesta a determinação judicial, uma vez que o caso ainda não transitou em julgado. O clube recorreu ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília.
Dos reforços contratados recentemente pelo Cruzeiro, apenas o atacante Robert foi registrado no Boletim Informativo Diário da CBF. O lateral-direito Rômulo e o volante Everton não poderão ser registrados até que a pendência seja revertida na Justiça. O argentino Montillo ainda pertence ao Universidad de Chile e só será transferido para o Cruzeiro após a Copa Libertadores.
Por conta do impasse, o atacante Kléber, vendido ao Palmeiras no mês passado, ainda não foi regularizado na CBF como jogador do Verdão. O jogador esteve na Toca da Raposa II na manhã desta segunda-feira, provavelmente para ficar a par do caso

Tiago Ferreira inicia a realização de um sonho: jogar futebol


Tiago Ferreira dos Santos, 14 anos, lateral esquerdo, apareceu mais e se mostrou melhor. Cheio de confiança do treinador Christian Souza ganhou a chance de jogar em um clube nacionalmente reconhecido como revelador de grandes craques.
O garoto Tiago, divinopolitano, nascido em 19 de setembro de 1995, com passagens pelas equipes divinopolitanas do Vasco da Gama, Palmeiras e Flamengo - onde despontou como grande destaque - fez uma excelente Copa Integração pela Seleção de Divinópolis e hoje é o mais novo integrante do infantil do América Mineiro.
A história dele se difere das demais, primeiro pela posição de lateral esquerdo e em segundo porque detinha toda a confiança de Christian, recebeu a braçadeira de capitão, mas jogou improvisado contra o futuro time dele. Jogador de futebol desde os oito anos de idade, ficou seis anos no Palmeiras do Afonso Pena , onde fez teste no Cruzeiro e não foi aprovado. Mudou-se para o Flamengo, fez trabalhos a parte e hoje veste a camisa do Coelho. A equipe infantil do América deu aos atletas uma semana de folga e o jogador concedeu uma entrevista a Gazeta do Oeste e por quatro vezes repetiu ser essa oportunidade a realização de um sonho.
O sonho começou na infância e veio a se tornar realidade há dois meses. Tiago fez um teste no América, a coordenação americana pediu para ele aguardar. O menino continuou jogando e há uma semana ele recebeu a notícia informando a integração ao elenco alviverde.
Esse tempo de espera foi de muita ansiedade. “Fiz o teste há uns dois meses, depois joguei contra o América, defendi a equipe de Divinópolis, iniciei de volante depois passei para a lateral, tive boa atuação apesar de não aparecer muito no jogo”, falou.
Segundo Tiago nas duas semanas de teste fez amizades e estas foram essenciais nesta chegada dele. “Foi bom, cheguei para treinar, me apresentaram para o grupo falando que eu já estava integrado”, contou e acrescentou sobre a família, esta já parecia aguardar a informação. “É difícil principalmente para a mãe, mas aceitou, pois ela sabe que é meu sonho ser um jogador, estou correndo atrás do meu sonho. Não posso acomodar se a qualquer momento deixar cair meu futebol posso ser dispensado, tenho de continuar firme para seguir no América ou ir para qualquer time grande”, disse.
Homem de confiança do treinador Christian tem agora uma grande oportunidade e se diz empolgado com o início das competições. “Estou confiante e muito motivado para esse Campeonato Mineiro, o Guarani não se classificou, o lugar mais perto que vou jogar é Itaúna, estou motivado e correndo atrás do meu sonho”, ressaltou.
Na certeza de perseguir os próprios desejos Tiago Ferreira dos Santos definiu como sonho dele “jogar futebol em um time grande, como o America ou outra equipe profissional. No Brasil ou no exterior, qualquer oportunidade procurar agarrar”, falou o menino de 14 anos de idade, com a incumbência de ser um forte candidato a ídolo do nosso futebol.

Campeonato Estrela do Oeste Clube


Ricardo Eletro vence com dificuldades a No Limite

O campeonato interno de futebol soçaite do Estrela do Oeste Clube (EOC) teve sequencia esse final de semana e uma das principais partidas foi entre o jovem time da No Limite contra a experiente equipe da Ricardo Eletro. A liderança continua com Auto Zero e Luau Savassi insiste em não querer a classificação.

O jogo iniciou com as duas equipes se respeitando e jogando de forma igual. As oportunidades surgiam para ambas as equipes. O ataque de No Limite chegou a assustar o goleiro Wendell, mas com a pontaria ruim não conseguiu abrir o placar. Já a defesa segurava bem o forte ataque de Ricardo Eletro, isso até os 32 minutos da primeira etapa quando em uma boa jogada pela direita tramada por PH, Rogério abriu o marcador. Perdendo a equipe No Limite partiu para o ataque, mas cedeu o contra ataque. Os goleiros, André de No Limite e Wemdell de Ricardo eletro trabalharam muito para garantir o placar mínimo no primeiro tempo.

No segundo tempo No Limite começou todo no ataque e por três vezes seguidas Wendell salvou a Ricardo Eletro. O bom momento do goleiro contagiou Maradona que no contra ataque marcou dois gols. O jovem time de No Limite tentava, mas esbarrava sempre em Wendell. Já Ricardo Eletro marcava com Toquinho. Leandro Rios fez um gol para No Limite, mas as forças já estavam acabadas e Daniel Lara fez o quinto da Ricardo Eletro e Gustavo Brabcão o sexto, encerrando a goleada de 6x1. O placar não demonstra a excelente atuação dos meninos da No Limite que com André, Lucas Mamão, Breno Huck, Pedrinho, PH, Mayquin, Leandro Rios, Gabriel, Fábio Sheshel, Chula e Pepê lutaram muito.

Leandro Rios fez o oitavo gol dele no Campeonato e agora está na vice artilharia ao lado de Fredinho. O artilheiro é Tales Ferreira da equipe Ruah Alimentos / Futura / SAF




Resultados do final de semana

Auto Zero / Vitalela 6 x 2 Grupo Dias e Bebiano
Ruah Alimentos / Futura / SAF 10 x 1 Lugo Esportes
Luau Savassi / Planet Models / Cofepe 2 x 6 Katuxa Calçados (A)
ESF / WM Shows 0 x 1 Casa das Correias / Etiketar / Ensap Textil
No Limite / Street Wear 1 x 6 Ricardo Eletro


Auto Zero / Vitalela 14

Ricardo Eletro 13

Ruah Alimentos / Futura / SAF 9
Casa das Correias / Etiketar / Ensap Textil 9
Katuxa Calçados (A) 9
Grupo Dias e Bebiano 8
No Limite / Street Wear 8

Luau Savassi / Planet Models / Cofepe 2
Lugo Esportes 1
ESF / WM Shows 1

DEC e Guarani fazem jogo treino



As equipes do Divinópolis Esporte Clube (DEC) e Guarani Esporte Clube farão amanhã um jogo treino onde os treinadores Christian Souza e Ricardo Leão devem avaliar as condições de cada time. O DEC Ambos os times se preparam para a estréia no Campeonato Mineiro, sendo o DEC na categoria Junior e o Guarani no juvenil. A partida será no Farião, às XXhs.

A equipe do DEC realizou uma semana intensa de treinamento e se espera desse amistoso a definição da equipe inicial para o jogo em Barão de Cocais, contra o Metalusina no próximo sábado. A definição da equipe depende do jogo treino, da total recuperação de alguns jogadores ainda em tratamento de lesões e da inscrição junto a Federação Mineira de futebol. Parece complicado, mas nem tanto, no treino tático do último sábado deu-se para perceber um estilo de jogo a ser seguido e veremos amanhã essa situação na pratica.

Os reforços continuam chegando, foram repatriados dois importantes jogadores, o atacante Lucas Borges e o lateral direito Matheus Greco. Lucas Borges é o mais jovem do grupo com 17 anos, mas já atuou nas principais categorias de base da cidade. Revelado no Flamengo do Mendes Mourão, já atuou no Desportivo Brasil, Araxá, Guarani e recentemente estava na seleção de Divinópolis (Copa Integração de futebol juvenil). Ele tem 1,77m de altura e pesa 69 Kg. Segundo o jogador está com uma expectativa boa em defender o DEC. “Quero evoluir, chego para treinar com o Christian, ele foi meu treinado na Deleção de Divinópolis e espero corresponder às expectativas dele”, falou. Já Matheus Greco tem 20 anos, atuou também no Flamengo, Litoral –SP, Villa Formiga e no próprio DEC no ano as fundação do Clube (2005). “As expectativas são as melhores possíveis. Espero neste ano ter mais chances que no ano passado e conheço bem o grupo inclusive estava jogando junto com Rodrigo, Ronaldo, Luis Fernando, e Geanini”, contou.

O Guarani está treinado a mais tempo e manteve a base conquistada na Seletiva do Campeonato Mineiro juvenil. O time teve a oportunidade de evoluir bastante e reforçar alguns setores. Para Dudu, principal jogador da equipe do Bugre acredita que o jogo treino irá ser um momento importante para a avaliação da equipe. “A gente ver onde precisamos melhorar para o campeonato mineiro”, falou e acredita que existam posições indefinidas no time e também servirá para Ricardo Leão ver i time dele em situação de jogo, no caso falta uma definição na lateral da direita e o outro meia que irá atuar junto com Dudu. Apesar o time alvirrubro ser juvenil, e o DEC Junior, Dudu garantiu ser um dos melhores momentos do time em relação a preparo físico.