terça-feira, 29 de junho de 2010

Futebol é uma arte

A arte por sua vez é definida por Claude Debussy, compositor francês, como “A arte é a mais bela das mentiras”. O futebol é uma entre várias formas de manifestação da arte, como são a literatura, a pintura, a arquitetura, a música, a dança etc. e já que a arte pode revelar-se é também definida e muito bem diga-se, como a possibilidade de o artista recriar a realidade.
O futebol como arte permite ao jogador, bem como ao artista, criar outros mundos, de sonhos, de ilusões, de verdades. O jogador tem, dessa forma, um poder mágico em seus pés: o de moldar a realidade segundo suas convicções, seus ideais, sua vivencia.
Um jogador de futebol nutre dentro do pouco tempo de carreira seus sonhos. Segundo o dicionário sonho é visão, devaneio, fantasia, ilusão, ficção, utopia, aspiração, vivo desejo entre outras. Assim fantasiam as crianças quando jogam na calçada e até entrar no mundo da ficção que é a realidade dos campos de futebol. Das definições gosto da utopia e do vivo desejo. Sonhar é preciso! Desejar e viver esse desejo intensamente é uma maneira para ser um artista na difícil arte de jogar futebol. Recorro agora a Raul Seixas no pensamento ‘Um sonho que se sonha só é apenas um sonho, um sonho que se sonha junto, torna-se uma realidade’.
Futebol é ilusão. Quer frase mais repetida nesse país do futebol. Acredito que os falantes dessa frase se justificam com ‘É boa, mas passageira’. A cultura popular mais uma vez acerta. A vida de jogador tem hora marcada para terminar. Breve, muito breve para muitos e para outros uma possibilidade maior. O segredo é viver cada minuto de uma vez. Nada de ter pressa, pois o tempo já é certo. Para ser lembrado, serei redundante. ‘Viver um minuto de cada vez’.
As verdades do mundo do cruel que assombra os bastidores do mundo da bola são terríveis. O tempo curto, o sonho transformando-se em pesadelo. Infelizmente as verdades do futebol ficam atrás dos campos. Quando aparecem provocam estrago e assim permanecem lá, escondidas e dando realidade a primeira definição desse texto, se me permitem, ‘Futebol é a mais bela mentira’.
Pablo Picasso, pintor francês melhor nos ensina sobre a arte e podemos através dessa definição fazer um paralelo ao futebol. Picasso diz ‘A arte é uma mentira que revela a verdade’.





Não podia deixar de citar José Saramago. Único escritor da língua Portuguesa a receber um prêmio Nobel. Registro o comentário dele na abertura do curso ‘Literatura e poder. Luzes e sombras’, na Universidade Carlos III, em Madri.
“Todos os dias uma comédia vergonhosa que se chama democracia é encenada. Nesta comédia, pode-se debater de tudo, menos a própria democracia. A falsidade central deste modelo reside no fato de que o poder econômico é o mesmo que o poder político. O único antídoto para reverter esse mau funcionamento de democracia é construir uma sociedade crítica que não se limita a aceitar as coisas pelo que elas parecem ser e depois não são, mas se faça perguntas e diga não sempre que for preciso dizer não. Para isso, é urgente voltar à filosofia e a reflexão.”

DEC treina para estrear no Mineiro de juniores


O futebol divinopolitano estará mais uma vez representado no Campeonato Mineiro da categoria Junior pelo Divinópolis Esporte Clube (DEC). A competição se inicia em julho e o grupo já treina forte visando a estréia em Barão de Cocais, no dia 17. Um dos grandes nomes para esta disputa é do atacante Michel Clayton.
Ainda em ritmo de pré-temporada os atletas estão treinando fisicamente e para isso a área do Mercado Distrital vem se tornando o melhor local disponível. Ainda no Mendes Mourão são realizados os treinos técnicos e táticos.
O atacante Michel Clayton, nascido e revelado em Divinópolis, já atuou em grandes times brasileiros e com experiência profissional e internacional é um dos destaques do grupo. Segundo Michel é necessário o time estar o mais próximo do ideal possível e assim abrir a competição com vitória.
O jogador conta que embora o grupo seja o mesmo da Taça BH de Futebol Junior, a competição é bastante diferente. “Muda tudo por termos mais tempo para trabalhar, para nos prepararmos, o nível da competição é diferente e o mineiro são três times grandes (Cruzeiro Atlético e América). A expectativa é entrar preparado e alcançar a melhor campanha”, falou e acrescentou serem as poucas mudanças no time bem vindas para o crescimento da equipe. “Ficamos sentidos por se fazer amizades e essas não estão aqui conosco, mas são bem vindas se é pelo bem do clube. Esperamos estar com o grupo fechado na estréia e estar no máximo de nossa condição”, disse o jogador.
Na quinta-feira o grupo treinou fisicamente em dois períodos, sendo o da tarde no Mercado Distrital. Ontem o treino físico/tático foi no Mendes Mourão e a tarde os jogadores ganharam folga. A reapresentação será na segunda-feira.

ESCOLA DE ESPORTES MINAS TÊNIS CLUBE ESTA NA FINAL DO TORNEIO DO PROJETO NOVO RUMO


A Escola de Esportes Minas Tênis Clube / Col. Roberto Carneiro esta participando do Torneio do Projeto Novo Rumo, realizado pelo Projeto Novo Rumo, Gerdau e a Levi Esportes Consultoria Esportiva com partidas no campo da Gerdau.
Neste final de semana, a Escola de Esportes Minas Tênis Clube / Col. Roberto Carneiro se classificou para a partida final das categoria 01/02, conseguindo vencer com o seguinte resultado: Escola de Esportes Minas Tênis Clube / Col. Roberto Carneiro 04 x 02 Divinópolis Clube. Com este resultados obtido a equipe volta a jogar neste final de semana, quando entra em campo para a decisão do Torneio do Projeto Novo Rumo contra outra equipe do Divinópolis Clube.

De acordo com Felipe Soares, Professor da Escola de Esportes Minas Tênis Clube, foi realizado um mês de preparação para o evento e os atletas corresponderam dentro de campo com a vitória, mas também com muita coletividade e união.
A Escola de Esportes Minas Tênis Clube / Col. Roberto Carneiro também participou nas categoria 95/96 e 99/00, mas não conseguiu vencer seus adversários e ficou fora das grandes finais.
JOGOS FINAIS:
( Domingo - 04 de Julho )

9hs15min. 01/02 – Divinópolis Clube x Escola de Esportes Minas Tênis Clube / Col. Roberto Carneiro

DIVINOPOLITANO NO TOPO DA NATAÇÃO MINEIRA


A equipe de natação do Minas Olímpica Divinópolis participou de mais
um grande evento competitivo, o Campeonato Mineiro Petiz e Infantil de
Inverno, XL Troféu Dr. José Mendes Junior de Natação, que foi realizado
pela Federação Aquática Mineira na cidade de Belo Horizonte no parque
aquático do Minas Tênis Clube. O evento contou com a participação de
441 atletas e 20 equipes de do o estado de Minas Gerais. O Minas Olímpica
Divinópolis participou com 7 atletas, Igor Euflauzino, Manoel Batista,
Daniel Lauro, Thatiana Oliveira, Letícia Silva, Clara Lara e Camila da
Mata. Os resultados da equipe de Divinópolis foram excelentes por se tratar
de uma competição de alto nível técnico. A atleta Clara Lara Carvalho
foi 3ª colocada na prova de 100m nado peito e Igor Euflauzino que além
de ficar em 2º lugar na prova de 100mts nado Livre o atleta alcançou um
ótimo resultado para o esporte divinopolitano, foi campeão mineiro na
prova mais tradicional da natação mundial, o 50m nado livre com o tempo
de 0’28”05, um excelente tempo para um atleta de 12 anos que está apenas
começando na carreira de nadador.
Tais resultados foram excelentes para a equipe que em apenas um ano e
dois meses de trabalho já é a terceira melhor equipe da região centro oeste
e com atletas medalhistas mineiros.
Agora os trabalhos serão focados para o segundo semestre onde o grupo
busca alcançar mais resultados como estes já obtidos.

Fabrício visita Colégio Roberto Carneiro


Os alunos da Escola de Esportes Minas Tênis Clube / Colégio Roberto Carneiro, receberam na Arena Minas Tênis Clube / Roca a visita do jogador divinopolitano Fabrício Jeremias. O evento fez parte de um dos diferenciais da Escola de Esportes
Minas Tênis Clube (MTC), o projeto: Um dia com meu ídolo.
O projeto consiste no contato de atletas, ex- atletas e pessoas ligadas ao esporte, que possam passar experiência para os alunos. Cerca de 40 esportistas de idade entre 7 a 11 anos observaram a palestra ministrada pelo jogador que atualmente joga na Coréia do Sul e iniciou sua carreira em Divinópolis e depois se transferiu para grandes clubes brasileiros como América, Atlético-PR, Brasiliense depois para o Qatar . Fabrício passou para os atletas sua vivência esportiva e também seu conhecimento de vida, os atletas ficaram encantados com o jogador.
Ao final da palestra, a Escola de Esportes Minas Tênis Clube, presenteou o jogador com uma camisa do novo empreendimento do Colégio Roberto Carneiro com uma camiseta alusiva da Way Academia que será inaugurada em breve, o jogador ainda distribuiu autógrafos e tirou diversas fotos com os atletas.

ESPORTE E CONSCIENTIZAÇÃO

A Corrida da Galerinha foi a primeira Corrida Infantil do Centro Oeste Mineiro. Reuniu uma multidão na região do Mercado Distrital. O chamado forte para a Campanha Todos Contra a Pedofilia certamente atraiu pais e educadores, o esporte é uma arma suficientemente poderosa para atrair as crianças. O evento transcorreu na maior tranqüilidade e certamente a criançada já aguarda a próxima competição. Vale a pena investir nesse público, pois não são apenas o futuro, mas o presente e estão ocupando espaços. Importante ressaltar o trabalho do Rominho Duarte e Dr Carlos José Fortes nessa que ficou marcada como primeiro grande evento, para nossas pequenas crianças.

EOC
O campeonato do EOC não teve rodada no final de semana e assim os clubes ganham um tempo para juntar os jogadores que não são freqüentes na competição. Aqueles contundidos também ganham um tempo de recuperação, em tempos de Copa do Mundo, a correria é grande e essa folga acabou acalhando!

ERROS DE ARBITRAGEM
Os mexicanos deixaram o campo reclamando - com razão - do primeiro gol argentino, marcado por Tevez em posição de impedimento. Mas do outro lado Maradona também se permitiu criticar a arbitragem comandada pelo italiano Roberto Rosetti. Para o técnico, tão grave quanto o erro no primeiro gol argentino foi a violência mexicana. Perguntado como se sentiria se estivesse no lugar do mexicano Javier Aguirre e visse sua equipe ser prejudicada, ele disparou. “Sinto o mesmo que senti quando vi o juiz não fazer nada enquanto o México distribuía patadas. Se Torrado recebesse cartão vermelho seria absolutamente natural. Eles iam na perna, em vez de procurarem a bola. O que fazem com Messi é escandaloso, sequer vão na bola. Me preocupo muito mais que machuquem o Messi do que com um bandeirinha que se equivoque num impedimento,” comparou.

ROMINHO FAZ PALESTRA NA UFV
O atual Secretário de Esportes de Divinópolis, Rômulo Duarte, esteve terça-feira (22) proferindo palestra para os estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa – Campus de Florestal. 
Rominho, como é conhecido, abordou o tema “Organização do Esporte e do Lazer como mecanismo do desenvolvimento da cidadania”. O palestrante falou sobre as práticas públicas na administração atual da cidade de Divinópolis e quais  programas o município tem feito no desenvolvimento do esporte escolar, do esporte de rendimento e da atividade de lazer para a população. 
Estiveram presentes, além dos alunos, o professor Afonso Timão (Coordenador do Curso de Educação Física da UFV - Florestal), o professor Guilherme Pussieldi (responsável pela disciplina Organização Esportiva) e o professor Udson Soares (Empresário do Setor Esportivo de Itaúna).

NATAÇÃO
A equipe máster do Estrela do Oeste participou neste fim de semana da copa Open de natação máster conseguindo uma ótima classificação ficando em 5º lugar geral no campeonato. O mineiro teve a participação de 16 clubes do estado de Minas e mais de 215 atletas. Mesmo a equipe desfalcada por alguns atletas tivemos uma ótima colocação e temos que destacar os atletas: Wagner Vieira (Bolão), Philippe Santos, Wilson Machado, Jose Oliveira, José Geraldo, Delfina Gonçalves, Marta Rodrigues, Fernando Santiago, Flávio Santiago, Cristiano Pimenta, Alexandre Barroso e Marcos Aguiar Lima