sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Futsal divinopolitano tem representação no JOIA de Cláudio

Representando a Prefeitura Municipal de Divinópolis, a equipe masculina sub-15 de futsal disputa os Jogos Olímpicos da Integração e Amizade – JOIA/2010, torneio realizado na cidade de Cláudio.
Os jogos têm por finalidade promover o intercâmbio esportivo entre os municípios e a ampla mobilização da juventude, exaltando a prática desportiva como instrumento de formação da personalidade e a construção da cidadania.
A competição, que teve início no último sábado, também marcou a estréia da seleção de Divinópolis. Com muita garra e vibração dos atletas, a equipe divinopolitana venceu a equipe de Itaúna pelo placar de 7 x 5.
De acordo com o treinador da equipe, Adauto Penna Júnior, o resultado foi muito importante, pois apenas uma equipe se classifica para semifinal do torneio. "Os próximos jogos serão contra Oliveira e São Gonçalo do Pará, sendo uma competição com um nível técnico bastante elevado, os resultados positivos serão fundamentais para seguirmos em frente", informou.
O evento conta com a participação de 16 equipes da Região divididas em quatro grupos de quatro equipes.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Rômulo Duarte, a visão do governo municipal, no que tange a efetivação das seleções municipais, principalmente através das categorias que envolvem atletas em fase inicial do desporto competitivo, reforça a identidade do esporte da cidade, estimulando a participação de mais crianças à pratica esportiva, gerando ainda uma imagem muito positiva para a cidade. "Os resultados obtidos por nossas seleções nos dão a garantia de que estamos trabalhando no rumo certo. Temos muito ainda a fazer, mas é evidente que os avanços obtidos estão dando identidade ao esporte divinopolitano”, disse. “Hoje, várias modalidades são praticadas ou incentivadas com o apoio da prefeitura de Divinópolis. Este conceito de política pública de esporte reforça o compromisso do governo Vladimir Azevedo em promover cada vez mais o esporte e o lazer em nossa cidade", declarou.

Campeonato do Divinópolis Clube entra na segunda rodada (Matéria a ser publica 11-09-10)


Neste final de semana acontece a 2ª Rodada do Campeonato de Futebol Society Adulto de Futebol Society do Divinópolis Clube. Nas partidas de hoje destaque para a estréia de Jovitex e amanhã a Cimcal terá pela frente a garotada do PV Futebol Clube. A equipe da Livraria e Papelaria São Marcos folga na rodada.
Já foram realizadas cinco partidas e marcados 28 gols, isso resulta em uma média de 5,6 por partida. O tome da Ricardo Eletro tem o melhor ataque com sete gols e a melhor defesa com um gol sofrido. Nesse caso Etiketar / Oeste Têxtil / Colégio Universitário também sofreu apenas um gol, o único feito até agora pela Livraria e Papelaria São Marcos e Pedalar / Bomp Papéis Higiênicos / ATS Topografia, esta última ainda reserva a pior defesa com sete gols sofridos. O artilheiro é Marquinho Cidadão da Max Shop, com três gols e o goleiro menos vazado é o Buchecha.

Vasco da Gama prioriza IMEF (Matéria a ser publica 11-09-10


O Vasco da Gama do bairro Afonso Pena priorizou a disputa do campeonato do Instituto Mineiro de Escolinhas de Futebol (IMEF), ainda está na 1ª Copinha Divinópolis de Futebol, mas é no bem estar dos jogadores a maior aposta do clube. Café da manhã para os atletas e tele-centro comunitário começam a sair dos sonhos e passam a ser uma realidade.
Fora de campo, o alvirrubro do alto Afonso Pena fez de uma ação simples um diferencial na cidade. Um dos diretores do Clube conseguiu junto a uma padaria da cidade a doação de pães e leite e assim ofereceu em um sábado de manhã um belo café para os atletas. A iniciativa poderá ser mantida e assim os jogadores terão melhores condições de treinamento. Outro diferencial é a utilização de um espaço, hoje ocioso para a colocação de um tele-centro, onde os atletas e comunidade em geral poderão acessar a internet e se inserirem no mundo virtual, com acompanhamento e inclusão social.
Dentro de campo são seis categorias na disputa da IMEF, nascidos de 1995 a 2000. Destes ainda a categoria 99 está na semifinal da 1ª Copinha Divinópolis de futebol e entrará em campo amanhã, contra o Tupi de Carmo do Cajuru, às 9h.
As demais categorias apenas a 95 ainda não estreou sendo esta partida um grande clássico divinopolitano, contra o Flamengo, dia 19.
As categorias 00/99/98 tiveram como adversário na estréia o Forrobol. A 2000 perdeu por 5x2 e recentemente Felipe Dumbão assumiu o comando técnico do time. A 99, sob o comando de Felipe Azevedo perdeu por 3x2 e a 98, sob o comando de Caju, perdeu de 7x1. Os times voltam a jogar na competição, hoje, contra a Liga Mineira, a partir das 14h.
A categoria 97 estreou em casa contra o Super Craque e perdeu de 2x1, já a 96 empatou sem gols. O próximo adversário será o Integração da cidade de Ibirité, dia 18.

Palmeiras conta hoje com mais de 150 atletas (Matéria a ser publica 11-09-10)


O Palmeiras do bairro Afonso Pena é hoje um dos mais movimentados locais de lazer da cidade. O Clube oferece treinos de futebol de segunda a sexta-feira e jogos no final de semana. Hoje são nove categorias em atividade, cinco diferentes disputas, sendo uma metropolitana, duas regionais e duas locais. Cerca de 150 atletas em plena atividade, isso sem contar as categorias em preparação para futuras competições e atletas vinculados em outras equipes.
Uma das mais importantes competições de categorias de base é o Campeonato promovido pelo Instituto Mineiro de Escolinhas de Futebol (IMEF). O alviverde está na disputa com as categorias dos nascidos de 1996 a 2000. Na categoria 00/99/98 a estréia foi contra o Ferroviário de Belo Horizonte, fora de casa, a categoria 00 venceu por 2x1, a 99 perdeu por 3x0 e a 98 empatou sem gols. O próximo adversário será o ABA (Amigos da Bola América) sábado, no Pelezinho a partir das 9h30min. As categorias 96 e 97 estrearam contra o Nacional de Santa Luzia. A 96 perdeu por 3x1 e jogará dia 18, contra o Flamengo do Mendes Mourão, no clássico divinopolitano. A 97 goleou por 6x0 e também enfrentará o Rubro Negro dia 18.
A categoria 2001 representa a instituição no regional de Itaúna onde fará a estréia no dia 19. Nessa competição todos os jogos são realizados na vizinha cidade. Ainda em nível regional, o Palmeiras está na disputa de duas competições organizadas pela Liga Municipal de Desportos de Divinópolis. No juvenil fará a semifinal contra o Tupi de Carmo do Cajuru, no domingo, às 9h15min, no estádio Pelezinho. E pelo adulto (amador) a semifinal é contra a Associação Atlética Danilo Passos, em partida de volta, já que a equipe perdeu o jogo de ida por 5x0. Uma vitória simples do Palmeiras leva a decisão para os pênaltis.
Pelas disputas locais a categoria 97 está na semifinal da 1ª Copinha Divinópolis de Futebol, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEL) e jogará contra o CSU, no bairro Interlagos. As atletas que formam a categoria feminina também estão em plena disputa de uma competição organizada pelo Lucinho. As meninas do Palmeiras lideram a competição onde os jogos são aos sábados. Hoje o time está de folga e volta a campo no dia 18. A categoria aguarda o início de uma competição idealizada pela LMDD, com início provavelmente em outubro deste ano.

Guarani tem dois desfalques para o Clássico (Matéria a ser publica 11-09-10)


O time juvenil do Guarani entra em campo hoje, às 10h30min, para uma partida decisiva, frente ao Esporte Itaúna, no estádio municipal José Flávio, na cidade vizinha. Para esta partida dois importantes jogadores estarão ausentes. O zagueiro Igor com dores no joelho esquerdo e o atacante Jonjon, ainda sentindo uma lesão provocada na partida contra o Vila Formiga.
O zagueiro Igor se recupera de uma lesão provocada na partida contra o Santa Cruz, em Belo Horizonte. A contusão apareceu no final do jogo, em uma dividida. Ele não se lembra muito bem do lance apenas que caiu e a patela do joelho tinha virado, até ontem ele sentia dores e o local estava inchado. Renan entrou no lugar dele e deve ser o substituto.
O time está na segunda colocação do grupo B com 14 pontos, apenas um a menos que o Itaúna, líder da chave. O Bugre vem de três vitórias consecutivas na competição, venceu o Santa Cruz em casa por 1 x 0 e depois bateu o Vila da cidade de Formiga por duas vezes consecutivas, ambas vitórias pelo placar de 3 x 1.
No primeiro turno, jogando no estádio Waldemar Teixeira de Faria, o Itaúna venceu pelo placar de 1 x 0, sendo essa a única derrota do Bugre na segunda fase da competição. O técnico Ricardo Leão confia no embalo que a equipe vem demonstrando para sair de Itaúna com os três pontos e conseqüentemente com a liderança do grupo. “Temos que mostrar o mesmo empenho e manter o estilo de jogo. Com tranqüilidade, com certeza vamos conseguir fazer um bom resultado jogando fora de casa”, diz.
Segundo o site oficial do E.C. Itaúna, para a partida de amanhã não serão cobrados ingressos. Os demais jogos da chave B são: Vila de Formiga x América, em Formiga e Vila Nova x Santa Cruz em Três Marias.

DEC fecha participação no Mineiro de juniores 2010 (Matéria a ser publica 11-09-10)


(Matéria a ser publica em 11-09-10)

O Divinópolis Esporte Clube (DEC) encerra a participação dele no Campeonato Mineiro da Federação Mineira de Futebol (FMF), na categoria Junior, hoje enfrentando o Metalusina, às 15h, no Waldemar Teixeira de Faria. A equipe não conseguiu repetir os feitos anteriores e não seguirá para o hexagonal final. Segundo o treinador Christian de Souza, um dos principais erros foi no planejamento.
O DEC, fundado no ano de 2005 com o intuito social e educativo representar Divinópolis na FMF, na categoria Junior e na história do Clube consta resultados significativos, já figurou na fase final quatro vezes em cinco anos de existência. Outro fator de destaque é a abertura de carreira de muitos jogadores, entre eles Otávio, Gabriel, Jordan e Deivison todos no América, Leandro (Grêmio), Felipe Gregory (Ipatinga), Rodrigues, Douglas Cachorão (Esporte Itaúna), Fred Gatto (Guarani), Marcelinho (Nacional de Nova Serrana) e Leston Junior, primeiro treinador do DEC que após passagem pelo Clube esteve em grandes equipes do futebol brasileiro, entre as quais, América, Cruzeiro e Bahia, hoje no comando do time profissional do Inter-SP.
No ano de 2010 a equipe ainda não repetiu a boa campanha e assim fica fora do hexagonal final, o motivo seria o pouco tempo de preparação da equipe para encarar a competição. “A campanha não podemos falar que foi regular, foi péssima mesmo. A culpa maior é da comissão técnica e diretoria na montagem desse grupo, poderíamos analisar algumas coisas antes, o objetivo principal era começar a formar alguns atletas, temos um grupo jovem, apenas três atletas estouram (atingem o limite de idade) que são Asprilha, Luís Fernando e Mateus, e a continuidade desse projeto temos de conversar com o Vinícius (Morais, diretor) e o Gilson (Morais, fundador e presidente de honra) para sabermos”, falou.
Christian de Souza assumiu o comando técnico do time onde ele ajudou a fundar. O treinador do time no ano passado e na Taça BH de Futebol foi Gustavo Brancão, hoje auxiliar técnico de Eugênio Souza no Nacional de Nova Serrana. Para o treinador não deu certo porque ele não conhecia os atletas. “Algumas achamos que poderia dar certo, não conseguiram assumir a posição dele, por necessidade trouxemos algumas peças de fora, mas que não renderam, poderíamos trazer outros. Veio um empate e duas derrotas e assim não conseguiríamos mudar muita coisa. Pensávamos assim. Talvez se tivéssemos corrido atrás, buscado outras peças que eram necessárias talvez não teríamos terminado assim, mas não adianta lamentar. Essa avaliação deveria ter sido feita antes, sei que caso tenhamos o time no ano que vem a disposição tem de ser outra, muitos jogadores se escondem atrás do futebol e isso não pode acontecer. Esse ano talvez nos deixamos enganar, não fechamos os olhos, tínhamos um grupo pequeno, comigo, em qualquer equipe que estiver isso não volta a acontecer”, avaliou.
O planejamento foi um erro crucial. “Para se ter um grupo coeso seria necessário ter participado no primeiro semestre se alguma competição. O DEC participou só da Taça BH e não sei se tiveram um tempo grande de preparação para ela ou não. Na minha parte e do Leléo os atletas deveriam estar mais bem condicionados. A parte técnica eles tem grandes dificuldades”, disse e ainda aconselhou a equipe Junior do ano que vem já participar de uma competição esse ano, lembrando ser necessário em 2011 da seletiva, para melhor condicionar os jogadores e buscar onde realmente necessite. DEC ou Guarani deverá fazer o Junior, pelo grande numero de jogadores 91, 92 e 93 a disposição. “O conselho serve para as duas tanto que temos nesse segundo semestre temos a Copa Integração, não sei se teria o interesse de disputar tanto no Junior, quando no juvenil e infantil. Já foi colocado para a diretoria e se não for para parar pode ser interessante e mesmo iniciar forte e ter um planejamento de observar jogadores por toda a região. Não parar totalmente. Ainda não sentamos para conversar, nem sei se vão querer meus serviços”, considerou.

O jogo de hoje
Para encerrar a competição o técnico Christian tem dois desfalques. O zagueiro Bruno e o volante Luis Fernando, ambos suspensos. Rodrigo entra na zaga e Paulo no meio campo. Mateus mantém a posição de titular, fazendo a lateral direita, posição de origem dele. O time inicial com Guilherme, Mateus, Rodrigo, Ronaldo e Gianini. George, Paulo e Rodolfo. Asprilha, Michel Clayton e Tony.
A mudança na lateral foi por necessidade explica o treinador. “O Douglas não vinha treinando, o Rodrigo vou utilizá-lo como zagueiro e o Asprilha por ser o melhor atacante do meu time. Terei assim um time muito ofensivo. Quero ver se encerramos com uma vitória em casa”, falou e acrescentou a confiança no grupo mesmo ciente de um adversário em busca da vitória. “Acho que pela campanha que fizemos as equipes sempre vem para vencer. Perdemos de placares pequenos, isso prova se acreditarmos um pouco mais, se os atletas tivessem acreditado um pouquinho mais na capacidade de cada um, teríamos chegado um pouquinho mais longe. Não adiante ficar lamentando, sabemos da luta pela Metalusina pela classificação, mas queremos encerrar de maneira honrosa”, finalizou.

Amanhã tem Corrida no EOC (matéria a ser publicada em 11-09-10)


O Estrela do Oeste Clube (EOC) promove amanhã (domingo), a 3ª Corrida de Rua. O percurso de 05 e 10 Km será na região central de Divinópolis. A largada está marcada para as 08h30min da manhã, da porta do Ginásio de Esporte Lazer e Cultura José Alonso Dias, na Avenida Osvaldo Machado Gontijo, 780. Participarão atletas de Divinópolis e das cidades de Itaúna, Pará de Minas, Nova Serrana, Carmo do Cajuru, Perdigão, Carmo da Mata, Piumhi, Formiga e Belo Horizonte. A expectativa é que participem 200 corredores.
O atleta devidamente inscrito tem direito a uma camiseta, uma medalha de participação. Haverá troféus para os três primeiros colocados de cada categoria, sendo distribuídas da seguinte maneira. Masculino: 14 a 25 anos, 26 a 35 anos, 36 a 45 anos, 14 a 25 anos, 46 a 55 anos, 56 a 64 anos e acima de 64 anos. Feminino: 14 a 20 anos, 21 a 32 anos, 33 a 45 anos, 46 a 55 anos e acima de 55 anos.
Os kits, número de inscrição e o chip eletrônico serão distribuídos às 7h, no local da largada, a rua Oswaldo Machado Gontijo, em frente ao ginásio.