sexta-feira, 10 de setembro de 2010

DEC fecha participação no Mineiro de juniores 2010 (Matéria a ser publica 11-09-10)


(Matéria a ser publica em 11-09-10)

O Divinópolis Esporte Clube (DEC) encerra a participação dele no Campeonato Mineiro da Federação Mineira de Futebol (FMF), na categoria Junior, hoje enfrentando o Metalusina, às 15h, no Waldemar Teixeira de Faria. A equipe não conseguiu repetir os feitos anteriores e não seguirá para o hexagonal final. Segundo o treinador Christian de Souza, um dos principais erros foi no planejamento.
O DEC, fundado no ano de 2005 com o intuito social e educativo representar Divinópolis na FMF, na categoria Junior e na história do Clube consta resultados significativos, já figurou na fase final quatro vezes em cinco anos de existência. Outro fator de destaque é a abertura de carreira de muitos jogadores, entre eles Otávio, Gabriel, Jordan e Deivison todos no América, Leandro (Grêmio), Felipe Gregory (Ipatinga), Rodrigues, Douglas Cachorão (Esporte Itaúna), Fred Gatto (Guarani), Marcelinho (Nacional de Nova Serrana) e Leston Junior, primeiro treinador do DEC que após passagem pelo Clube esteve em grandes equipes do futebol brasileiro, entre as quais, América, Cruzeiro e Bahia, hoje no comando do time profissional do Inter-SP.
No ano de 2010 a equipe ainda não repetiu a boa campanha e assim fica fora do hexagonal final, o motivo seria o pouco tempo de preparação da equipe para encarar a competição. “A campanha não podemos falar que foi regular, foi péssima mesmo. A culpa maior é da comissão técnica e diretoria na montagem desse grupo, poderíamos analisar algumas coisas antes, o objetivo principal era começar a formar alguns atletas, temos um grupo jovem, apenas três atletas estouram (atingem o limite de idade) que são Asprilha, Luís Fernando e Mateus, e a continuidade desse projeto temos de conversar com o Vinícius (Morais, diretor) e o Gilson (Morais, fundador e presidente de honra) para sabermos”, falou.
Christian de Souza assumiu o comando técnico do time onde ele ajudou a fundar. O treinador do time no ano passado e na Taça BH de Futebol foi Gustavo Brancão, hoje auxiliar técnico de Eugênio Souza no Nacional de Nova Serrana. Para o treinador não deu certo porque ele não conhecia os atletas. “Algumas achamos que poderia dar certo, não conseguiram assumir a posição dele, por necessidade trouxemos algumas peças de fora, mas que não renderam, poderíamos trazer outros. Veio um empate e duas derrotas e assim não conseguiríamos mudar muita coisa. Pensávamos assim. Talvez se tivéssemos corrido atrás, buscado outras peças que eram necessárias talvez não teríamos terminado assim, mas não adianta lamentar. Essa avaliação deveria ter sido feita antes, sei que caso tenhamos o time no ano que vem a disposição tem de ser outra, muitos jogadores se escondem atrás do futebol e isso não pode acontecer. Esse ano talvez nos deixamos enganar, não fechamos os olhos, tínhamos um grupo pequeno, comigo, em qualquer equipe que estiver isso não volta a acontecer”, avaliou.
O planejamento foi um erro crucial. “Para se ter um grupo coeso seria necessário ter participado no primeiro semestre se alguma competição. O DEC participou só da Taça BH e não sei se tiveram um tempo grande de preparação para ela ou não. Na minha parte e do Leléo os atletas deveriam estar mais bem condicionados. A parte técnica eles tem grandes dificuldades”, disse e ainda aconselhou a equipe Junior do ano que vem já participar de uma competição esse ano, lembrando ser necessário em 2011 da seletiva, para melhor condicionar os jogadores e buscar onde realmente necessite. DEC ou Guarani deverá fazer o Junior, pelo grande numero de jogadores 91, 92 e 93 a disposição. “O conselho serve para as duas tanto que temos nesse segundo semestre temos a Copa Integração, não sei se teria o interesse de disputar tanto no Junior, quando no juvenil e infantil. Já foi colocado para a diretoria e se não for para parar pode ser interessante e mesmo iniciar forte e ter um planejamento de observar jogadores por toda a região. Não parar totalmente. Ainda não sentamos para conversar, nem sei se vão querer meus serviços”, considerou.

O jogo de hoje
Para encerrar a competição o técnico Christian tem dois desfalques. O zagueiro Bruno e o volante Luis Fernando, ambos suspensos. Rodrigo entra na zaga e Paulo no meio campo. Mateus mantém a posição de titular, fazendo a lateral direita, posição de origem dele. O time inicial com Guilherme, Mateus, Rodrigo, Ronaldo e Gianini. George, Paulo e Rodolfo. Asprilha, Michel Clayton e Tony.
A mudança na lateral foi por necessidade explica o treinador. “O Douglas não vinha treinando, o Rodrigo vou utilizá-lo como zagueiro e o Asprilha por ser o melhor atacante do meu time. Terei assim um time muito ofensivo. Quero ver se encerramos com uma vitória em casa”, falou e acrescentou a confiança no grupo mesmo ciente de um adversário em busca da vitória. “Acho que pela campanha que fizemos as equipes sempre vem para vencer. Perdemos de placares pequenos, isso prova se acreditarmos um pouco mais, se os atletas tivessem acreditado um pouquinho mais na capacidade de cada um, teríamos chegado um pouquinho mais longe. Não adiante ficar lamentando, sabemos da luta pela Metalusina pela classificação, mas queremos encerrar de maneira honrosa”, finalizou.

Nenhum comentário: