quinta-feira, 14 de junho de 2012

Coluna Luciano Eurides



CONSELHO É DE ESPORTE

A criação do Conselho Municipal do Esporte é a organização dos eventos. Não é uma função politica e sim a organização dos eventos e evidenciar as prioridades.

Atualmente a prioridade para os investimentos do dinheiro público é pela representatividade. Assim o Guarani recebe a maior parte do bolo, pois é o único representante da cidade no Campeonato Mineiro promovido pela Federação de Futebol. Outros clubes da cidade são beneficiados através do convênio com a Liga Municipal de Desportos, onde todas as arbitragens são pagas pela Secretaria de Esportes (de pré-ecolinha a adulto) ainda alguma ajuda como transportes, limpeza de campos, etc. Os especializados também recebem o incentivo.

O Conselho poderá sugerir uma inversão. Em vez da representatividade o trabalho social seria assim o principal item. Se feito pela proporcionalidade, quem mais atende o povo divinopolitano receberia mais. Nesse caso o Guarani seria obrigado a ter categoria de base. As artes marciais e natação certamente entrariam para a lista de beneficiados.

Para termos uma ideia da formação de atletas divinopolitanos, no jogo treino entre América sub 20 e Guarani, haviam três divinopolitanos no time da capital e apenas um no time de Divinópolis.


LIBERTADORES SUB 20

A equipe americana, atual campeã brasileira Sub 20, estreia contra o Boca Juniors, às 16h15, no Estádio Matute, campo do Alianza Lima. Hoje, às 10h28, o grupo embarca para a capital peruana.

No grupo seguem três atletas divinopolitanos: João Vitor Nicolau, Guilherme Xavier e o goleiro Jordam. Esse é o resultado de um trabalho sério realizado pelas escolinhas da cidade, dos três, apenas João Vitor não jogou no Guarani, ele foi direto da escolinha do Flamengo. Jordam formado pelo Divinópolis Esporte Clube e Guilherme Xavier pelo Divinópolis Clube e Sesi, também com passagem pelo Guarani na categoria infantil, onde foi o principal atleta.



NACIONAL

Enquanto o time profissional do Nacional Esporte Clube aguarda uma definição em relação ao Campeonato Brasileiro da série D, o time Junior vem fazendo bonito na Seletiva do Campeonato Mineiro. No último sábado, o Nacional foi à cidade de Pouso Alegre e derrotou o Pouso Alegrense por 3 a 1.

Os gols do Búfalo foram marcados por Éder Gabriel e Maranhão que balançou as redes duas vezes. Com a vitória, o Nacional assumiu a liderança isolada da chave B da competição, com 11 pontos ganhos.

Na próxima rodada, sábado, o Nacional enfrentará o Vera Cruz, no estádio Astrogildo Duarte, em Nova Serrana. A partida será válida pela sétima rodada da competição. Não será cobrado ingresso para a entrada do torcedor.



ITAÚNA

O Esporte Clube Itaúna apresenta amanhã Gilson Wilson Francisco como novo comandante do elenco sub-20. Popularmente conhecido como Gilson Gênio, o técnico carioca tem uma velha história com o Fluminense, onde dirigiu o elenco de juniores – comandando os meninos durante a Copa São Paulo de Juniores 2009 – e assumiu o elenco profissional interinamente quando René Simões foi demitido, no mesmo ano. Ele fez parte da famosa Máquina Tricolor, bicampeã carioca em 1975 e 1976. Gênio também atuou como atacante no América (RJ), Bahia, Fluminense e Internacional de Limeira nos anos 1970 e 1980. Posteriormente, passou a trabalhar com as categorias de base.

ANIVERSÁRIO

Hoje quem completa mais um ano de vida é João Victor Melo, atleta do Flamengo e filho do Binha, presidente do Divinópolis Tênis Clube (DTC) e coordenador da Copa Rural, que certamente dará uma grande festa.


VIA SANTO ANDRÉ

O time do Santo André, no ABC Paulista já recebe o zagueiro Felipão, o volante Felipinho e esta semana está para período de teste o atacante Vinícius Paulo. Todos eles são atletas do Flamengo e sonham com um futuro no futebol. Se em Divinópolis não há como dar essa oportunidade, as equipes de todo o Brasil já se aproveitam disso.
Vinícius Paulo está no Santo André


Flamengo sai na frente na decisão das categorias de base da LMDD

Katatau abriu o placar na decisão
da categoria pré-mirim da LMDD
CREDITO: Luciano Eurides

O Flamengo fez dois jogos fora de casa, nas categorias pré-mirim e mirim e venceu ambos. O jogo no estádio Pelezinho foi muito bom e promete ser ainda melhor no jogo de volta.

A equipe da casa entrou em campo com uma modificação: Rafael no lugar de Deivid. O Flamengo com força máxima em campo. Quem abriu o placar foi o Flamengo, em cobrança de falta feita por Katatau, a bola tocou no gramado todo irregular e subiu muito, o goleiro Rossiny acabou tendo mais dificuldades que o esperado e jogou a bola para dentro do próprio gol.

Depois de um primeiro tempo onde o Flamengo dominou a partida, no segundo tempo o Palmeiras conseguia boas oportunidades, em uma delas o goleiro Mateus, do Flamengo teve de defender primeiro o chute de Caio e no rebote Vitor chutou para nova defesa de Mateus, dessa vez, sem rebote.

O Palmeiras ainda teve boas chances com Caio, ele limpou e chutou forte, a bola passou a esquerda do gol. Aos 22, o time da casa de tanto insistir chegou ao gol. Caio chutou forte, Mateus defendeu e no rebote João Vitor completou para o gol. Empatando o jogo.

A vitória Flamenguista veio no último minuto de jogo. Chulipinha roubou a bola no meio campo, encontrou Tales livre pela esquerda, ele esperou a saída de Rossiny para fazer 2x1.

Para o jogo de volta, domingo, 8h15min, no estádio Mendes Mourão, o Flamengo não deve contar com o principal jogador deles. Katatau tem jogo em Belo Horizonte, onde atua no Cruzeiro.



MIRIM

A equipe do Flamengo venceu o Vasco da Gama por 1x0 no campo do adversário. O jogo de volta será domingo, 9h20min, no estádio Mendes Mourão. O time do Flamengo fica com o título até mesmo no empate. Já o Vasco da Gama tem de vencer a partida para levar a decisão para os pênaltis.



Infantil

A partida entre Independente de São José dos Salgados e Jusa Fonseca terminou sem gols. A decisão fica para domingo 10h15min, onde quem vencer será o campeão. Novo empate a decisão será nos pênaltis.

União vence e mantem 100% de aproveitamento no Juvenil


 União Belvedere é o líder da Chave B na categoria juvenil
CREDITO: Luciano Eurides




O time do União Belvedere é o líder da chave A. O time venceu o Palmeiras fora de casa, embora atuando fora dos próprios domínios, foi melhor, dominou a partida. O Palmeiras desfalcado, não atendeu as expectativas.

O União Belvedere comandado por Átila Júlio do Amaral marcou o gol logo aos 22 minutos de jogo. Douglas cobrou falta que foi no ângulo de João Paulo, ele ainda tocou na bola que foi no travessão, no rebote, Vinícius completou de cabeça fazendo 1x0 União.

No segundo tempo o União teve um lance de ataque onde Tourinho meteu a mão na bola dentro da própria área , a arbitragem entendeu que foi involuntário. Logo depois, a defesa do Palmeiras deu um chutão para frente, o goleiro Mateus errou a bola, mas acertou o jogador Guilherme, que se aventurava na área adversária. Pênalti marcado, o atleta Dois Mil foi para a cobrança, Mateus defendeu com o pé esquerdo, no rebote ainda Mateus fez nova defesa jogando a bola para escanteio. Foi a melhor chance do Palmeiras no jogo.

O time alviverde, campeão da Copa Futuro Juvenil não agradou. Faltou alguns jogadores, Adilson não jogou porque a carteirinha dele não se encontrava no Palmeiras. Bruno Soares, titular na zaga, chegou atrasado. Tiago está defendendo a equipe do Boa Esperança.

O jogador Guilherme tentou explicar os acontecimentos do campeão da Copa Futuro. “O time complicou no primeiro tempo, tomou um gol que não poderia tomar e entramos no segundo tempo querendo mais, arrumamos um pênalti, infelizmente não fomos felizes na batida. Fui para o ataque tentar a bola na área, surgiu o pênalti. Alguns chegaram atrasados, faltaram jogadores e falta entrosamento, no nosso time vamos dedicar mais”, prometeu.

Na próxima rodada jogam União Belvedere x PEC, Sport x Palmeiras, Jusa Fonseca x Corinthians e Associação x Vasco da Gama.



Classificação
TABELA DE CLASSIFICAÇÃO  JUVENIL 2012
CLUBE
PT.
JG.
V
E
D
GP
GC
SG
UNIÃO BELVEDERE
9
3
3
 0
8
1
7
P.EC.
6
3
2
 0
1
8
5
3
TUPY
6
4
2
2
7
8
-1
PALMEIRAS
3
3
1
2
4
3
1
SPORT
0
3
3
1
11
-10



Conselho Municipal do Esporte pode ser votado hoje na Câmara Municipal



O projeto de lei EM 024/2012 que cria o Conselho Municipal do Esporte foi incluído na pauta de votação, da sessão ordinária da Câmara Municipal de Divinópolis na última terça-feira, mas não foi votado. A vereadora Heloísa Cerri pediu vistas na própria emenda. A expectativa é que hoje, o projeto seja liberado para votação na tarde de hoje.





A reunião foi marcada pela presença de jovens das escolas estaduais Joaquim Nabuco e Padre Matias Lobato. Eles encheram o plenário na tentativa de comover os vereadores para a votação. A medida deve se repetir na data de hoje.


O projeto entrou em votação por inclusão na pauta do dia. A vereadora Heloisa Cerri apresentou uma emenda onde diz que ‘os projetos esportivos e de lazer financiados pelo fundo municipal de esportes, lazer e turismo, deverão ter a autorização legislativa’. Para o vereador Beto Machado não está dentro do contexto, já que a votação é da criação do Conselho Municipal do Esporte, o fundo já foi criado e a emenda deveria ser na lei que rege o Fundo Municipal para o Esporte.


Diante da discussão a vereadora pediu vistas de até sete dias e explicou ser muitos poderes para o conselho. “A minha duvida é ser um projeto muito complexo, que dá plenos poderes de decisão. Todas as vezes que tem um projeto desse tipo temos de prestar atenção nele e porque não passar pela câmara? Isso acho legal e constitucional, tem realmente de passar em prol do povo”, disse e embora seja consultivo e não há envolvimento financeiro, pois o fundo municipal para o esporte é o aporte monetário a vereadora insiste. “Esses conselhos realmente recebem poderes demais e precisamos de mais um tempo para analisar essas prerrogativas”, confirmou.


O jornalista Toninho Mindball (Antônio Machado), fundador da Comunidade Internacional Mindball ressaltou a importância de se ter esse conselho em funcionamento. “as atividades do parlamentar é estar atualizado com a as leis, os projetos e todo o processo. Não é a sociedade civil que tem de estar atrás dessa situação e fazer pressão para aprovar um projeto dessa natureza. Estamos impedidos de receber recursos, como da Petrobrás, estou a um ano e seis meses lutando. Estamos com as escolas empenhadas. Porque a vereadora precisa de mais um tempo para analisar um projeto que é hoje em caráter nacional? Os recursos não chegam e vamos ter de dar mais uma semana para a vereadora sendo eu isso é dever de casa dela. Ela já tinha feito a emenda e deveria ter atualizado sobre ela, fez para o fundo que já foi criado, mas não estamos preocupados com isso não, queremos é a aprovação, pois o projeto não é do Toninho. A cidade fez 100 anos e está madura para entender isso. O projeto é objetivo, é da cidade, é para o desporto amador, olímpico e outros”, explicou


A vereadora e o jornalista estarão se reunindo, sanadas as duvidas da edil o projeto pode ser liberado para votação nessa quinta-feira, o regimento da Câmara Municipal prevê que este será liberado após sete dias do sobrestamento.