quinta-feira, 14 de junho de 2012

Coluna Luciano Eurides



CONSELHO É DE ESPORTE

A criação do Conselho Municipal do Esporte é a organização dos eventos. Não é uma função politica e sim a organização dos eventos e evidenciar as prioridades.

Atualmente a prioridade para os investimentos do dinheiro público é pela representatividade. Assim o Guarani recebe a maior parte do bolo, pois é o único representante da cidade no Campeonato Mineiro promovido pela Federação de Futebol. Outros clubes da cidade são beneficiados através do convênio com a Liga Municipal de Desportos, onde todas as arbitragens são pagas pela Secretaria de Esportes (de pré-ecolinha a adulto) ainda alguma ajuda como transportes, limpeza de campos, etc. Os especializados também recebem o incentivo.

O Conselho poderá sugerir uma inversão. Em vez da representatividade o trabalho social seria assim o principal item. Se feito pela proporcionalidade, quem mais atende o povo divinopolitano receberia mais. Nesse caso o Guarani seria obrigado a ter categoria de base. As artes marciais e natação certamente entrariam para a lista de beneficiados.

Para termos uma ideia da formação de atletas divinopolitanos, no jogo treino entre América sub 20 e Guarani, haviam três divinopolitanos no time da capital e apenas um no time de Divinópolis.


LIBERTADORES SUB 20

A equipe americana, atual campeã brasileira Sub 20, estreia contra o Boca Juniors, às 16h15, no Estádio Matute, campo do Alianza Lima. Hoje, às 10h28, o grupo embarca para a capital peruana.

No grupo seguem três atletas divinopolitanos: João Vitor Nicolau, Guilherme Xavier e o goleiro Jordam. Esse é o resultado de um trabalho sério realizado pelas escolinhas da cidade, dos três, apenas João Vitor não jogou no Guarani, ele foi direto da escolinha do Flamengo. Jordam formado pelo Divinópolis Esporte Clube e Guilherme Xavier pelo Divinópolis Clube e Sesi, também com passagem pelo Guarani na categoria infantil, onde foi o principal atleta.



NACIONAL

Enquanto o time profissional do Nacional Esporte Clube aguarda uma definição em relação ao Campeonato Brasileiro da série D, o time Junior vem fazendo bonito na Seletiva do Campeonato Mineiro. No último sábado, o Nacional foi à cidade de Pouso Alegre e derrotou o Pouso Alegrense por 3 a 1.

Os gols do Búfalo foram marcados por Éder Gabriel e Maranhão que balançou as redes duas vezes. Com a vitória, o Nacional assumiu a liderança isolada da chave B da competição, com 11 pontos ganhos.

Na próxima rodada, sábado, o Nacional enfrentará o Vera Cruz, no estádio Astrogildo Duarte, em Nova Serrana. A partida será válida pela sétima rodada da competição. Não será cobrado ingresso para a entrada do torcedor.



ITAÚNA

O Esporte Clube Itaúna apresenta amanhã Gilson Wilson Francisco como novo comandante do elenco sub-20. Popularmente conhecido como Gilson Gênio, o técnico carioca tem uma velha história com o Fluminense, onde dirigiu o elenco de juniores – comandando os meninos durante a Copa São Paulo de Juniores 2009 – e assumiu o elenco profissional interinamente quando René Simões foi demitido, no mesmo ano. Ele fez parte da famosa Máquina Tricolor, bicampeã carioca em 1975 e 1976. Gênio também atuou como atacante no América (RJ), Bahia, Fluminense e Internacional de Limeira nos anos 1970 e 1980. Posteriormente, passou a trabalhar com as categorias de base.

ANIVERSÁRIO

Hoje quem completa mais um ano de vida é João Victor Melo, atleta do Flamengo e filho do Binha, presidente do Divinópolis Tênis Clube (DTC) e coordenador da Copa Rural, que certamente dará uma grande festa.


VIA SANTO ANDRÉ

O time do Santo André, no ABC Paulista já recebe o zagueiro Felipão, o volante Felipinho e esta semana está para período de teste o atacante Vinícius Paulo. Todos eles são atletas do Flamengo e sonham com um futuro no futebol. Se em Divinópolis não há como dar essa oportunidade, as equipes de todo o Brasil já se aproveitam disso.
Vinícius Paulo está no Santo André


Nenhum comentário: