quinta-feira, 22 de julho de 2010

PONTO DE VISTA

O pior cego é aquele que não quer enxergar e muitas vezes aquilo que está a um palmo do próprio nariz. No último sábado falava das dificuldades em divulgar o futebol amador de Divinópolis, a entidade promotora das competições, Liga Municipal de Desportos de Divinópolis (LMDD) não havia fornecido nem sequer a tabela da competição. Dito isso o Fluminense de São José dos Salgados disponibilizou online a tabela e a mesma foi inclusive divulgada na edição de terça-feira.
Enquanto o time de Salgados faz um trabalho sensacional em tentar colocar-se na mídia e assim colher os frutos para o time, a comunidade e a grande torcida daquele distrito a LMDD continua dificultando as coisas.
Na quarta-feira foi me enviada a tabela e os resultados (jogos realizados no domingo e resultados divulgados online pelo Fluminense) e a noite o vice presidente ligou exigindo o fim das coberturas jornalísticas do futebol amador realizados pela entidade pública.
Se para quem sabe ler um pingo é um pingo, não é letra. O vice presidente e diretor técnico da entidade não possui o direito de proibir e nem exigir qualquer matéria, sabe ele da aplicação de dinheiro público e por isso as ações devem ser claras e transparentes. A Liga é dos clubes e não dele. Outra questão importante é tentar ver nas entrelinhas o motivo de tal imposição. Segundo ele a imprensa divinopolitana (chegou a citar a Rádio Divinópolis AM e Gazeta do Oeste) está denegrindo a imagem do futebol amador da cidade. Se mostrar a realidade é denegrir cabe a entidade mudar a realidade e não tapar o sol com a peneira. Ainda penso em motivos pouco convenientes, pois está anunciada uma competição paralela a esse torneio e vejo uma tentativa de crescer a nova competição.
A decisão final é a seguinte. Se Divinópolis não quer, Carmo do Cajuru está pronta para preencher as páginas dessa Gazeta com o informativo do esporte amador. Os clubes (Estrela do Oeste e Divinópolis Clube) sempre nos recebem de portas abertas. O Guarani e o DEC são parceiros e fazem um trabalho social de suma importância. Resta saber se Padre Eustáquio, Corinthians, Associação Atlética Danilo Passos, Palmeiras e Minas de Divinópolis concordam com a diretoria da LMDD.

A SABER
Os atletas, dirigentes e torcedores do futebol amador de Divinópolis são parceiros e leitores dessa Gazeta e merecem todo o respeito. Em momento algum denegrimos a imagem de qualquer pessoa ou instituição. As reportagens são lidas e servem de incentivo ao crescimento deles dentro da competição. Além de amigos os atletas em campo no último sábado são parceiros e definitivamente sabem quando erram um chute em uma bola. Chutar mal em momento algum denigre a imagem de pai de família, funcionário e cidadão. O senhor vice-presidente continua equivocando-se quando mistura política com futebol e saiba ele e todos os leitores não existir nenhum vínculo político partidário dessa editoria.

POR FIM
A partir dessa edição haverá um espaço reservado ao Fluminense de São José dos Salgados, aliás sempre houve e haverá, para a divulgação dos jogos e resultados bem como apoiadores, patrocinadores, incentivadores e a parceria com o presidente Leandro está mantida e ainda mais forte. Com relação ao Sport e Tupi também teremos espaço para eles, embora ainda não tenha um contato direto com os respectivos presidentes, conheço o trabalho sério desenvolvido pelas duas entidades esportivas tão tradicionais.
Quando aos clubes de Divinópolis, visitarei os presidentes e diretores no intuito de conhecer o posicionamento de todos. Infelizmente a Cidade do Divino fica ainda mais longe de ser uma cidade do esporte.

LEITOR
Em nada ficará prejudicado. Como já citado estamos na maior e melhor cobertura do adulto no Estrela do Oeste Clube e em breve no Divinópolis Clube. Na categoria de base. no juvenil temos o Guarani e juniores o DEC. No prejuízo mesmo será aqueles atletas que hoje defendem associações esportivas, poderiam ser mostrados. Lembro que foi da Associação que saiu o Luisinho, podem existir outros!