sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Semifinalistas da Copa Divinópolis serão conhecidos no domingo




Vila Nova entra em campo para manter o favoritismo

A decisão dos quatro melhores da Copa Divinópolis será na manhã deste domingo. Em três campos da cidade muito futebol e em ritmo de decisão. No campo do Centro Social Urbano (CSU) bairro Interlagos jogam União da Vila x Sevilha e ainda Valência x Vila Nova. Na briga também estão: Alumínio Português, Divinópolis Unimed, Tradição que juntamente com a sensação do momento, o Colorado, entram em campo.
A rodada dupla no Interlagos se inicia às 8h30min para União da Vila x Sevilha. Às 10h30min Valência x Vila Nova. Nenhuma das equipes possui qualquer vantagem. O vencedor do jogo segue na competição. Havendo novo empate a decisão será nos pênaltis.
As equipes do Divinópolis/Unimed e Tradição se enfrentam no Estádio Mendes Mourão, às 10h. Mesmo horário de Colorado x Alumínios Português. O time do Colorado, fiel representante do bairro Planalto venceu o primeiro confronto por 1x0, gol marcado por Walisson César com um belo chute de longa distância. Este foi o segundo gol dele desta maneira. O primeiro foi numa cobrança de falta.
Os classificados a partir desta fase farão apenas um jogo (mata-mata) até a final da competição.

Circuito ADS de Skate chega a etapa final




Será realizado neste final de semana, a etapa final do Circuito ADS de Skate. O evento acontece no Parque Ecológico Sebastião Gomes Guimarães (Parque da Ilha) nos dias 04 e 05/12 e contará com a presença de atletas de Divinópolis e Região, que disputarão o título em várias categorias.
De acordo com os organizadores do evento, o objetivo do Campeonato é divulgar a modalidade, descobrir novos talentos, além de difundir e disseminar a prática do skate de forma abrangente. De acordo com o Secretário de Esporte e Lazer, Rômulo Duarte, o skate é uma modalidade que vem crescendo ano após ano e o Governo Municipal tem dado seu apoio à diversas modalidades, sem nenhum preconceito ou discriminação. “O Governo Vladimir Azevedo é um governo de vanguarda e isso se vê nos incentivos dados a modalidades inéditas como o skate, balé, taekwondo, jiu jitsu, natação, handebol, tênis de mesa, motocross, moutain bike e outros mais. Modalidades que antes não recebiam apoio do Poder Público, hoje são atendidas e encontram respaldo na nova política pública de esporte implementada pelo Governo Municipal”, declara o Secretário.

Origem da modalidade
No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia, na cidade de Los Angeles queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, em uma época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, a nova "maneira de surfar" foi chamada de sidewalk surf. Eles queriam criar um surfe no asfalto e acabaram criando o skate.
Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só foi reconhecido uma década depois.

Futsal do EOC entra em ritmo de decisão


A manhã do domingo começa a estreitar o caminho de quem pensa em conquistar o título de campeão no futsal do Estrela do Oeste Clube. Universitário/Lugo Esporte/Forte Engenharia terá pela frente o Supermercado ABC. Na partida de fundo a Bike Wear/Fashion Cosméticos pega a Casa Usada.
A primeira terá uma emoção a mais dentro do futsal estrelino. Rogério Aquino que vem se consolidando no mundo de treinador de futebol, tem pela frente os comandados de Hélio Justo Dias. O Universitário possui um elenco mais experiente com dois dos melhores atletas do futsal divinopolitano: Mateus Levi e Daniel Lara. O ABC é um time jovem e ganharam o reforço de Tiago Piabba. Logo na estréia ele já marcou quatro gols.
Na partida de fundo a Casa Usada, até então vinha comendo pelas beiradas. Desta vez o desafio é um pouco mais complicado tendo pela frente a Bike Wear.
As partidas serão realizadas no Ginásio de Esportes. O resultado dos jogos vc acompoanha aqui no Blog, logo após o término da partida!

EE Antônio da Costa Pereira mostra uma Educação Física com muito ritmo


Eletro Dance (PAV A) venceu o 1º Festival de Dança da Escola Estadual Antônio da Costa Pereira.


Foi encerrado na noite de quinta-feira, o primeiro Festival Vem Dançar. Este projeto é idealizado pelos educadores físicos da Escola Estadual Antônio da Costa Pereira. Atuantes na disciplina de educação física o professor Luis Fernando e a professora Maria Antônia trabalharam na formação da idéia com o objetivo de demonstrar a grande diversidade cultural da evolução de dança na escola.

A organização contou com os alunos do 2º Período do Projeto Acelerar para Vencer (PAV) e com o apoio dos professores, entre eles o idealizador Luiz Fernando. Segundo o educador o objetivo é divulgar a dança em sua totalidade. “Desenvolver no aluno o domínio quanto ao seu corpo, aprimorando suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, novas formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos. Estabelece a relação de sociedade sabendo trabalhar e participar em grupos lidando com as diferenças e opiniões do próximo e cria oportunidades para que o aluno possa se expressar , se mover e ser criativo”, disse.

Nesta primeira edição, o festival apresenta a cultura corporal de movimento caracterizada por diferentes ritmos musicais a partir de coreografias criadas e ensaiadas pelos alunos. O evento conta também com participações especiais que demonstram outras práticas corporais de movimento que podem ser vivenciadas como conteúdos na educação física escolar.

O evento foi aberto pelo grupo Itaúna Taekwon-do, que foram convidados a fazer a demonstração de trabalhos. Quem também participou de forma a abrilhantar o evento foram os Moleques do Samba e Banda Três e Meio.

Cada grupo ficou encarregado de cenário, coreografia e apresentação de um ritmo musical. O Festival teve como vencedor a Eletro Dance (PAV A) com Adílio, Diego, Humberto, Júlio e Ricardo. De acordo com os alunos o Eletro Dance, conhecido como dança eletrônica, surgiu nas boates pela união de vários ritmos também denominado Free Step. Nascido em 1980 é uma dança que utiliza o batidão.

Na segunda colocação ficou o Sertanejo, apresentado pelo 2º Ano II, com Aline, Kelvin, Jerson, Karina, Luana, Marcos, Robert, Taynara, Thaís, Washington e Wesley. O trabalho mostrou o ritmo popular brasileiro que vem conquistando o público jovem. Diferente do sertanejo original, o sertanejo universitário está cada vez mais inovador , esbanjando alegria e romantismo aos “corações dilacerados”.

Em terceiro lugar o trabalho dos alunos do 1º Ano I. Fizeram uma apresentação dos anos 60. Pelo estudo deles uma década marcada por ritmos e sons extravagantes. A música foi reflexo de grandes revoluções contagiando pessoas de todas as idades. O grupo teve como componentes Ângela, Beatriz, Cassiano, Ítalo, Jaíne e Luiz Eduardo.
Na quarta colocação o Tango, desenvolvido pelo 9º Ano II e que certamente foi exaustivamente ensaiado e coreografado pela intensidade apresentada diante da dificuldade naturalmente encontrada nesse ritmo musical. De acordo com os alunos a sensualidade está presente neste ritmo, onde a união dos corpos leva a uma viagem de encanto e de sedução.

A coreografia dos Anos 80 rendeu ao 9º Ano I a quinta colocação. Com o tema “Deixe as garotas se divertirem”, os componentes Alexsandro, Bruna, Claudiane, Débora, Eloísa, Felipe, Flávio, Jean, Marco Antônio e Thainá destacaram o grande marco da década de 80. Roupas descoladas, all-star e cabelos coloridos caracterizavam as meninas daquela época dando a elas um símbolo de liberdade.

O Country desenvolvido pelo 2º Ano I, com Aline, Bruna, Daniela e Franciely, rendeu a sexta colocação. De acordo com o grupo o termo country passou a ser usado no ano de 1940 nos EUA, cujo termo original procede de uma música internacional: Hill Billy, que em português significa música caipira.

Na sétima colocação ficou o Axé do PAV A e PAV B. Amanda, Ana Cláudia, Bruna, David, Gabriele, Jéssica, Joubert, Letícia, Rayana e Thassya que além da apresentação proporcionaram o conhecimento de que o Axé é uma dança originária da Bahia e popularmente conhecida pelo seu ritmo dançante e alegre. O carnaval brasileiro é o período mais importante para o axé. A dança contagiante já revelou inúmeras bandas, sucessos nacionais e internacionais.

A coreografia da Dança de Rua (1º Ano III) contou um pouco sobre este estilo. Na visão do grupo a dança de rua sofreu um grande preconceito porque foi vista como símbolo da classe social mais baixa. Mas, apesar disto, é uma dança diversificada e aberta à todos que fazem dela um ritmo completo.

A Escola
A Escola Estadual Antônio da Costa Pereira fica no bairro Nações. Nos Jogos Escolares de Divinópolis ficou na sexta colocação, sendo a primeira colocada no vôlei masculino e segundo colocada no feminino, ambos módulo II. Os alunos enfrentam o sol forte e a chuva para treinar e mesmo com essas dificuldades estão confiantes na participação deles dentro dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).



Apresentação do Eletro Dance



Alunos do 9º ano II tiveram a difícil missão de mostrar o tango



Alunos apresentaram o projeto frente a toda a comunidade escolar