sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

EE Antônio da Costa Pereira mostra uma Educação Física com muito ritmo


Eletro Dance (PAV A) venceu o 1º Festival de Dança da Escola Estadual Antônio da Costa Pereira.


Foi encerrado na noite de quinta-feira, o primeiro Festival Vem Dançar. Este projeto é idealizado pelos educadores físicos da Escola Estadual Antônio da Costa Pereira. Atuantes na disciplina de educação física o professor Luis Fernando e a professora Maria Antônia trabalharam na formação da idéia com o objetivo de demonstrar a grande diversidade cultural da evolução de dança na escola.

A organização contou com os alunos do 2º Período do Projeto Acelerar para Vencer (PAV) e com o apoio dos professores, entre eles o idealizador Luiz Fernando. Segundo o educador o objetivo é divulgar a dança em sua totalidade. “Desenvolver no aluno o domínio quanto ao seu corpo, aprimorando suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, novas formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios quanto aos aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos. Estabelece a relação de sociedade sabendo trabalhar e participar em grupos lidando com as diferenças e opiniões do próximo e cria oportunidades para que o aluno possa se expressar , se mover e ser criativo”, disse.

Nesta primeira edição, o festival apresenta a cultura corporal de movimento caracterizada por diferentes ritmos musicais a partir de coreografias criadas e ensaiadas pelos alunos. O evento conta também com participações especiais que demonstram outras práticas corporais de movimento que podem ser vivenciadas como conteúdos na educação física escolar.

O evento foi aberto pelo grupo Itaúna Taekwon-do, que foram convidados a fazer a demonstração de trabalhos. Quem também participou de forma a abrilhantar o evento foram os Moleques do Samba e Banda Três e Meio.

Cada grupo ficou encarregado de cenário, coreografia e apresentação de um ritmo musical. O Festival teve como vencedor a Eletro Dance (PAV A) com Adílio, Diego, Humberto, Júlio e Ricardo. De acordo com os alunos o Eletro Dance, conhecido como dança eletrônica, surgiu nas boates pela união de vários ritmos também denominado Free Step. Nascido em 1980 é uma dança que utiliza o batidão.

Na segunda colocação ficou o Sertanejo, apresentado pelo 2º Ano II, com Aline, Kelvin, Jerson, Karina, Luana, Marcos, Robert, Taynara, Thaís, Washington e Wesley. O trabalho mostrou o ritmo popular brasileiro que vem conquistando o público jovem. Diferente do sertanejo original, o sertanejo universitário está cada vez mais inovador , esbanjando alegria e romantismo aos “corações dilacerados”.

Em terceiro lugar o trabalho dos alunos do 1º Ano I. Fizeram uma apresentação dos anos 60. Pelo estudo deles uma década marcada por ritmos e sons extravagantes. A música foi reflexo de grandes revoluções contagiando pessoas de todas as idades. O grupo teve como componentes Ângela, Beatriz, Cassiano, Ítalo, Jaíne e Luiz Eduardo.
Na quarta colocação o Tango, desenvolvido pelo 9º Ano II e que certamente foi exaustivamente ensaiado e coreografado pela intensidade apresentada diante da dificuldade naturalmente encontrada nesse ritmo musical. De acordo com os alunos a sensualidade está presente neste ritmo, onde a união dos corpos leva a uma viagem de encanto e de sedução.

A coreografia dos Anos 80 rendeu ao 9º Ano I a quinta colocação. Com o tema “Deixe as garotas se divertirem”, os componentes Alexsandro, Bruna, Claudiane, Débora, Eloísa, Felipe, Flávio, Jean, Marco Antônio e Thainá destacaram o grande marco da década de 80. Roupas descoladas, all-star e cabelos coloridos caracterizavam as meninas daquela época dando a elas um símbolo de liberdade.

O Country desenvolvido pelo 2º Ano I, com Aline, Bruna, Daniela e Franciely, rendeu a sexta colocação. De acordo com o grupo o termo country passou a ser usado no ano de 1940 nos EUA, cujo termo original procede de uma música internacional: Hill Billy, que em português significa música caipira.

Na sétima colocação ficou o Axé do PAV A e PAV B. Amanda, Ana Cláudia, Bruna, David, Gabriele, Jéssica, Joubert, Letícia, Rayana e Thassya que além da apresentação proporcionaram o conhecimento de que o Axé é uma dança originária da Bahia e popularmente conhecida pelo seu ritmo dançante e alegre. O carnaval brasileiro é o período mais importante para o axé. A dança contagiante já revelou inúmeras bandas, sucessos nacionais e internacionais.

A coreografia da Dança de Rua (1º Ano III) contou um pouco sobre este estilo. Na visão do grupo a dança de rua sofreu um grande preconceito porque foi vista como símbolo da classe social mais baixa. Mas, apesar disto, é uma dança diversificada e aberta à todos que fazem dela um ritmo completo.

A Escola
A Escola Estadual Antônio da Costa Pereira fica no bairro Nações. Nos Jogos Escolares de Divinópolis ficou na sexta colocação, sendo a primeira colocada no vôlei masculino e segundo colocada no feminino, ambos módulo II. Os alunos enfrentam o sol forte e a chuva para treinar e mesmo com essas dificuldades estão confiantes na participação deles dentro dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG).



Apresentação do Eletro Dance



Alunos do 9º ano II tiveram a difícil missão de mostrar o tango



Alunos apresentaram o projeto frente a toda a comunidade escolar


Nenhum comentário: