quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Guaravasco prepara surpresas para o Cruzeiro no Farião

Guaravasco é Divinópolis contra o Cruzeiro, sábado 16h, no Farião
CREDITO: Luciano Eurides



A representante divinopolitano no campeonato Mineiro da categoria infantil, a pareceria Guarani e Vasco da Gama, o ‘Guaravasco’, entra em campo nesse sábado, contra o Cruzeiro, 16h, no Farião para consolidar o bom momento da equipe. Invicta na competição (não se considera a fase seletiva), o time tem sete pontos, duas vitórias e um empate. O Cruzeiro é 100% de aproveitamento.
O time, depois de empatar fora de casa, 2x2 com o Venda Nova, na região metropolitana de Belo Horizonte, teve esse resultado como negativo. O time vencia por 2x0, teve Bruno expulso, e acabou deixando escapar dois pontos fora de casa que serão preciosos. Para recuperar e ganhar moral, nada melhor que uma vitória sobre o líder Cruzeiro.
O treinador Atila Julio do Amaral sabe ser uma meta difícil de ser alcançada, mas não impossível. Estuda uma maneira de neutralizar as principais jogadas celestes. O time da Toca da Raposa joga no losango e sempre a enfiada de bola é para Elias, o artilheiro do time com três gols. A primeira fórmula e nem tão surpreendente é o time jogar fechado, mesmo porque se abrir diante de um time de tamanha qualidade é suicídio.
A grande surpresa pode ser a escalação de um meia de criatividade, assim se caso houver erro de marcação por parte do adversário, o contra ataque seria mais inteligente e mortal. Vítor (97), pode pintar com a camisa do Bugre nesse sábado.
A equipe infantil do Cruzeiro Esporte Clube venceu o Itaúna, por 2 x 0, na Toca da Raposa I, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro e manteve a liderança do grupo A da competição, com 100% de aproveitamento.
Os gols do time celeste foram marcados por Elias e Pedro. O técnico Marcelo Vilhena, escalou o Cruzeiro com Jordan; Arnold (Lucas Felipe), Ismael, Lucas Grego e Breno; Luiz Felipe (Luiz Bahia), Sávio, Gabriel Louzada e Thiago; Igor (Pedro) e Elias (Wendel).
O time celeste fez três jogos, venceu o Araguaia com gols de Marlon, Gabriel Louzada, Wendel e Pedro. Passou pelo Gol Brasil, 3x0, gols de Eilias (2) e Igor. Contra o Itaúna, vitória por 2x0, gols de Elias e Pedro.

Resultados da Rodada 3ª Rodada]
Cruzeiro 2x0 Itaúna 
Venda Nova 2x2 Guarani
Gol Brasil 1x0 Araguaia

Quarta Rodada
03/09 9h Itaúna x Gol Brasil no Municipal José Flávio
03/09 10h Araguaia x Venda Nova no Astrogildo Duarte
03/09 16h Guarani x Cruzeiro no Farião

Classificação
Cruzeiro 9 pontos
Guarani 7 pontos
Gol Brasil 6 pontos
Itaúna 3 pontos
Venda Nova 1 ponto
Araguaia 0 

Instituto Saber de Nova Serrana é Minas Gerais no brasileiro estudantil


Equipe de futsal do Instituto Educacional Saber representará Minas Gerais no Brasileiro Estudantil

A equipe de futsal masculino, nascidos em 1994, do Instituto Educacional Saber - Rede Pitágoras  (IES), da cidade de Nova Serrana sagrou-se campeã  da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), etapa disputada em Juiz de Fora. O título estudantil garante o direito de representar Minas Gerais no Brasileiro, em Curitiba.

Para se chegar ao titulo o caminho é longo. São três fases, sendo jogos com as melhores instituições escolares do estado. Na microrregional o time foi o melhor, venceu Bambuí na final. Na regional o título foi conquistado em cima da equipe da cidade histórica de Mariana. Na última fase, a estadual, e também a mais difícil, a delegação neoserranense empatou com o Uberlândia (3x3), venceu o complicado Minas Tênis Clube por 6x3. Embalado passou por Montes Claros (2x1). Na semifinal ganharam de Andrelândia por 03 x 01 e pela frente, novamente o Minas Tênis Clube, vitória do interior, IES 6x3.

Para o educador físico e treinador da equipe, Paulo Soares Pereira Junior (Pepê) a maior dificuldade estava na alta qualidade da disputa. “A maior dificuldade certamente é o alto nível, todas as equipes muito boas, principalmente a do minas, uma equipe muito técnica”, disse.

A alegria está estampada no rosto dos atletas e comissão técnica. “Só de poder representar Minas Gerais em um campeonato brasileiro, onde vamos viajar com todas as despesas pagas pelo estado: Hotel e avião. Campeonato que conta com apenas os campeões de cada estado é muito importante”, disse Pepê.
O time atuou com Ian Bernardes (goleiro), os fixos Marco Antônio e Felipe Yamin, os alas Álvaro Daniel, Willian Douglas, Tulio Ierro, Jorge Henrique e os pivôs Keslley Lucas e Caio Mendes. O técnico Paulo Soares Pereira Junior, o Pepê auxiliado por Ruy Borborema.

A equipe recebeu todo apoio do Instituto Educacional Saber, a prefeitura patrocinou transporte e alimentação e o uniforme foi cedido por Fabio Avelar.




Coluna Luciano Eurides


Coluna Luciano Eurides

MGD
É com muito orgulho que recebo na sexta-feira, dia 2 de setembro, às 20h, o troféu MGD de Cidadania. A solenidade será na Câmara Municipal de Divinópolis e faz parte das atividades da 8ª Parada do Orgulho LGBT de Divinópolis.
A parada, domingo, 12 no quarteirão fechado da Rua São Paulo tem como tema “Família: Unidade e Diversidade em Transformação”. Muito apropriado para a atualidade.   

UNIÃO ESTUDANTIL
As lutas estudantis moldaram o atual cenário da democracia brasileira. Com muito pesar vimos os movimentos estudantis perder a atuação ao longo do tempo. Hoje, os grêmios escolares nem sequer existem.
Uma luz no fim do túnel é o 2º Congresso Municipal de Educação realizado em 20 de novembro de 2010. De acordo com Cláudio Guadalupe, membro da gerência de educação inclusiva uma comissão de alunos, mostrou interesse em reativar a União dos Estudantes de Divinópolis (UED) e implantar os grêmios estudantis. “Eles querem lutar por interesses comuns, bem como cultura e a prática de esporte, nesse sentido o I Encontro de Estudantil é ponto de partida para novos projetos”, acrescentou Guadalupe.
O I Encontro Estudantil de Divinópolis terá como parceira a UBES-União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Todos objetivam a defesa da educação pública gratuita, de qualidade e sem distinção religiosa. Na história da UBES acumulam-se inúmeras vitórias e participações em eventos importantes para a vida política do país, como a resistência à ditadura militar. A idéia com a parceria é qualificar cada dia mais a educação divinopolitana.
O encontro, dia 7 de setembro às 14 horas no auditório da SEMUSA. Uma apresentação cultural na Praça do Santuário com diversas bandas e hip hop será oferecida aos estudantes que se reunirão.

O povo brasileiro sofre com a grande carga de impostos cobrada. Dinheiro esse pago com esperança de um retorno em benefício da população. Como os tributos são pagos por todos, os benefícios deverão ser também utilizados por todos, nem sempre isso é possível, assim a equidade entra em campo. Os governantes deveriam investir mais, onde mais precisa.
O futebol divinopolitano passa por uma inversão de valores. Existe um comprometimento publico com o Guarani, onde se reúne uma pequena parte de jogadores (adultos) que são da cidade. Os demais clubes da cidade, Flamengo, Palmeiras, Vasco da Gama, Jusa Fonseca, Padre Eustáquio, Corinthians, Associação Danilo Passos e outros vivem apenas de alguma ajuda. Não há de fato um investimento publico nesses clubes que possuem em média 150 atletas em plena atividade, 99% moradores da cidade e em idade vulnerável.
A falta dessa politica publica em favor do esporte na nossa cidade é refletida no Centro Sócio Educativo, Vara da Infância e Juventude e delegacias de policias. Divinópolis tem o melhor promotor da infância e juventude do Brasil, mas não há investimentos na ordem necessária.

GRUPO ATRAENTES
Os ex-jogadores de futebol, muitos deles com passagem pelo Guarani, é o caso do vocalista João Paulo, estão hoje com o Grupo Atraentes e fizeram a abertura dos Jogos Escolares de Divinópolis. Eles levantaram as arquibancadas totalmente lotadas. Parabéns aos artistas e a organização que acertou em cheio a escolha das atrações.

FOTO: Luciano Eurides


Jogos Escolares demonstram alto nível técnico



Miguel Couto e Luiz Viana fizeram uma grande partida ontem dentro dos Jogos Escolares de Divinópolis
CREDITO: Luciano Eurides



A disputa dos jogos escolares de Divinópolis (JED) tem levado muitas pessoas as quadras esportivas onde há disputas. Além das duas mil crianças e adolescentes diretamente ligadas, ainda se destaca o alto nível técnico de cada equipe. O Miguel Couto no futsal masculino I venceu o Luiz Viana por 6x2. Dona Diva e Sagrado Coração empataram 3x3.

O futsal é a modalidade com maior número de escolas inscritas. Este dado não seria relevante se não houvesse a presença maciça do futsal feminino. As mulheres ganharam força e de um jeito muito especial conquistam o espaço e fazem valer cada minuto em quadra. Taís Araújo Rodrigues é um destes destaques. Ela fez 20 gols em dois jogos. Estudante da EE São Francisco de Assis, no Sidil, tem 11 anos e treina no Sparta. “Sempre gostei de jogar, isso desde os dois anos”, contou.

No masculino a grande partida de ontem ficou por conta do Miguel Couto. Candidata ao título de campeã 2011, a escola jogou em casa e se fez valer dos talentos do futebol, para a disputa no futsal.  A equipe trouxe uma inovação, Diego Silva, artilheiro do Vasco da Gama, atuando no gol. A s jogadas mais perigosas eram com a saída de bola do fixo João Vitor (Vasco da Gama) com Lucas (Flamengo). E foi Lucas quem abriu o placar, na cobrança de escanteio ele fez o primeiro gol. Com seis minutos e meio de jogo, João Vitor, ala esquerdo, soltou o pé do meio da quadra e ampliou. As jogadas aéreas entre Diego e Lucas acabou funcionando e o pivô marcou mais um para o Miguel Couto.

Na segunda parte o Miguel Couto voltou com a proposta de trabalhar a bola no chão e funcionou. Yago sofreu falta e o ala esquerdo João Vitor cobrou e marcou. Aos três minutos da etapa complementar Yago recebeu a bola de Lucas e soltou o pé para fazer 5x0. O time da casa relaxou e Luizinho se aproveitou, marcou dois gols diminuindo o marcador. Faltava o gol do fixo João Vitor, ele veio na cobrança de escanteio, pegou bem o chute e fez o sexto.

Ainda pelo futsal masculino módulo I o time do Sagrado Coração, bairro São Luiz, com o pivô Matheus Rodrigues,  destaca-se pela boa estatura e chute forte. Ficou no empate em 3x3 com o Dona Diva, do bairro São José. Time que tem o pequeno Davi. No futsal, tamanho não é essencial, ele em um drible muito bom em curto espaço.

Hoje os jogos seguem durante todo o dia na Quadra Poliesportiva da E.E. Manoel Corrêa Filho, bairro Planalto, de manhã no Ginásio Poliesportivo Vereador José Constantino Sobrinho, bairro Niterói e a tarde no Miguel Couto.
 EE Miguel Couto é uma das favoritas no futsal masculino módulo I
FOTO: Luciano Eurides

Taís Araújo Rodrigues, da EE São Francisco de Assis, 11 anos, 20 gols em dois jogos
FOTO: Luciano Eurides

Dona Diva de Oliveira - FOTO: Luciano Eurides


Luiz Viana- FOTO: Luciano Eurides




Sagrado Coração - FOTO: Luciano Eurides