quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Termina hoje às inscrições para o1º Torneio de Tênis de mesa


Os interessados poderão fazer suas inscrições na Lugo Esportes e no Clube dos Servidores Municipais. O evento será realizado neste sábado (21) às 13h, no Clube dos Servidores Municipais
Além dos prêmios, os atletas mais bem colocados, irão representar Divinópolis na edição 2010 dos Jogos do Interior de Minas (JIMI), a maior e mais importante competição do esporte amador de Minas Gerais.
O tênis de mesa ou mesatenismo foi inventado na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como ping pong, até se tornar uma marca registrada e por isso mudou-se o nome na Europa para tênis de mesa, sendo o nome ping pong atualmente usado apenas para fins recreativos. É um dos esportes mais populares do mundo em termos de número de jogadores, assim como sendo um dos mais novos dos esportes olímpicos. O tênis de mesa é conhecido como sendo o esporte com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo o esporte de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola.
De acordo com o Gerente de Esportes, Renato Montak, o apoio à modalidade é importante para incentivar e resgatar um esporte olímpico, bastante democrático, podendo ser praticado por pessoas de todas as faixas etárias. Por este motivo o tênis de mesa já foi amplamente praticado em clubes e escolas, declarou o Gerente.
O evento apoiado pela Prefeitura Municipal de Divinópolis, através da Secretaria de Esporte e Lazer, acontece no Clube dos Servidores Municipais e terá a presença de vários atletas do município.

Guarani tem dois desfalques para sábado


Jonjon poderá ganhar a vaga de titular já que Dudu cumprirá suspensão contra o Santa Cruz

O Bugre divinopolitano volta a campo nesse sábado, contra o Santa Cruz, em partida marcada para as 13h. O jogo é de recuperação para o Tamanduá, pois a equipe vem de dois empates e uma derrota. O Santa Cruz é o último colocado da chave.
Para essa partida serão três desfalques. O treinador Ricardo Leão, este continua em Patos de Minas para a disputa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Também dois jogadores, o volante Luis se machucou na última partida e deverá ficar cerca de 30 dias sem jogar. O tornozelo do jogador continua inchado e ontem ele foi ao médico do Clube, Dr Ronaldo Cansado. Segundo o médico houve uma fratura que para o ortopedista, simples. O pé dele foi imobilizado e assim ficará por três semanas quando se dará início a fisioterapia, ou seja, não deverá voltar a jogar antes de seis semanas.
Ainda desfalcará o time o meia Dudu, ele foi expulso e cumpre a suspensão automática. No caso dele deverá alterar a formação de ataque, pois Pablo ferreira até então jogando de atacante retornaria ao meio campo e outro jogador ganharia a titularidade, no caso, Túlio Coelho e Jonjon lutam por essa vaga.
A dupla de treinadores interinos, André Rocha e Felipe Azevedo, esperam contar também com Caubi e Bruno, jogadores que aguardam a documentação para estarem aptos a jogar.

Copinha é recheada de gols


A abertura oficial da 1ª Copinha Divinópolis de Futebol aconteceu no domingo, no campo do Palmeiras, com a partida entre a equipe da casa e a equipe do Flamengo. Na solenidade, estiveram presentes representantes dos Clubes participantes do evento, atletas, pais, árbitros e os membros da Comissão Técnica da secretaria de Esporte e Lazer. Participaram ainda o chefe do setor de Esporte Competitivo, Rogério Silva, e o gerente de Esporte e Lazer, Renato César Montak, que deu o pontapé inicial do jogo.
Nesta 1ª rodada de jogos da Copinha Divinópolis, os artilheiros das equipes participantes não economizaram no marcador. Foram assinalados 67 gols em 16 partidas, com média de 4,18 gols por partida.

G4 fica inalterado após a quinta rodada do Campeonato Amador


A disputa pelo título do Campeonato Amador passa primeiro pela classificação entre os quatro primeiros colocados, chamado Grupo dos quatro ou G4. Até o momento são Fluminense, Associação Atlética Danilo Passos, Palmeiras e Tupy. Destes o único ameaçado é o Tupi.
O Fluminense embora tenha empatado com o Minas no último final de semana soma 11 pontos, está matematicamente garantido na fase posterior. Possui o melhor ataque e a melhor defesa é o atual campeão e considerado favorito ao título.
A Associação Atlética Danilo Passos folgou no último fim de semana, e em nada alterou a posição dela na classificação, o time possui dois pontos a menos que o líder e ainda disputa mais dois jogos. Tem o segundo melhor ataque, porém acabou sofrendo muitos gols. Essa correção no time de acordo com Osmando já foi feita e ele quer a liderança e o direito de fazer as segundas partidas (semifinal e final) no estádio Waldir Coelho. O time está praticamente classificado, para ficar fora da segunda fase tem de perdera as duas e Corinthians vencer as duas.
O Palmeiras vem fechando o grupo dos classificados. Para ele a situação é idêntica a da Associação, falta apenas um ponto para se consolidar. O time do Afonso Pena estreou por ultimo e rapidamente pulou para o grupo da elite, a proposta agora é brigar pela liderança ou pelo menos o segundo lugar para garantir uma vantagem nas bases seguintes.
Atualmente o Tupi de Carmo do Cajuru ocupa a ultima vaga na classificação, mas Padre Eustáquio (embora ainda irá folgar) possui chances, pode chegar a sete pontos. Também Corinthians pode chegar a nove e até mesmo o Minas que pode fazer sete pontos. Com cinco pontos conquistados o alvirrubro cajuruense já ligou o sinal de emergência.

Resultados 5ª Rodada
Corinthians 5 x 0 Padre Eustáquio
Palmeiras 2 x 2 Tupi
Fluminense 1 x 1 Minas

Coluna Luciano Eurides

ATLETAS EM FORMAÇÃO
O Divinópolis Esporte Clube (DEC) e o juvenil do Guarani mostraram no último sábado uma evolução e um retrocesso. Digo evolução quando colocado em campo pelo DEC jogadores jovens que assimilaram bem os propósitos do treinador. O caso do volante George, este surpreendeu pela obediência tática e nova cara que deu ao time. Antecipou as jogadas, modulou o jogo e proporcionou aos jogadores de criação um desempenho diferente. Parece existir algo tipo ‘contaminante’. Quando se iniciou bem, tudo correu bem e as qualidades dos principais jogadores apareceram. Uma resposta positiva dos atletas mais experientes às criticas e cobranças feitas na semana do jogo, inclusive nessa coluna.
Quando falo de retrocesso olho a formação tática ou esquema de jogo do Guarani, que não valoriza o melhor de cada jogador. No Bugre é perceptível a péssima marcação de Dudu, não é por menos, ele gosta é de criar jogadas, concluir em gol e isso faz muito bem. Quando se exige dele uma marcação anterior a linha do meio campo, tira dele a melhor qualidade. Isso também é contaminante, pois o zagueiro Renan, com duas infelicidades nos dois últimos jogos está fora do sistema criado. O time joga com três zagueiros e sobram sempre dois atacantes para ele maçar. O número de acertos dele é infinitivamente maior que de erros, diria sem medo de errar 98% de acertos, 1% de erro coletivo e normal em qualquer atleta e um erro fatal que culminou no gol do adversário. Renan não errou sozinho. A falta sem necessidade criou a jogada, isso se deve ao erro de marcação antes mencionado, onde os homens de criação não marcam com a mesma eficiência, também o goleiro poderia ter interceptado a bola. Aliás, o goleiro Gustavo, é o mais paciente do estádio, ninguém agüenta mais o preparador de goleiros falando 80 minutos sem parar!
O mais importante é entender que todos estão em processo de formação, erros e acertos fazem parte, ou melhor, são o cerne do processo. Avaliar sempre, rever, reaprender e procurar assimilar o máximo é a grande meta. O resultado final somente será obtido se a comissão técnica exigir o máximo desses atletas em formação, pois eles possuem ainda muito espaço para o aprendizado.

PARTE DO JOGO
O futebol é uma arte. Para ela é necessário ter um biofísicossocial interagindo. O esporte necessita de uma predisposição biológica, física e também a socialização dos atletas, em especial nos esportes coletivos.
A concentração, que é mais do que o ato de retirar os atletas do convívio social diário comum (a casa deles) e interná-los em um ambiente contextualizado para o jogo fez e faz a diferença. Mateus, ex-lateral direito e agora meia do Divinópolis Esporte Clube, após a partida comentava com Rodolfo o fato de o time ter jogado bem, e não por acaso o rendimento de Mateus e Rodolfo, a exemplo dos demais, foi acima da média das partidas anteriores.

ÉPOCA PROPÍCIA
De acordo com o biólogo suíço Jean Piaget, autor do Cognitivismo Construtivista, onde a teoria do Interacionismo Piagetiano em um dos estudos publicados afirma que o desenvolvimento mental do ser humano começa quando nascemos e termina na idade adulta.
Piaget distribui em estágios ou períodos de desenvolvimento, são seis e o último se refere a adolescência. O estágio das operações intelectuais abstratas, da formação da personalidade e da inserção afetiva e intelectual na sociedade dos adultos.
Temos, pois, aqui, a questão central que me permite apresentar o conceito de interação que embasa a proposta piagetiana: A época desses jovens é aqui e agora! Não existe momento mais propício para ensinar e cobrar desses jovens talentos do futebol!

EMPURRÃO DA MÍDIA
Na formação dos atletas é importante e até mesmo decisivo o empurrão dos meios de comunicação sociais. Além deles, todo o mundo do futebol está diretamente atrelado a mídia. Veja por exemplo o caso do treinador da Seleção Brasileira de Futebol, Mano Menezes, antes mesmo de se sentar com o presidente da CBF, o técnico já tinha sinalizado que sabia onde estava pisando: deu uma entrevista exclusiva para a Globo imediatamente após anunciar ser o novo reinador do time nacional.
Antes, havia ele recebido ordens de Ricardo Teixeira que não queria mais problemas com a imprensa, especialmente com a Globo, evitando a repetição de conflitos protagonizados por Dunga na Copa da África do Sul.
Em Divinópolis a imprensa esportiva apenas espera receber das diretorias e comissões técnicas, também de alguns jogadores, uma boa receptividade, e muitas vezes nem isso é possível.