segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Coluna Luciano Eurides

Começou 2011

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí, entra o milagre da RENOVAÇÃO e tudo começa outra vez, com outro número, e outra vontade de acreditar que daqui para diante vai ser diferente”, Carlos Drummond de Andrade.

Esse é o sentimento de recomeço. A esperança de termos um planejamento direto, com funcionalidade. Renovar é preciso. Assim desde hoje as páginas na Gazeta já entram em novo ritmo, e certamente mudanças ainda mais drásticas prometem acontecer em prazo curto.

A primeira grande mudança a ser notada pelo leitor é o acompanhamento direto dos Clubes da Série A do Brasileirão. Nesse novo projeto não apenas Cruzeiro, Atlético e América terão atenção especial, mas também os clubes do Rio de Janeiro e São Paulo principalmente.

Outra mudança a médio prazo será a valorização do esporte especializado. Natação é um esporte de muita apreciação na cidade e merecerá um espaço maior. Ainda o tênis é uma grande aposta da cidade.

Com relação ao futebol (não profissional) daremos uma ênfase no amador e clubes parceiros, como o Divinópolis Esporte Clube (DEC), Estrela do Oeste Clube e Divinópolis Clube.

Reapresentação

Os clubes por todo o país se reapresentaram durante todo o dia de ontem. Foram reforços e boatos para todos os lados. Sem o meia Petkovic e os atacantes Diogo e Val Baiano, o Flamengo se reapresentou na manhã desta segunda-feira, na Gávea, para iniciar os trabalhos de 2011.

Recém-contratados, o goleiro Felipe (ex-Corinthians e Braga) e o meia Vander (ex-Bahia) se juntaram ao elenco. Outra novidade é a presença de João Vitor, que foi integrado ao grupo profissional.

Já a ausência de Petkovic era prevista. Ele foi liberado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo para passar o Natal Ortodoxo na Sérvia.

A situação de Diogo, por sua vez, ainda está indefinida. O Flamengo ainda deve cerca de R$ 790 mil ao Olympiacos pela segunda parcela do empréstimo do atacante.

O camisa 9 também foi cortado da viagem para Londrina-PR, onde será realizada a pré-temporada rubro-negra, mas ainda não houve um pronunciamento oficial da comissão técnica para a sua ausência. O mesmo se aplica a Val Baiano.

Como Guilherme Negueba participará da Copa São Paulo de Futebol Júnior e Diego Maurício está com a Seleção Brasileira Sub-20 que se prepara para o Sul-Americano da categoria, Deivid foi o único atacante a aparecer na Gávea.

Após um mês de férias, os jogadores chegaram às 9h desta segunda e fizeram um trabalho de alongamento e aquecimento visto de perto pelo preparador físico Antônio Mello. À noite, os jogadores embarcam para Londrina.

Apresentado no dia 22 de dezembro, o meia argentino Darío Bottinelli só se juntará ao elenco em Londrina. Ele ainda resolve pendências no consulado de seu país.

Catapora

O Corinthians se reapresentou na manhã desta segunda-feira com 27 jogadores no elenco e já realiza seu primeiro treinamento para a temporada de 2011. A notícia negativa ficou por conta do lateral direito Alessandro, que, com catapora, nem foi para o Centro de Treinamento em São Paulo e não viaja para a cidade de Itu, cidade em que o clube realizará a pré-temporada.

Alessandro será examinado na tarde desta segunda por um infectologista e, por conta da doença contagiosa, deve ser reintegrado ao grupo em um prazo de duas ou três semanas. O longo período deixa o atleta com o risco de desfalcar o Corinthians na primeira partida contra o Tolima (COL), válida pela Pré-Libertadores, no dia 26 de janeiro, no Estádio do Pacaembu.

Outras baixas do elenco corintiano foi Ronaldo. Como já era previsto, ele seguirá com o grupo diretamente para Itu. O primeiro reforço do clube para 2011, o zagueiro Wallace, tem a chegada de seu voo a São Paulo prevista para esta segunda deve ser apresentado oficialmente somente na terça-feira, já na concentração do Corinthians em Itu.

O elenco corintiano realiza exames durante a manhã e a tarde desta segunda-feira ainda do CT Joaquim Grava. A viagem para o interior paulista está marcada para o final da tarde.

Em Divinópolis

O que se tem em vista para os apreciadores do futebol local é o Campeonato de Futebol de Areia, a ser realizado no Parque de Exposições a partir do dia 6 de fevereiro. As inscrições já estão abertas nas lojas Lugo Esportes.