sexta-feira, 13 de julho de 2012

Coluna Luciano Eurides



Crescei e multiplicai

A lei primeira, da criação do mundo, continua sendo, mesmo na era do capitalismo a forma mais eficaz de manter-se em atividade. A fórmula ditada pelo criador poderia se aplicar nosso querido Bugre. O time precisa avançar as fronteiras do Porto Velho, ir em direção do Mendes Mourão e tantos outros clubes e associações esportivas. Seroa uma multiplicação de oportunidades para os garotos.

Digamos que o Guarani adote a fórmula mágica das franquias de rendimento. Seria uma escolinha em cada cidade do Centro Oeste Mineiro, todas prontas a ceder os talentos, não para o Guarani, mas para o mundo do futebol.

A pergunta a ser feita é o que o Guarani tem a oferecer? Não é uma mera utopia a oportunidade de ser profissional no futebol, o estágio de um treinador, educador físico e até mesmo um atleta é uma oportunidade.

Para entendermos. Digamos que o Guarani faça uma franquia de rendimento com o Craque do Futuro de Lagoa da Prata. O time divinopolitano teria um grupo de jogadores crescendo e se preparando para vestir a camisa do time, sem necessidade de espaço físico a mais ou alojamento e a parte burocrática, pois o campo usado é em Lagoa da Prata onde estão os profissionais que lá já atuam e os atletas morando em casa, junto com papai e mamãe, que é o correto!

O Craque do Futuro receberia apoio técnico do time da cidade, abrindo as portas para estágio para técnico, preparador físico, treinador de goleiro e também uma oportunidade para os atletas que se destacarem. Seria uma semana junto ao mundo profissional. Sem contar é logico com o aumento efetivo do número de alunos, cada um paga a mensalidade (sempre foi assim), haveria um aumento expressivo nas receitas da instituição que poderia cada vez, crescer mais.

Vejamos se com a posse de Gilson Morais na vice presidência, seja realmente um auxilio ao presidente Edilson de Oliveira, que faz muito pelo Guarani e talvez seja esse muito o principal motivo do projeto não ter iniciado. Reitero, Edilson já tem se dedicado 24h dia pelo profissional do Guarani, deu certo, agora é crescer e multiplicar!



BRUXA TÁ SOLTA

Sem vários titulares, o técnico Givanildo Oliveira quebra a cabeça para montar o time a entrar para o confronto contra o Goiás, sexta-feira, no Serra Dourada. Foi uma oportunidade para o treinador observar outros atletas e testar opções para o próximo jogo. O maestro Gilberto e o volante Dudu, ambos com dores no pé direito; o meia Rodriguinho com cansaço muscular e o zagueiro Everton gripado ficaram em tratamento no departamento médico.

O meia Gilberto garante que estará 100% até jogo. Ele afirma que o problema no pé não o impedirá de atuar no Serra Dourada. O volante Thiaguinho, que foi decisivo no último jogo, disse que não se sente o curinga da equipe. Mas, sim, um jogador sempre à disposição do treinador para qualquer eventualidade. Thiaguinho já atuou no Serra Dourada e admite que seja um campo diferente, que necessita cuidados. O lateral Patrick, que sofreu uma entorse no joelho esquerdo.



NATAÇÃO

Começa hoje o Campeonato de Inverno, da regional de natação. São 126 atletas de toda a região entram e m busca de bons resultados. Ao todo oito entidades envolvidas. A nadadora Letícia Silva Ferreira, da equipe CEO-DTC é a primeira grande atração nos 400m livre juvenil, ela figurou no pódio do campeonato Mineiro, disputado no Minas Tênis Clube.

Palmeiras inicia reação no juvenil da LMDD







Realizada a oitava rodada do juvenil e junior da Liga Municipal de Desportos de Divinópolis o destaque foi para a vitória do Palmeiras, frente a boa equipe do PEC e isso pode ser a arrancada para uma classificação. A Associação Atlética Danilo Passos segue firme nos juniores e a classificação não será problema para a equipe.

Na categoria juvenil o Palmeiras recebeu o PEC e não perdoou, venceu o terceiro colocado, empatou em número de pontos na chave e vai ao Belvedere encarar o União, pela nona rodada. Uma vitória sobre o líder por dar excelentes chances para o alviverde do Afonso Pena.

O União Belvedere manteve a liderança ao vencer por 3x0 o Tupy, no estádio José Marra da Silva, em Carmo do Cajuru. A equipe já está classificada para a próxima fase e recebe o Palmeiras, na manhã do próximo domingo.

Na chave A teremos na próxima rodada além de União Belvedere x Palmeiras, o clássico Cajuruense Sport x Tupy. A liderança da chave é do União Belvedere, com 16 pontos, seguido de Tupy e PEC com nove pontos cada, sendo que o PEC tem mais gols marcados. O Palmeiras e Sport tem sete pontos cada, o Palmeiras leva a melhor no número de gols marcados.

Na chave B o Vasco da Gama venceu o Corinthians em um jogo que terminou com tumulto. O time alvinegro do Afonso Pena segue na liderança e vai enfrentar o difícil JUsa Fonseca, no Jusão, domingo pela manhã. O Padre Eustáquio não conseguiu jogadores suficiente para ancarar o Jusa Fonseca. Na próxima rodada a equipe da Associação jogaria contra o Padre Eustáquio, a partida ainda não foi confirmada pela LMDD.

A classificação na Chave B, tem Vasco da Gama 18 pontos, 100% de aproveitamento. O Jusa Fonseca com dez e a Associação com oito. Corinthians tem sete pontos ganhos.



Júnior

A chave A teve Independente 3x2 PEC, com o resultado o time de São José dos Salgados vem demonstrando toda a força na base. Na próxima rodada o time vem a Divinópolis onde enfrentará o União Belvedere. O Tupy venceu 2x1 o União Belvedere e na próxima rodada encara o clássico frente o Sport, no Batista Leite.

A liderança da Chave A é do Independente com 14 pontos, seguido de Tupy com 12. O união Belvedere soma nove pontos e se tornou o maior torcedor do Sport, que soma apenas seis pontos. O PEC tem quatro pontos ganhos.

Na chave B, Associação e Jusa Fonseca enfrentam apenas o Corinthians. O Minas pediu desistência e o Padre Eustáquio não conseguiu se firmar. Na última rodada o time do bairro planalto foi goleado por 9x1. Na próxima rodada falta a confirmação do jogo Associação Atlética Danilo Passos x Padre Eustáquio.

Na classificação temos a Associação Atlética Danilo Passos com 12 pontos, Jusa Fonseca com 11 e Corinthians com nove. O Padre Eustáquio com sete pontos encara a Associação. O time do Danilo Passos ainda teria pela frente o Minas.

EOC esclarece regulamento da semifinal soçaite adulto






O Campeonato de Futebol Soçaite do Estrela do Oeste Clube (EOC) está na fase semifinal. Cofepe/Planeta Água, Gente & Música, Masterçucar e Ricardo Eletro estão na disputa. As equipes da Cofepe/Planeta Água e Gente & Música foram melhor classificadas e perderam os jofos de ida da fase antecedente a final.

O regulamento da competição fala que a fase de classificação será disputada com as equipes jogando entre si em dois turnos, classificando-se as quatro melhores colocadas para a fase semifinal, e de acordo com o Art. 11º. “Na fase semifinal, a equipe primeira colocada joga contra a quarta e a segunda colocada joga contra a terceira em dois jogos. Ao final do segundo jogo, caso aconteça o empate em número de pontos (uma vitória para cada equipe), será realizada uma prorrogação de 15 minutos corridos com gol de ouro. Permanecendo o empate, será disputada uma série de três pênaltis e se necessário as cobranças serão alternadas até a definição da equipe vencedora do jogo e classificada para a fase final” esclarece.

Já sobre a final. “Os dois vencedores dos jogos da fase anterior decidem em dois jogos as equipes campeã e vice-campeã. Ao final do segundo jogo, caso aconteça uma vitória para cada equipe, a equipe campeã será conhecida em uma prorrogação de 15 minutos corridos com gol de ouro. Persistindo o empate na prorrogação, será campeã a equipe melhor colocada na fase de classificação de acordo com o ART. 11º”, conclui.

Assim sendo, até mesmo um empate garante Ricardo Eletro e Masterçucar na final, havendo derrota dessas equipes, a partida seguirá para a prorrogação onde não há vantagem alguma, mas a vantagem de se ter classificado melhor, poderá garantir o título de campeã, isso já na fase final.

Sábado começa a segunda fase do Divinópolis Clube




A sede campestre do Divinópolis Clube recebe nesse sábado os jogos da segunda fase da competição. Serão três partidas Alá Imóveis x Lugo Esportes, Max Shop x JR Ferragens e Gente & Música x Karinho.

O primeiro jogo da tarde, a Alá Imóveis / Cedro Seguros líder da primeira fase, irá fazer uma partida contra a grande surpresa da competição na primeira fase fase do torneio, a Lugo Esportes. No segundo jogo, Max Shop e Total Parts / JR Ferragens / Decor / Larama gera grande expectativa, pois a partida na fase de classificação foi eletrizante.

No último jogo da tarde, Gente e Música / Unibras / Universo da Empada e Karinho / Paranauto / Pimenta Embalagens estarão em campo para realizar um grande jogo, as duas equipes tiveram uma campanha de altos e baixos, porém agora tem tudo para classificar para a terceira fase da competição.
1ª Rodada
DATA
CATEGORIA
HORÁRIO
EQUIPE A
X
EQUIPE B
14.07
Adulto
14hs
Alá Imóveis / Cedro Seguros
x
Lugo Esportes
14.07
Adulto
15hs30min.
Max Shop
x
Total Parts / Jr Ferragens / Decor / Larama
14.07
Adulto
16hs45min
Gente e Música / Unibrás / Universo da Empada
x
Karinho / Pimenta Embalagens / Paranauto

Nacional coloca ingressos a venda para clássico na série D






O Nacional da cidade de Nova Serrana e Guarani de Divinópolis entram em campo na próxima segunda-feira, às 20h, na Arena do Calçado, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da série D. Com quatro pontos ganhos, o Nacional ocupa a segunda colocação, enquanto o Guarani, com um ponto conquistado, é o quarto do grupo A6. Os ingressos para a partida podem ser adquiridos em Divinópolis na Lugo Esportes e Galera dos Esportes.

As duas equipes, apesar da proximidade entre as cidades, se enfrentaram somente três vezes. Em 2011, Nacional e Guarani se enfrentaram pela Taça Minas Gerais, com uma vitória para o Guarani e um empate. Já no Campeonato Mineiro deste ano, o Nacional saiu vitorioso.

Com o retrospecto equilibrado, o Nacional espera conquistar a vitória na segunda-feira para chegar a liderança da competição e manter a invencibilidade na Arena do Calçado. O Búfalo ainda não sabe o que é perder jogando em seu novo estádio. Na Arena do Calçado, o Nacional realizou quatro jogos. Foram dois empates e duas vitorias.

A venda antecipada de ingressos para a partida conta com uma novidade. A diretoria do Nacional resolveu manter a promoção de ingressos, que serão vendidos a R$ 10 (arquibancada) antecipados e R$ 20 (cadeiras). Estudantes, menores de 12 anos e idosos acima de 65 anos pagam meia-entrada. No dia do jogo, os ingressos de arquibancadas custarão R$ 20 e cadeira R$ 40.

Portões de acesso: Torcedores do Nacional acesso pelo portão 1. Torcedores do Guarani, portão 2. O acesso as cadeiras será pelo portão 3. Deficientes físicos terão acesso pelo principal. Em Divinópolis os ingressos podem ser comprados na Lugo Esporte e Galera Esportes.