quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Coluna Luciano Eurides


PORCO FELIZ
O Palmeiras do Afonso Pena está feliz da vida com a conquista do título de pré-mirim e mirim da Liga Municipal de Desportos de Divinópolis. Certamente a grande vitória dos pequeninos foi no Mandes Mourão. Além do placar o time Rubro-Negro perdeu importantes jogadores e fizeram muita falta na grande final. Sem duvida alguma o Flamengo abrilhantou a vitória palmeirense, pois José Carlos Rocha tem uma excelente equipe. Ainda mais motivos para o time de Dinei comemorar muito o título.
No infantil, um clima quase de guerra no “Poeirão”. Os jogadores nota 10. Os pais nota zero. Em campo encontrei no time campeão um erro. O time começou com Hagi, na minha opinião um excelente jogador que poderia definir o jogo. Talvez iniciar a partida com Hebert e China no ataque e segurando Hagi para os acontecimentos finais fosse uma melhor proposta.
O Jusa Fonseca valorizou e muito o título do Palmeiras. É uma equipe incrivelmente bem treinada, onde todos os jogadores tem as posições definidas e com um poder coletivo muito grande. A decisão foi nos pênaltis. O time do Jusa Fonseca poderia ter matado o jogo e vencido no tempo normal, mas a bola insistiu em não querer entrar. Isso acontece com muita frequência no futebol.
A alegria do porco pode não ser completa. Pelo caminhar da carruagem o mirim será decidido mesmo por Vasco da Gama e Jusa Fonseca. Cabe a diretoria do Palmeiras e a LMDD tentarem minimizar os erros de documentação. Aliás este ano muitos clubes passaram sufoco.

POEIRÃO
Os jogadores do Jusa Fonseca são verdadeiros heróis por conseguir jogar em um campo como aquele. A poeira é inacreditável, quase não se enxerga os atletas, a bola, nem pensar. Cada jogador parecia um tijolo em campo. De acordo com a diretoria do Jusa existe o projeto e o dinheiro para se colocar a grama, falta a prefeitura fazer a parte dela. O Léo, certamente sabe o quanto de jogadores ele perdeu por conta do ‘Poeirão’.

BUROCRACIA
Não existe como acabar com a burocracia. A tentativa então deve ser organiza-la. Uma sugestão para a LMDD é copiar da Federação Mineira de Futebol (FMF) o tempo de dez dias para liberar o jogador. assim acabaria as inscrições de última hora e não haveria liberação de jogador sem a certeza absoluta de regularidade.
O clubes vão chiar. A culpa maior e a desorganização deles  não é diferente da LMDD. Na Liga são voluntários e certamente fazem o melhor em menor prazo possível. A pressa é inimiga da perfeição.

RICARDO TEIXEIRA EM APUROS
Depois de vários anos no poder sem sofrer críticas da maior parte da imprensa, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, virou alvo de um bombardeio de denúncias. Segundo informações do colunista do UOL Flávio Ricco, a Rede Record determinou que suas afiliadas repercutam as reportagens contra o cartola feitas pela matriz.
A ação da emissora do bispo Edir Macedo é vista por muitos como uma “retaliação” à CBF, após seu presidente e a maior parte dos integrantes do Clube dos 13 terem fechado contrato com Globo. A grande maioria dos clubes acabaram acertando os direitos para o quadriênio 2012-2015 e por valores inferiores ao ofereceria a Record.
O fato curioso é que nos últimos dias, estranhamente, a Globo também passou a adotar uma postura “contra” CBF, chegando até mesmo a exibir uma reportagem de três minutos, que falou sobre os gastos públicos do Distrito Federal no amistoso Brasil 6 x 2 Portugal, em 2008.

MAIS DAS INVESTIGAÇÕES
O Jornal da Record também exibiu uma reportagem de oito minutos sobre as investigações em torno de Teixeira. O Ministério Público pode solicitar à CBF a devolução dos R$ 9 milhões, que foram pagos pelo Governo do DF, na época, para que o amistoso fosse realizado na Arena Bezerrão, no Gama.

DUPLA QUE PROMETE
A Dupla Atila Julio do Amaral e Artur Freitas estão a frente do Guaravasco e conseguirão uma goleada logo na estreia do Campeonato Mineiro infantil. A próxima partida será contra o Araguaia, sábado, 14h30min no Farião. Convoca-se toda a cidade para torcer para nosso futuro!


FOTO: Luciano Eurides


Guaravasco estreia com goleada

Guarani foi ao municipal José Flávio em Itaúna e goleou por 4x0
CREDITO: Luciano Eurides





A parceria Guarani e Vasco da Gama, apelidada carinhosamente de Guaravasco, estreou no campeonato mineiro da categoria infantil jogando contra o Esporte Clube Itaúna (ECI). O jogo foi realizado no estádio Municipal José Flávio e o resultado de 4x0 para a equipe divinopolitana foi a prova de uma manhã inspirada.
O jogo começou com boas jogadas direcionadas ao gol. Pelo Guaravasco Fernando perdeu boa oportunidade. Aos cinco minutos de jogo João Pedro foi derrubado na área, Junior foi para a cobrança e fez o primeiro gol do Guaravasco. O Cachorrão continuava perdendo ótimas oportunidades de gols. Filipe e Wellington eram os campeões de gols perdidos.

No segundo tempo o time de Divinópolis aproveitou que a ansiedade da estreia já havia passado e logo aos 11 minutos Junior cruzou para João Pedro de cabeça desviar para dentro do gol. Aos 16, Léo fez boa jogada pela direita, tocou para a bola para Marcos que ampliou o marcador. O atacante estava cheio de vontade e aos 27, arrancou com a bola, deixou o zagueiro para trás e colocou a bola no canto do goleiro e fez o quarto gol do Guarani.

Para o jogador Marcos, autor de dois gols no jogo o dia foi bom para o representante divinopolitano na categoria mais visada pelos empresários de futebol. “Hoje tudo deu certo e pude ajudar o Guarani. Estamos preparando para a disputa e temos de melhorar um pouco o entrosamento já que entramos um pouco apagados”, disse.

O treinador Atila Julio do Amaral destacou a vitória e ressaltou a importância diante das dificuldades de inscrição de atletas. “As inscrições mudaram em cima da hora, viemos um pouco baleados, mas foi bom sim. Tivemos uma determinação e isso fez a diferença. Hoje tivemos mais competência em concluir a gol. Fica agora uma dor de cabeça para entrar os meninos que faltaram”, falou o treinador e garantiu ter sido o diferencial o futebol ‘formiguinha’. “Se continuarmos jogando esse futebol formiguinha tudo vai dar certo”, considerou.

Foi uma estreia em grande estilo mesmo porque muitos jogadores não tiveram a documentação regularizada na Federação Mineira de Futebol. Entre os não inscritos está Vitor, cotado como a grande promessa da equipe, ele esteve no estádio e acompanhou a estreia dos companheiros de equipe. O ECI também sofreu com a falta de documentação, apenas 11 atletas a disposição do treinador Rafael Vilaça.
O Guaravasco jogou com Gabriel, Vinícius, Diogo, Fernando, Junior, Daniel, Eduardo, Bruno, Leonardo, João Pedro, Marcos e Italo.

O próximo compromisso da equipe é contra o Araguaia, sábado, 14h30min, no Farião. O time neoserranense perdeu para o Cruzeiro, no Astrogildo Duarte por 4x0.



FOTO: Luciano Eurides

FOTO: Luciano Eurides

FOTO: Luciano Eurides

FOTO: Luciano Eurides

FOTO: Luciano Eurides

FOTO: Luciano Eurides

FOTO: Luciano Eurides

FOTO: Luciano Eurides

Gian Rodrigues usa tecnologia para aprimorar os treinamentos



Gian Rodrigues grava treinos para os atletas assistirem os próprios erros e acertos
CREDITO: Luciano Eurides

O Guarani segue se preparando para a Taça Minas Gerais de Futebol e o treinador Gian Rodrigues já trás uma inovação. Depois de filmar os treinos reuniu na tarde de ontem todos os atletas para uma demonstração em vídeo dos acertos e erros. Uma avaliação a trinta dias antes do inicio da competição.

Os treinos físicos e táticos seguem depois de uma pequena pausa por conta do dia dos pais. Os jogadores foram liberados na sexta-feira e retornaram na segunda para dar continuidade a preparação. No treino de ontem a maior novidade ficou por conta da reunião envolvendo os jogadores e comissão técnica para assistirem a um trabalho em vídeo. Segundo o treinador esse trabalho é importante para que o grupo entenda perfeitamente os objetivos a serem alcançados. “A parte visual do atleta é importante, ele acompanha, vê aquilo que ele fez de errado e corrija dentro de campo”, falou o treinador.

Gian Rodrigues é um treinador ovem, do interior de São Paulo e já se percebe diferenciações ou detalhes importantes para o futebol mineiro. Uma delas é o uso da tecnologia. “Sim. O ser humano é áudio visual sinestésico. As vezes o atleta é auditivo, você fala com ele dentro de campo e ele segue. Se é um atleta visual ou sinestésico ele não tem esse entendimento na hora. É importante abranger e o atleta executa em campo. Que ele assista em vídeo, ou programa de tática, para que facilite o entendimento. Isso vale para na hora do jogo enfrentarmos o adversário quer como ele venha”, considerou.

No geral Gian Rodrigues está motivado com o trabalho ate agora realizado. Segundo ele um elenco escolhido e sem surpresas, apenas algumas peças a serem encontradas no mercado. “Um inicio de trabalho muito bom e dentro do planejamento feito. Ainda faltam umas peças de contratação para ficarmos ainda mais forte. O grupo muito intenso e concentrado no que está fazendo e sabendo as dificuldades da competição e bem concentrado naquilo que a gente quer. O momento é de dar uma base anaeróbica e aeróbica aqueles jogadores que estavam parados. Importante aprimorar o trabalho de posicionamento em campo e acertar isso”, ressaltou.

Uma procura por jogadores, no segundo semestre do ano é sempre complicada, pois maioria dos bons atletas está empregada e jogando as quatro séries do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim o grupo está formado e tem o aval do treinador. “Os atletas foram escolhidos, já passaram aqui, tem uma história, outros conhecidos por mim e precisamos agora dar essa liga. Temos de ter agora esse comprometimento entre o grupo, comissão e diretoria, esse comprometimento com a causa, objetivo que temos. Estamos no caminho certo”, declarou.

O time continua a preparação em ritmo forte. Descanso apenas na manhã de quinta-feira. O restante treino em dois períodos e um jogo treino manhã de sábado.