quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Falece Jésus Cunha, pai do atleta Dudu (Esporte Itaúna)

Faleceu na noite de hoje o funcionário do Guarani Jésus Cunha. Ele está sendo velado na Igreja do Evangelho Quadrangular do Bairro Esplanada e aos amigos, colegas de trabalho e principalmente familiares os nossos sentimentos.

Jésus deixará muita saudades no mundo do futebol e um filho, Carlos Eduardo Cunha, o Dudu, hoje no Esporte Clube Itaúna.

Os atletas, amigos do Dudu. A comunidade esportiva em geral certamente sentirá a falta dele. Muito alegre, sempre disposto ao trabalho e muito contribuiu para as categorias de base do Flamengo e Guarani.

Coluna Luciano Eurides

PROBLEMA OU SOLUÇÃO
A frase de Mano Menezes ‘cada um resolva seus problemas’ está caindo como luva no futebol. A cada problema enfrentado a primeira atitude é de se procurar um culpado e muitas vezes esse ‘bote expiatório’ não aparece.
Cada equipe tem de conhecer os problemas e se enfrentar com coragem. O Jusa Fonseca fez isso. Eles conhecem a realidade de cada jogador. Trabalha a questão do risco social e busca a solução dentro da própria comunidade. Ninguém melhor que eles para saber o apoio de que cada jogador necessita.
A imprensa não pode ser também uma válvula de escape de pais, mães e torcedores. Trabalhamos com uma visão de mundo e não da própria esfera que o cidadão está inserido. Cada comunidade esportiva deveria se preocupar em diagnosticar os problemas e buscar sempre a resolutividade.

LMDD
O abacaxi está na mão do presidente Gulu. O Palmeiras foi denunciado por não ter pago a transferência de um jogador, antes do Flamengo. Primeiro é sempre importante lembrar ser a diretoria a responsabilidade, nunca do jogador. Quem prepara a documentação não é o jogador e esse sempre é surpreendido com estas notícias.
A transferência ou taxa paga por ela é uma forma pela qual se protege o clube. O sentido é que quando um jogador deixa o clube de origem para outra equipe, o receptor desse atleta pague uma taxa. Assim desestimula a ida e vinda de jogadores, prevalecendo o clube formador.  Cada vez é mais comum a inscrição de atletas sem a transferência e acaba por perda de pontos e no caso da categoria 98, pode valer o titulo palmeirense.

NEYMAR É DO SANTOS
Neymar não é mais menino, mas levará por toda a vida o titulo de menino da Vila Belmiro. Essa identificação fez o Santos enviar uma carta ao Real Madrid afirmando que não venderia Neymar nesta janela de transferências, o Santos voltou a diminuir a esperança do clube espanhol de contar com o jogador no futuro. O presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro reafirmou o desejo de manter o atacante e acrescentou que pretende contar com ele também na próxima temporada.
O objetivo do Santos é manter o principal destaque da equipe também em 2012, quando completará 100 anos da sua fundação. Ao reafirmar a negativa dada à proposta do Real Madrid, Luís Álvaro deixou claro que quem estava negando a proposta era o clube e não o jogador. "Não foi o Neymar que disse não, foi o Santos. Evidentemente, já havia ouvido o Neymar falando que não queria sair agora. Foi uma decisão em absoluto consenso, ele quer estar no Japão e a gente quer ele no Japão. O clube, com toda a educação, respondeu que não estava interessado", declarou.

A permanência do jogador por tanto tempo no Santos, mesmo sendo cobiçado por diversas equipe do exterior, é novidade no futebol brasileiro, que se acostumou a perder seus melhores jogadores para a Europa - e mais recentemente para a Ásia. De acordo com o presidente do clube, o segredo para isso é uma boa administração.

CONCA SE DEU MAL
No encontro entre Cristiano Ronaldo e Conca, o Real Madrid do astro português não teve trabalho para atropelar o Guangzhou do meia argentino, em amistoso na China, por 7 a 1, nesta quarta-feira. O destaque da partida, no entanto, não foi nenhum dos dois jogadores, mas sim o atacante Benzema, que marcou dois gols para o clube espanhol.

Vasco da Gama derruba o Flamengo dentro do Mendes Mourão

Raul autor do gol da vitória Vascaína dentro do Mendes Mourão
CREDITO: Luciano Eurides



O time do Vasco da Gama venceu o Flamengo, na noite de terça-feira, por 2x0, dentro do Mendes Mourão. O jogo emocionante e acompanhado por cerca de 200 pessoas. Após a partida muita comemoração e início de confusão. O adversário da final será decidido no tapetão.
O Flamengo saiu na frente, Andinho ainda no primeiro tempo fez o gol do Rubro Negro e o placar que garantia a decisão por pênaltis. O Flamengo soube trabalhar a bola e levar o placar favorável para o intervalo de jogo. No segundo tempo o time da casa continuava bem na partida e Andinho levava muito perigo ao gol vascaíno. Em um contra ataque bem formulado, aos 12 minutos, Diego acreditou no lançamento, ganhou a bola e fez o gol de empate para incendiar a partida.
O Vasco da Gama conseguiu o gol da vitória aos 20 minutos do segundo tempo. O lance de bola parada favorecia o Flamengo, a bola foi jogada na área, a zaga tirou e o atacante alvinegro acreditou, o zagueiro do Flamengo acompanhou o lance, mas o goleiro desesperado saiu com o pé, o chute saiu fraco, a bola sobrou para Raul, ele da intermediária chutou para garantir o time do Afonso Pena na final do mirim da LMDD.
O treinador Atila Julio do Amaral considerou a vitória conquistada pelo fato do time do Afonso Pena saber jogar dentro  dos domínios adversários. “O grupo do Vasco é muito unido, os meninos são bons de trabalhar e ganhar clássico é igual ganhar Copa do Mundo. Chegar aqui e deixar eles jogarem, não tem como segurar o Flamengo, a marcação tem de ser de perto. No primeiro empo deixamos o time deles rodar a bola e no segundo tempo voltamos fazendo a pegada de pertinho e lançando o Diego, que hoje é uma sumidade em Divinópolis e região”, falou e explicou o detalhe que fez o time do Vasco ser superior. “Futebol operário, futebol que todo mundo joga com todo mundo, ai funciona, é o futebol operário”, considerou.
O jogador Raul entrou no jogo para marcar o gol da vitória Vascaína e distribuiu o mérito com os demais jogadores. “Achei bom, não foi só eu não, o grupo ajudou e tive a felicidade de entrar, fazer o gol e ajudar a equipe, o que importa é o contento da equipe”, falou e descreveu o gol dele. “Percebi o buraco entre o goleiro e o zagueiro, chutei e fui para o abraço”, disse.
Ao terminar a partida o time do Vasco da Gama iniciou a comemoração. Os jogadores vibraram muito. A torcida Vascaína reclamava das jogadas mais ríspidas por parte do time da casa. Os atletas do Flamengo se reuniram no outro lado do campo, uma mulher, não identificada, mas segundo pessoas no local, seria da torcida vascaína, entrou em campo e bateu no rosto do jogador Gabriel. Os jogadores flamenguistas se mantiveram calmos e seguiram para os vestiários, não houve conflito maior.
O adversário da final será decido hoje, na LMDD, hoje a noite. Houve uma denuncia contra o Palmeiras e precisa ser julgada. Segundo o denunciante, o time alviverde não pagou a transferência de um jogador, mesmo fato que tirou o Vasco da Gama da competição. Caso seja constatado a irregularidade, o Jusa Fonseca ganha vaga na final.

Guarani se apresenta para Taça Minas Gerais

Presidente Edilson de Oliveira fez questão de recepcionar os jogadores
CRÉDITO: Luciano Eurides


O Guarani apresentou na tarde de ontem parte do elenco que irá disputar a Taça Minas Gerais de Futebol. O presidente do Clube, Edilson de Oliveira deu as boas vindas aos jogadores e aqueles que ainda não conheciam, foram apresentados ao treinador Gian Rodrigues. Entre os conhecidos estão Chico Marcelo, Robert e Robertinho. Na noite de ontem e manhã de hoje a expectativa é de se apresentar o restante do grupo que deverá ser fechado com 25 a 30 atletas.
Se apresentaram os goleiros Mateus e Gustavo. O zagueiro Guilherme, promovido dos juniores após a Taça BH. Os laterais Sandro, Guilherme Santos e Felipe Cafu. Os volantes Saulo, Fernandinho e Michel Elói. O meia Robert e os atacantes Douglas Cachorrão, Michel Clayton, Marcelo (vindo do Vitória), Chico Marcelo, Jackson e Robertinho. Ainda Luís Felipe, jogador ainda com idade de junior vindo do Sport Recife.
O gerente de futebol Renato Montak acompanhou a apresentação dos atletas e garantiu a chegada de outros ainda hoje. “Com certeza, estamos aguardando alguns atletas que ainda não chegaram, alguns por problemas de ônibus e deverão chegar ainda essa noite, deveremos trabalhar com 26 jogadores, já temos 22. Estamos procurando trabalhar com jogadores experientes e jovens também”, disse.
O presidente do Guarani foi quem recebeu os atletas e fez questão de dar as boas vindas e falar da importância dessa competição para a história do Guarani. “É uma satisfação colocar o Guarani em condições de disputar a Taça Minas Gerais e assim atividades quase que o ano inteiro. Estamos fazendo uma renovação de valores, jogadores novos, indicados pelo treinador e dirigentes. Ainda alguns que disputaram a Taça BH e o campeonato mineiro. Entramos na Taça para vencer. Temos o objetivo de ganhara a vaga na Copa do Brasil e representar Divinópolis no ano centenário. Virão aqui nossos concorrentes diretos. Estes times estão em um patamar alto, se contarmos, o Nacional era parceiro em 2010 e virou nosso concorrente, é uma motivação a mais e o temos a obrigação de sairmos melhor que eles”, avisou.
O lateral Felipe Cafu falou ser a primeira vez a vestir a camisa do Guarani e está cheio de confiança. O atleta jogou na base do Atlético e América. “Joguei contra o Guarani a favor será a primeira vez e estou confiante em fazer uma boa Taça Minas Gerais”, falou o atleta de 19 anos e complementou. “Se vermos hoje os grandes clubes do Brasil sempre tem jogadores novos”, já anunciou.
O treinador Gian Rodrigues teve a oportunidade de conhecer de perto aqueles jogadores da base do Bugre. “Os jogadores da base acompanhei a Taça BH e alguns já jogaram aqui mesmo no guarani e alguns jogadores que conheço. Começamos certo, com os pés no chão e apoio da diretoria e já demos o inicio”, comentou.

Ranking CBF
Conforme o Art. 2º c/c o Art. 5º, § 3º do Decreto nº 6.187/2007, que regulamenta a Lei nº 11.345/2006, instituidora da Timemania, são 80 Clubes participantes, dispostos por um ranking da CBF. Assim se o Guarani melhorar o seu posicionamento poderá reivindicar a participação no jogo. De acordo com Edilson de Oliveira, não apenas esse benefício, mas outros poderão vir com uma boa participação do Bugre. “Um time que quer ser profissional, além de ter atividade o ano inteiro ele tem de fazer parte da entidade maior que é a CBF. Hoje ele é um filiado da FMF e temos de dobrar esse nível. Para participarmos de todos os privilégios e não somente da timemania, mas todos os privilégios que ela oferece”, disse.