quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Coluna Luciano Eurides

PROBLEMA OU SOLUÇÃO
A frase de Mano Menezes ‘cada um resolva seus problemas’ está caindo como luva no futebol. A cada problema enfrentado a primeira atitude é de se procurar um culpado e muitas vezes esse ‘bote expiatório’ não aparece.
Cada equipe tem de conhecer os problemas e se enfrentar com coragem. O Jusa Fonseca fez isso. Eles conhecem a realidade de cada jogador. Trabalha a questão do risco social e busca a solução dentro da própria comunidade. Ninguém melhor que eles para saber o apoio de que cada jogador necessita.
A imprensa não pode ser também uma válvula de escape de pais, mães e torcedores. Trabalhamos com uma visão de mundo e não da própria esfera que o cidadão está inserido. Cada comunidade esportiva deveria se preocupar em diagnosticar os problemas e buscar sempre a resolutividade.

LMDD
O abacaxi está na mão do presidente Gulu. O Palmeiras foi denunciado por não ter pago a transferência de um jogador, antes do Flamengo. Primeiro é sempre importante lembrar ser a diretoria a responsabilidade, nunca do jogador. Quem prepara a documentação não é o jogador e esse sempre é surpreendido com estas notícias.
A transferência ou taxa paga por ela é uma forma pela qual se protege o clube. O sentido é que quando um jogador deixa o clube de origem para outra equipe, o receptor desse atleta pague uma taxa. Assim desestimula a ida e vinda de jogadores, prevalecendo o clube formador.  Cada vez é mais comum a inscrição de atletas sem a transferência e acaba por perda de pontos e no caso da categoria 98, pode valer o titulo palmeirense.

NEYMAR É DO SANTOS
Neymar não é mais menino, mas levará por toda a vida o titulo de menino da Vila Belmiro. Essa identificação fez o Santos enviar uma carta ao Real Madrid afirmando que não venderia Neymar nesta janela de transferências, o Santos voltou a diminuir a esperança do clube espanhol de contar com o jogador no futuro. O presidente Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro reafirmou o desejo de manter o atacante e acrescentou que pretende contar com ele também na próxima temporada.
O objetivo do Santos é manter o principal destaque da equipe também em 2012, quando completará 100 anos da sua fundação. Ao reafirmar a negativa dada à proposta do Real Madrid, Luís Álvaro deixou claro que quem estava negando a proposta era o clube e não o jogador. "Não foi o Neymar que disse não, foi o Santos. Evidentemente, já havia ouvido o Neymar falando que não queria sair agora. Foi uma decisão em absoluto consenso, ele quer estar no Japão e a gente quer ele no Japão. O clube, com toda a educação, respondeu que não estava interessado", declarou.

A permanência do jogador por tanto tempo no Santos, mesmo sendo cobiçado por diversas equipe do exterior, é novidade no futebol brasileiro, que se acostumou a perder seus melhores jogadores para a Europa - e mais recentemente para a Ásia. De acordo com o presidente do clube, o segredo para isso é uma boa administração.

CONCA SE DEU MAL
No encontro entre Cristiano Ronaldo e Conca, o Real Madrid do astro português não teve trabalho para atropelar o Guangzhou do meia argentino, em amistoso na China, por 7 a 1, nesta quarta-feira. O destaque da partida, no entanto, não foi nenhum dos dois jogadores, mas sim o atacante Benzema, que marcou dois gols para o clube espanhol.

Nenhum comentário: