sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ciclismo é aderido pela prefeitura de Divinópolis

Dentro do planejamento municipal para o ano do centenário existe a organização de um enduro de ciclismo. A competição envolve diversos países da América do Sul e com abertura para outros países. O Prefeito Vladimir Azevedo recebeu ontem a visita dos organizadores da Copa internacional de Mountain Bike. Na oportunidade, estiveram presentes, o Secretário de Esporte e Lazer, Rômulo Duarte, o Chefe de Setor de Esporte Competitivo, Rogerio Silva, o presidente da Associação Divinopolitana de Ciclsimo (ADC), Mozar Paulino e os organizadores do evento, Rogério Bernardes Ferreira e Carlos Henrique Martins.



Segundo Rogério Ferreira, informou a assessoria de comunicação da prefeitura de Divinópolis que a cidade está abraçando o evento e o contato com os Secretários de outras pastas, foi bastante positivo e animador. A intenção é realizar um projeto duradouro, que pretende entrar para o calendário do município. “Nos sentimos muito honrados em fazer parte das comemorações do Centenário desta importante cidade do Centro Oeste Mineiro. Creio que o empenho em comum do governo municipal através da SEL, comunidade e atletas, será o grande diferencial na realização desta competição, e que irá garantir os resultados esperados”, afirmou o organizador.



De acordo com Rômulo Duarte, a realização da Copa Internacional de MTB, irá fomentar o desenvolvimento da modalidade e promover o incremento no turismo e no lazer do município. “Nós, do governo Vladimir Azevedo, estamos nos preparando para realizar grandes ações no ano do Centenário e a proposta desta competição vem de encontro ao planejamento que temos feito para alavancar cada vez mais, o esporte e o lazer em Divinópolis”, declara o secretário de Esporte e Lazer.

Coluna Luciano Eurides




FALTA RECURSO HUMANO

A partida entre Atlético e Flamengo foi muito clara a falta de uma peça no time alvinegro. O Galo corre muito, luta demasiadamente e não encontra nenhuma facilidade. Isso acontece pelo fato de faltar um jogador. Não há um volante de marcação. Pierre poderia ser, mas ele se manda para o ataque e justamente no momento mais crítico, o contra ataque, ele não está na guarda da zaga. O mesmo é o caso de Felipe Souto. Já o Serginho marca, desarma, rouba a bola e devolve para o adversário. O time tem elenco. Daniel Carvalho faz bem o trabalho do meio, Pierre e Souto são importantes na saída de bola, erram menos passes que o Serginho. Bernard tenta, e muito, mas a bola não sai com qualidade do meio campo e nem chega ao ataque. A consequência é ver Magno Alves e Weslei voltando para buscar a bola.

A sensação para nós espectadores é de um time de base. Todos vão onde a bola está. Não há liga. Tenta-se de todas as formas acertar três passes em sequência. Não é falta de qualidade, sim falta de uma peça. É necessário um jogador com a mesma importância do Dunga (quando jogador) para a seleção brasileira.

Sem esse atleta, a bola não chega com qualidade, os atacantes quando chegam na bola, as pernas não atendem o comando cerebral com eficiência e os gols são perdidos, bolas chutadas sem a menor qualidade.

Uma busca pelas categorias de base na cidade do Galo e a surpresa, não se tem notícia de um atleta com essa habilidade há alguns anos. É uma função a desaparecer no futebol, como foi os pontas (direito e esquerdo).



GUARANI TEM

O Bugre divinopolitano encontrou esse volante para dar a dinâmica, a velocidade do jogo. Tiago Carvalho é extremamente competente no desarme, passa a bola com segurança, se projeta ao ataque e chuta a gol com muita violência. Ainda uma outra qualidade é dominar a bola com o corpo já pronto para a necessária virada de jogo. Ele usa com frequência as duas alas do campo e isso facilita a projeção dos outros volantes, a recepção de bola pelo ataque e consequentemente o time tem uma fluência natural.

Carvalho é o termômetro do time. Ele dá a velocidade e a tranquilidade. Frente o Nacional recebeu apoio dos outros dez homens em campo. Sem duvida se continuar a garra, futebol solidário e o clima amigável que reina no Farião, a torcida terá muitas alegrias.



CRUZEIRO NAMORA A SEGUNDONA

Parece incrível, mas o Cruzeiro está cada dia pior. As projeções não podem ser boas pelos lados da Toca da Raposa. Todos garantem ter um elenco de qualidade, mas vejo o Fábio se matando para defender e o Montillo para marcar. Todos deixam o gramado falando que não faltou luta. As vitórias anteriores foram na base da garra? Esqueceram como fazer gol?

Acredito não ser a pouca qualidade dos jogadores e sim a reposição. Se perdeu Jonatan, Henrique, Gil, Tiago Ribeiro que foram embora e o Wallison se machucou. As entradas não foram do mesmo nível e não correspondem as expectativas de nenhum dos treinadores.

O momento é colocar a cabeça no lugar, saber se ter um rebaixamento mais perto do que muitos imaginam, entrar em um acordo de jogar para não perder e salvar o que se resta.



VOLEIBOL

Como é bom lembrar os tempos do voleibol em alto nível da cidade. Melhor ainda é saber existir um projeto para em 2012 esse tempo volte e possamos estar juntos nos ginásios da cidade. Importantíssimo o trabalho dos educadores físicos em manter acessa a chama do vôlei. Na foto o trabalho realizado na Escola Estadual Miguel Couto, campeã geral dos Jogos Escolares de Divinópolis (JED).

Volei Miguel Couto
FOTO: Luciano Eurides