sexta-feira, 2 de setembro de 2011

LMDD terá definição de finalistas no juvenil e junior

Corinthias foi surpreendido no bairro Candelária e precisa vencer o PEC no tempo normal e nos pênaltis
CREDITO: Luciano Eurides

Neste domingo serão conhecidos os finalistas das categorias intermediárias da Liga Municipal de Desportos de Divinópolis (LMDD). No juvenil Associação Atlética Danilo Passos, Corinthians, PEC e Tupy lutam por duas vagas. No juniores Associação, Tupy, Independente e Sport Carmo do Cajuru pretendem chegar a final. 

Na categoria juvenil, O Corinthians foi surpreendido no bairro Candelária. O PEC, time da casa e o caçulinha da LMDD venceu por 2x1. A equipe do alto do Catalão terá de vencer o compromisso de domingo, jogando em casa, para levar a decisão para os pênaltis. Já a Associação terá em vantagem o fato de jogar em casa e uma vitória simples ser suficiente para disputar a final. O time encara o Tupy desfalcado. São dois atletas expulsos e entre eles Dener, atleta revelação da equipe. Mamão também não joga, quebrou o braço e desfalcará a equipe na volta da semifinal e nas finais, caso o time se classifique. Em Cajuru o jogo terminou 2x2.

Pelos juniores a missão da Associação é mais difícil. Vencer o tupy, dentro do José Marra da Silva, ou mesmo um empate para levar a decisão para os pênaltis, já que a equipe tem total confiança no goleiro Danilo. Para essa partida dois reforços estão sendo aguardados e mesmo a recuperação de Bolão. O treinador Lobinho espera contar com o retorno de Ricardo e Julio Cesar, assim montar uma equipe mais ofensiva. Isso mesmo, o time não pretende ficar encolhido na defesa. A equipe do Danilo Passos ainda conta com experiência e Batata e Diego, campeões do juvenil no ano passado, dentro da casa do adversário.

Sport Club Cajuru e Independente fazem a outra semifinal na categoria junior. Na primeira partida o Sport venceu por 3x0 em São José dos Salgados e pode até perder dentro do Batista Leite que a decisão será nos pênaltis.

Escolas tradicionais conhecem a derrota no JED

Jogos Escolares são disputados com muita intensidade
FOTO: Luciano Eurides

A primeira semana dos Jogos Escolares de Divinópolis (JED), movimentada por ser o futsal, masculino e feminino, módulo I e II. Uma constatação é a aparição de escolas menos tradicionais. São Vicente e Pedro Magalhães perderam ontem.

Na manhã de ontem o São Vicente, tantas vezes campeã no JOIA (Jogos da Integração e Amizade), eternamente a maior torcida já presente em uma competição estudantil, já não brilha com tanta força. A derrota para a Dr Sebastião foi um balde de água fria para os jogadores. Tudo começou como manda a tradição. Natan abriu o placar com um minuto de jogo. A alegria durou pouco, aos quatro minutos e meio, o goleiro Gustavo cobrou falta dentro da própria área e marcou o gol de empate. O time treinado pelo professor Carlos Inácio cresceu, conseguiu um pênalti e Jhonathan iniciou a artilharia do jogo. Logo depois cruzamento da esquerda e Jhonathan apareceu de cabeça fazendo 3x1, este foi o placar da primeira etapa.

Na segunda etapa Marcos do São Vicente, logo na saída da bola marcou o gol e diminuiu o marcador. Novamente nem deu tempo de comemorar e Jhonathan fez o terceiro dele no jogo e o quarto do Dr Sebastião. No término do jogo, Jhonathan aproveitou que o atleta Lucas do São Vicente foi expulso e marcou o quinto gol do DR Sebastião e o quarto dele na partida. Placar final 5x2 para o Dr Sebastião.

Quem também não teve uma boa apresentação foi a EE Pedro Magalhães, o tradicional Coleginho. A partida até começou bem disputada com lances bem construídos para os dois lados. Aos seis, Saulo recebeu a bola pela direita e abriu o marcador. O Integral conseguiu levar a vantagem para o intervalo.

No segundo tempo o jogo ficou menos aquecido, mesmo porque as jogadas aéreas foram em maior número. Em uma boa jogada ensaiada, Saulo recebeu na área na cobrança de escanteio e escorou para o gol, fazendo 2x0 para o Integral.

O Pedro Magalhães não conseguia se encontrar em quadra. Os passes errados acabavam com as tentativas de reação da equipe. O Integral aproveitou a oportunidade e Tulio marcou o terceiro gol.

O time da escola do bairro esplanada tem jogadores importantes, como Ítalo, do infantil do Guarani, mas a equipe não chuta a gol e isso fez da apresentação deles, pouco objetiva.

Hoje tem inicio as oitavas e quartas de finais do futsal feminino, na quadra da EE Miguel Couto, quartas de final do futsal masculino módulo I no Manoel Correa Filho, bairro Planalto.


Escola Dr Sebastião venceu o tradicional São Vicente
FOTO: Luciano Eurides
Colégio Integral mesmo com um elenco menor venceu o Pedro Magalhães
CREDITO: Luciano Eurides

Escola Estadual Pedro Magalhães
FOTO: Luciano Eurides


Escola Estadual São Vicente
FOTO: Luciano Eurides


Dia do educador físico é comemorado com muito trabalho

Bruno Marcio Vivas Ribeiro é educador físico a 11 anos e atualmente trabalha no Roberto Carneiro e Integral
FOTO: Luciano Eurides

Carlos Alberto Inácio é educador físico a 15 anos, hoje trabalha nas escolas Dr Sebastião e Martin Cyprien.
FOTO: Luciano Eurides

Fabiano Faria Giani, 12 anos como educador físico e leciona no Instituto Nossa Senhora Sagrado Coração, Sesi e EE Engenheiro Pedro Magalhães
FOTO: Luciano Eurides

Jaqueline está na educação física a quatro anos, trabalha nas escolas São Vicente e Deputado Jaime Martins em São Sebastião do Oeste e Fernanda, educadora a seis anos leciona no Mendes Mourão, Roberto Carneiro e São Vicente
FOTO: Luciano Eurides
Não somente responsável pela aula mais divertida da escola, o educador físico, profissão regulamentada no Brasil pela lei 9696/98 (setembro 1998), age em todos os campos do conhecimento nas áreas de atividades físicas e de desporto, intervindo, segundo propósitos educacionais, na saúde e no lazer.

O papel do Educador Físico é apresentar o mundo científico do treinamento físico, com o objetivo da melhora da aptidão física e performance, seguindo seus princípios e definições de forma segura e continuada. É o treinador exigente. Porém, não podemos esquecer que o educador físico é também um educador humano. É o que nunca esquece que o homem vem sempre antes de cada método científico e – assim - entende o sucesso da sua profissão. Portanto, o educador físico é também uma força que impulsiona e dissemina com suas ideias e práticas.

Ele é a sensatez na hora de indicar uma pausa, uma respiração profunda, recuperadora. É o porto seguro na hora da dúvida. O apoio moral quando o cansaço se aproxima.