quarta-feira, 23 de maio de 2012

EOC reúne cerca de 500 judocas de todo o estado

Atletas de todo o estado estiveram no EOC onde fizeram
 importantes dipsutas visando o campeonato nacional

CREDITO: Luiz Fotógrafo
O Estrela do Oeste Clube (EOC) foi palco de um grande evento esportivo no último final de semana. No Ginásio do Centro Campestre cerca de 500 atletas de 22 academias de todo o estado participaram da 1ª Etapa do Campeonato Mineiro de Judô (seletiva para o brasileiro). Quem esteve presente no evento foi  o prefeito Vladimir Azevedo, é um orgulho para o esporte divinopolitano receber um evento de tal representatividade para Minas Gerais. “Este fim de semana foi marcado pelas inúmeras ações de incentivo ao esporte. Inauguramos o Ginásio Poliesportivo Fábio Botelho Notini, no centro da cidade, estamos sediando aqui no Estrela o Campeonato Mineiro de judô, a Copa dos Campeões de Peteca do Brasil, além de outros grandes eventos pela cidade. Para mim, como prefeito, é um orgulho estar presente nestes grandes momentos do esporte, principalmente num ano tão significativo: o ano do Centenário da Cidade”.

O presidente do EOC, José Alonso Dias, destacou a alegria em sediar um evento promovido pela Liga Mineira de Judô tendo apenas três anos da prática do esporte no clube. “Agradeço à minha equipe pelo empenho e competência em realizar este grande evento e principalmente à Liga que confiou no nosso trabalho”. O presidente da Liga, Galileu José de Paiva Filho, frisou que o evento foi tão organizado que já é possível pensar em sediar um nacional de judô. “Receber 500 atletas de todo o estado não é fácil, e percebo que o Estrela fez tudo com muito carinho. Já estamos pensando em voltar aqui” brincou.
A primeira atleta a receber uma medalha de ouro no campeonato foi Michele Batista da Costa, da cidade de Uberlândia. Ela, que viajou mais de seis horas para disputar o campeonato, saiu orgulhosa com o resultado. “Valeu a pena a longa viagem e principalmente o treinamento intensivo” observou a atleta, que foi vice-campeã do Panamericano de 2011.

Peteca
No mesmo dia, o EOC também sediou a 6ª Copa dos Campeões de Peteca, reunindo os melhores jogadores de todo o país. Para o presidente da Federação Brasileira de Peteca, Inimar Souza, é sempre um orgulho para os jogadores participarem dos eventos promovidos pelo EOC, já que este prima pelo nível técnico dos atletas e oferece todas as condições necessárias para a realização dos torneios.

Os grandes campeões do torneio, da classe especial 01 (com um jogador até 29 anos e outro de 30 a 37 anos), foram João Pedroso Henrique (considerado o melhor jogador de Peteca do Brasil nesta categoria) e Bruno de Siqueira Santos, de Belo Horizonte. Ricardo Caldeira e Antônio Júnior, de Montes Claros, foram os vice-campeões. Na classe especial 02, com um jogador de 38 a 42 anos, um de 43 a 47 anos e um acima de 48 anos, os campeões foram Alexandre Barbosa, Bruno Ribeiro Frattezi (melhor jogador do Brasil acima de 38 anos) e Cliffoni Patrick Tavares. Os vice-campeões foram Eritol Tameirão da Silva, Adalberto Conceição e Elton Araújo.

Teve início o juvenil e junior da LMDD

Vasco da Gama venceu o Padre Eustáquio e iniciou com o pé direito a disputa do juvenil 2012
CREDITO: Luciano Eurides
A Liga Municipal de Desportos de Divinópolis (LMDD) iniciou o campeonato de juvenil e juniores com clubes de Divinópolis e região. No Dr Sebastião Gomes Guimarães o Padre Eustáquio desfalcado, foi vítima fácil para o Vasco da Gama. A equipe do Afonso Pena é basicamente infantil.

O time do bairro Planalto teve sérias dificuldades em conseguir todos os atletas para a estreia no juvenil. Embora sem nem mesmo um treino realizado, o time foi a campo e goleado pela equipe do Vasco da Gama. O alvinegro soube aproveitar a fragilidade do adversário. Logo nos primeiros minutos de jogo Artur foi pela esquerda, chutou forte, a bola tocou na trave e voltou para Mateus que abriu o placar. Não demorou muito para marcar os demais.

Destaque para o gol do Padre Eustáquio, aos 20 minutos Ricardo recebeu a bola em uma cobrança de lateral, colocou na área e a defesa alvinegra não se entendeu com o goleiro Rafael, Alexandre com uma meia bicicleta fez um golaço. O placar final foi de 8x1 para a equipe do Vasco da Gama.

Segundo a Liga Municipal de Desportos de Divinópolis (LMDD) que informou os resultados como o Palmeiras jogando em casa fez 3x0 no Tupy de Carmo do Cajuru, o PEC venceu o Sport por 5x1. Já o Corinthians empatou com a Associação Atlética Danilo Passos, sem gols.

Pelo junior, o Independente de São José dos Salgados empatou sem gols com o Tupy. O PEC venceu o Sport 5x2. O Corinthians jogando em casa perdeu para a Associação por 2x0.

Está marcado para o dia 7 de junho, valendo pela primeira rodada do juniores o jogo Minas x Padre Eustáquio.



Natação tem dia de festa no Divinópolis Clube

Grandes nadadores estiveram no Divinópolis para a disputa da terceira etapa do circuito regional de natação
CREDITO: Luciano Eurides

A natação regional se reuniu no sábado para a disputa da terceira etapa do circuito regional e de forma especial por ser a competição em véspera de campeonato de inverno e campeonato mineiro. Embora alguns dos principais atletas estivessem para o Rio de Janeiro, outros importantes integrantes da natação divinopolitana voltaram. Os clubes visitantes engrandeceram o evento.

Foram nove clubes representados, três convidados sendo o Mackenzie, Olímpico e Passense. Ainda a presença das tradicionais delegações da Naduarte Academia, Estrela do Oeste Clube (EOC), Lavras Tênis Clube (LTC), Centro Esportivo Padre Luís Tukemburg (Cepelt), Centro Esportivo Olímpico/Divinópolis Clube (CEO/DTC) e o anfitrião Divinópolis Clube.

Uma manhã fria. Fora da água a sensação de um inverno rigoroso e a água aquecida artificialmente já convidava os atletas a iniciarem a exibição dos talentos. Com uma excelente organização montada pela Administração Regional e o Divinópolis Clube o acesso foi rápido e todas as delegações se acomodaram e iniciaram o aquecimento, tão necessário na baixa temperatura registrada na sede campestre do Divinópolis Clube.

Na água muita dedicação. Os atletas sabendo da importância da competição para o ano esportivo deles, se doaram ao máximo. Índices para a maior evento da natação do estado foram alcançados, um deles por Hyago Carrilho, ex nadador do Divinópolis Clube e hoje integrante da vitoriosa equipe do CEO/DTC.  Equipe essa sem seis importantes atletas, estes viajaram para o Sudeste Assis Chateaubriand, disputado no Rio de Janeiro.

Para o professor e coordenador da natação do Divinópolis Clube o sucesso do evento, com um excelente número de jovens atletas ainda pode ser maior se as academias e clubes da região enviarem seus representantes. Francisco Nunes Castro recebeu a todos os participantes e comentou a importância para o Divinópolis Clube sediar a disputa. “Foi muito bom, principalmente  pelo fato de estarmos iniciando um processo de participação. O número de atletas bastante satisfatória. É bom não apenas para o Divinópolis Clube, mas sim para a região, tem clubes  e academias que não estão praticando e podem participar, serão bem vindos”, disse ele que muito bem organizou o Clube que esteve em perfeitas condições para a competição.

O treinador Bruno Tavares do Estrela do Oeste clube, com a maior delegação e ainda bons tempos, índices conquistados e de olho no campeonato de inverno, onde o EOC será a sede, trouxe um reforço extra. “A maior delegação é já preparando para o campeonato regional e também para o mineiro, já conseguimos índices e acredito que teremos uma boa delegação”, comentou.

Tiago Amaral, nadador do EOC comentou o fato dele, e de outros grandes nadadores estarem na disputa, mesmo afastados das primeiras etapas. “Paramos por estudos, voltamos para matar as saudades”, informou e até mesmo acha que o campeonato de inverno não haverá a presença dele e do irmão gêmeo Gustavo. Ainda abrilhantaram a competição Gustavo Coelho, Igor Dias Ferreira, entre outros, são os possíveis reforços para a disputa do campeonato de inverno. 


Hyago Carrilho conquistou, no Divinópolis Clube, o índice para o campeonato estadual de natação
CREDITO: Luciano Eurides

Coluna Luciano Eurides


GIGANTE DA GETÚLIO VARGAS
O Poliesportivo Dr Fábio Botelho Notini enfim foi reinaugurado. Uma grande festa para uma obra tão esperada pelos esportistas da cidade. Palco de grandes e memoráveis jogos é o momento ideal também para reformular a forma de uso.
O local é próprio para a pratica esportiva. Exposição de cachorro, cobra, flores e saldão não fazem parte da finalidade pela qual ele foi construído e reformado. Confio que o secretário Romulo Augusto Duarte fechará a brecha para esses eventos que tanto maltratam o único lugar verdadeiramente do esporte.
Fiquei um pouco preocupado com a pintura da quadra, ela cresceu, atrás do gol do DTC tem umas pilastras e a linha de fundo ficou bem próxima. Uma proteção ali seria o ideal.
Os vestiários manteve a forma muito boa, os chuveiros, sanitários e local para a simples troca de uniforme estão completamente separados. Isso facilita em grandes eventos, pois as equipes se trocam quase ao mesmo tempo. Hoje quatro times podem se uniformizar ao mesmo tempo. Nos jogos escolares isso é realmente necessário.
Para ser completamente dentro do sonho esportista, a reforma no Divinópolis Tênis Clube (DTC), o aquecimento daquela histórica piscina seria realmente uma grande obra para marcar história. Quem sabe?

A VOLTA
Para os torcedores, imprensa e funcionários do Guarani, a volta de Jouberth e Jhonatan é motivo de muita comemoração. Os meninos vindos do Maranhão aportaram no Bugre Divinopolitano com o sonho de defender o Cruzeiro. Deram a vida pelo Guarani, e aos poucos foram perdendo a timidez.
Lembro da primeira entrevista deles ‘sim senhor’ era a resposta as questões. Tímidos ao extremo encantaram e caíram nos braços da torcida. A humildade, o trabalho sério e a vontade de serem grandes vencedores na vida é o principal combustível da dupla maranhense.

TEMPO DE 68 MINUTOS
Se não é trágico, é engraçado. A partida entre Cacoco de Cima e Inhame teve 68 minutos somente no segundo tempo. a bola insistia em ficar fora do campo e não era apenas os zagueiros, os atacantes também erravam e muito a pontaria.
A bola sumiu. Foi um procura dali e vai de cá. Um garotinho alugou uma bola dele, que até estava na casa dele por R$20,00. Ela sumiu em menos de 20 segundos. Acharam outra bola, o zagueiro mandou ela longe, o tempo passando e os refletores ligados. Para Toninho Ermida, uma grande dor, no bolso! O Inhame ganhou o jogo 2x1.

BEM REPRESENTADOS
A cidade de Divinópolis estará bem representada no estadual de natação. A atleta Letícia Silva, do CEO/DTC  conseguiu índices nos 800m livre e nos 200m livre, mas já tinha nos 100m e 200m costas, como no 400m livre.
O atleta João Paulo, demonstrou toda a garra e competência vai participar do estadual nos 100m costas, 100m livre e 50m livre.