Coluna Luciano Eurides
MGD
É com muito orgulho que recebo na sexta-feira, dia 2 de setembro, às 20h, o troféu MGD de Cidadania. A solenidade será na Câmara Municipal de Divinópolis e faz parte das atividades da 8ª Parada do Orgulho LGBT de Divinópolis.
A parada, domingo, 12 no quarteirão fechado da Rua São Paulo tem como tema “Família: Unidade e Diversidade em Transformação”. Muito apropriado para a atualidade.
UNIÃO ESTUDANTIL
As lutas estudantis moldaram o atual cenário da democracia brasileira. Com muito pesar vimos os movimentos estudantis perder a atuação ao longo do tempo. Hoje, os grêmios escolares nem sequer existem.
Uma luz no fim do túnel é o 2º Congresso Municipal de Educação realizado em 20 de novembro de 2010. De acordo com Cláudio Guadalupe, membro da gerência de educação inclusiva uma comissão de alunos, mostrou interesse em reativar a União dos Estudantes de Divinópolis (UED) e implantar os grêmios estudantis. “Eles querem lutar por interesses comuns, bem como cultura e a prática de esporte, nesse sentido o I Encontro de Estudantil é ponto de partida para novos projetos”, acrescentou Guadalupe.
O I Encontro Estudantil de Divinópolis terá como parceira a UBES-União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Todos objetivam a defesa da educação pública gratuita, de qualidade e sem distinção religiosa. Na história da UBES acumulam-se inúmeras vitórias e participações em eventos importantes para a vida política do país, como a resistência à ditadura militar. A idéia com a parceria é qualificar cada dia mais a educação divinopolitana.
O encontro, dia 7 de setembro às 14 horas no auditório da SEMUSA. Uma apresentação cultural na Praça do Santuário com diversas bandas e hip hop será oferecida aos estudantes que se reunirão.
O povo brasileiro sofre com a grande carga de impostos cobrada. Dinheiro esse pago com esperança de um retorno em benefício da população. Como os tributos são pagos por todos, os benefícios deverão ser também utilizados por todos, nem sempre isso é possível, assim a equidade entra em campo. Os governantes deveriam investir mais, onde mais precisa.
O futebol divinopolitano passa por uma inversão de valores. Existe um comprometimento publico com o Guarani, onde se reúne uma pequena parte de jogadores (adultos) que são da cidade. Os demais clubes da cidade, Flamengo, Palmeiras, Vasco da Gama, Jusa Fonseca, Padre Eustáquio, Corinthians, Associação Danilo Passos e outros vivem apenas de alguma ajuda. Não há de fato um investimento publico nesses clubes que possuem em média 150 atletas em plena atividade, 99% moradores da cidade e em idade vulnerável.
A falta dessa politica publica em favor do esporte na nossa cidade é refletida no Centro Sócio Educativo, Vara da Infância e Juventude e delegacias de policias. Divinópolis tem o melhor promotor da infância e juventude do Brasil, mas não há investimentos na ordem necessária.
GRUPO ATRAENTES
Os ex-jogadores de futebol, muitos deles com passagem pelo Guarani, é o caso do vocalista João Paulo, estão hoje com o Grupo Atraentes e fizeram a abertura dos Jogos Escolares de Divinópolis. Eles levantaram as arquibancadas totalmente lotadas. Parabéns aos artistas e a organização que acertou em cheio a escolha das atrações.
FOTO: Luciano Eurides
Nenhum comentário:
Postar um comentário