terça-feira, 29 de junho de 2010

Futebol é uma arte

A arte por sua vez é definida por Claude Debussy, compositor francês, como “A arte é a mais bela das mentiras”. O futebol é uma entre várias formas de manifestação da arte, como são a literatura, a pintura, a arquitetura, a música, a dança etc. e já que a arte pode revelar-se é também definida e muito bem diga-se, como a possibilidade de o artista recriar a realidade.
O futebol como arte permite ao jogador, bem como ao artista, criar outros mundos, de sonhos, de ilusões, de verdades. O jogador tem, dessa forma, um poder mágico em seus pés: o de moldar a realidade segundo suas convicções, seus ideais, sua vivencia.
Um jogador de futebol nutre dentro do pouco tempo de carreira seus sonhos. Segundo o dicionário sonho é visão, devaneio, fantasia, ilusão, ficção, utopia, aspiração, vivo desejo entre outras. Assim fantasiam as crianças quando jogam na calçada e até entrar no mundo da ficção que é a realidade dos campos de futebol. Das definições gosto da utopia e do vivo desejo. Sonhar é preciso! Desejar e viver esse desejo intensamente é uma maneira para ser um artista na difícil arte de jogar futebol. Recorro agora a Raul Seixas no pensamento ‘Um sonho que se sonha só é apenas um sonho, um sonho que se sonha junto, torna-se uma realidade’.
Futebol é ilusão. Quer frase mais repetida nesse país do futebol. Acredito que os falantes dessa frase se justificam com ‘É boa, mas passageira’. A cultura popular mais uma vez acerta. A vida de jogador tem hora marcada para terminar. Breve, muito breve para muitos e para outros uma possibilidade maior. O segredo é viver cada minuto de uma vez. Nada de ter pressa, pois o tempo já é certo. Para ser lembrado, serei redundante. ‘Viver um minuto de cada vez’.
As verdades do mundo do cruel que assombra os bastidores do mundo da bola são terríveis. O tempo curto, o sonho transformando-se em pesadelo. Infelizmente as verdades do futebol ficam atrás dos campos. Quando aparecem provocam estrago e assim permanecem lá, escondidas e dando realidade a primeira definição desse texto, se me permitem, ‘Futebol é a mais bela mentira’.
Pablo Picasso, pintor francês melhor nos ensina sobre a arte e podemos através dessa definição fazer um paralelo ao futebol. Picasso diz ‘A arte é uma mentira que revela a verdade’.





Não podia deixar de citar José Saramago. Único escritor da língua Portuguesa a receber um prêmio Nobel. Registro o comentário dele na abertura do curso ‘Literatura e poder. Luzes e sombras’, na Universidade Carlos III, em Madri.
“Todos os dias uma comédia vergonhosa que se chama democracia é encenada. Nesta comédia, pode-se debater de tudo, menos a própria democracia. A falsidade central deste modelo reside no fato de que o poder econômico é o mesmo que o poder político. O único antídoto para reverter esse mau funcionamento de democracia é construir uma sociedade crítica que não se limita a aceitar as coisas pelo que elas parecem ser e depois não são, mas se faça perguntas e diga não sempre que for preciso dizer não. Para isso, é urgente voltar à filosofia e a reflexão.”

Nenhum comentário: