sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Coluna Luciano Eurides 02-09-2010

NADA SE CRIA, TUDO SE APERFEIÇOA
A frase é talvez uma redução de "Na natureza, nada se cria, nada se destrói; tudo se transforma", do francês Antoine-Laurent Lavoisier (1743 - 1794). Não existe grande novidade se até mesmo nos versos da Canção do exílio (Antônio Gonçalves Dias) “Nosso céu tem mais estrelas,/ Nossas várzeas têm mais flores,/ Nossos bosques têm mais vida,/ Nossa vida mais amores”, é um dos textos mais citados e parodiados da Língua Portuguesa. Os versos “Teus risonhos lindos campos têm mais flores,/ Nossos bosques têm mais vida,/ Nossa vida no teu seio mais amores”, que remetem, de modo flagrante, na letra do Hino Nacional Brasileiro, de Joaquim Osório Duque Estrada, oficializada em 1922.
Digo tudo isso para tentar justificar as comuns tentativas de se extrair o melhor de um lugar e adequá-lo a realidade de outra localidade. Não entendo os motivos pelos quais algumas pessoas tentam encobrir informações temendo ser atribuída a condição de cópia.

GUARANI
O Bugre divinopolitano foi ontem à cidade de Pitangui onde disputou um amistoso, motivo pelo qual não tive a possibilidade de encontrar com a direção técnica e assim saber mais sobre o time. Verdade é que chegaram dois jogadores, ainda desconhecidos em Divinópolis, ainda não sei sobre a avaliação e desempenho dos atletas na partida em Formiga.
Seguindo um acordo firmado na manhã de terça-feira, onde Lara, diretor da LH Assessoria Esportiva, empresa gerenciadora da base do Guarani e o supervisor Subtenente Parreira, as informações serão divididas em parte técnica com André Rocha. A partir da programação dos treinos (prometida) a reportagem poderá ter acesso as informações técnicas, mas com ele, André Rocha. O mesmo não se encontrava na saída da delegação.
Essa burocracia toda, desnecessária para quem conhece a realidade da cidade, como o Flamengo ou o DEC, por exemplo, mas evitará os desacordos acontecidos nas últimas edições.
Também foram confirmadas, pela supervisão do Bugre, as tentativas de agressão sofridas em Formiga. Torcedores atiraram pedras em direção aos jogadores divinopolitanos.

FALANDO NISSO
Estou criando uma teoria onde os jogadores formados no Flamengo da Estação Velha comunicam-se melhor. A partir de alguns jogadores da cidade que ao afirmarem não conseguir dar entrevistas e outros, mesmo de idade bastante inferior com uma facilidade incrível, é possível uma teoria sobre mais um bom trabalho desenvolvido no Mendes Mourão.
No DEC apenas um atleta se recusa a conceder entrevistas (Túlio). No Guarani já existe um número maior de adversos a microfone. Túlio Coelho tomou essa atitude surpreendente após o treino na Toca da Raposa I. Os jogadores de outras cidades, mesmo os com mais tempo de clube, como o Danilo dizem ter dificuldade. Já Pablo Ferreira, Dudu, Guilherme Rosquinha e Fidélis e outros vindo do Mendes Mourão emitem a opinião deles de forma clara, objetiva, sem fugas.
O apresentador Cleber Faria sem duvida é o grande responsável pelo desembaraço dessa turma. Ainda têm aqueles com certo medo de expor algo que vai contrário as expectativas do treinador ou diretoria. Falta personalidade!

SEL HOMENAGEIA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
A secretaria de Esporte e Lazer parabeniza todos os profissionais de Educação Física pelo seu dia, especialmente aqueles que fazem parte do quadro de funcionários da Secretaria.
A comemoração do dia do Profissional de educação física acontece no dia 1º de setembro, em razão da regulamentação da profissão através da lei federal de número 9.696/98, e publicada na mesma data.
A Educação Física é uma das áreas do conhecimento humano ligada à manutenção e reabilitação da saúde do corpo e da mente, fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha com a prevenção e cura de determinadas doenças humanas em um contexto terapêutico, sendo fundamental na formação básica do indivíduo, pois é de suma importância sua atuação no contexto psicossocial, no conhecimento corporal de suas possibilidades de ação e limitações.
De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Rômulo Duarte, a Secretaria tem valorizado o papel desenvolvido por estes profissionais que têm a nobre missão de resgatar o gosto pela prática de atividade física em suas diversas formas, seja em clubes, academias, praças, parques ou dentro das escolas. “A medicina preventiva deverá pautar as políticas de saúde pública nesse século, e o profissional de Educação Física tem um papel crucial nesse processo”, declarou.

Nenhum comentário: