quarta-feira, 27 de julho de 2011

Coluna Luciano Eurides

REAVALIAR SEMPRE
No futebol não existe receita pronta para se fazer um bom jogador. As vezes ele simplesmente surge, outras leva-se um tempo, em todas é necessário muito trabalho e avaliações. O estar sempre reavaliando métodos e ações faz ter uma rápida correção das falhas. Eu, e outros membros da imprensa divinopolitana cobram com muita veemência a inserção de jovens atletas da cidade na equipe profissional. Essa é a saída financeira para os clubes menores, acredito. Antes é preciso reavaliar como, quando e porque se faz esse tipo de trabalho.
Segundo empresários do futebol, a cada 100 atletas ingressados na base, trabalhados por dois anos em cada etapa (infantil, juvenil e juniores) cerca de 6% chegam ao profissional e desses apenas 3% atuam em uma equipe grande, ou a principal do clube. Outro fato é a falta de mercado. Os clubes procuram jogadores mais responsáveis, menos ‘baladeiros’. Assim, hoje a busca é por jogadores casados, com filhos e isso fecha o mercado para muitos jovens.
Tudo isso potencializa as dificuldades em reavaliar o Guarani. Em atual disputa na Taça BH de Futebol Junior, segunda maior competição do Brasil nessa categoria, não foi feita da maneira que deveria. Não se deu continuidade a trabalhos antes realizados. A base da equipe é a mesma participante da Copa Centenário do Galo, poderia ter sido continuado. A dispersão dos jogadores causa esse reflexo.
Nomes importantes para estar vestindo a camisa do Guarani foram para outras equipes. Wágner, hoje no Atlético Mineiro, Dudu, Ruam e Pablo, hoje no Itaúna, são exemplos. Reuniu-se os jogadores, iniciou os trabalhos, em 30 dias. Pouco tempo!

ACERTOS
Na verdade o simples fato do Guarani entrar na competição, assumir o desafio, já um grande passo e digno. Não se pode cobrar dessa diretoria sem antes ressaltar o excelente trabalho realizado por ela. Os reforços vindos para o grupo são realmente para somar e acrescentar. O jovem jogador Guilherme Braga é um comandante em campo. Orienta, chama a responsabilidade e de uma qualidade plenamente profissional. Não deixa a desejar em relação aos volantes dos times do interior na disputa do módulo I e II.  Marcelinho Araxá teve uma contusão logo no amistoso contra o Itaúna, vem se sacrificando nos jogos e também de uma grande experiência ajuda o grupo a crescer. O Guilherme zagueiro teve a documentação atrasada e acabou prejudicando o jogador, mas o potencial dele pode ser visto nos treinos e amistosos, também uma somatória de qualidade de liderança em campo. Elias, atacante de muita força física. Davi o qual conhecemos na infância, ele jogou no Flamengo do Mendes Mourão, é natural de Luz, um grande jogador e pronto para brilhar com a camisa alvirrubra.

PROFISSIONAL
O Guarani está confirmado na Taça Minas Gerais 2011. A competição começa no próximo dia 18 de Setembro e o Guarani estreia em casa contra o Nacional de Nova Serrana, as 10:30.
A diretoria já iniciou os contatos para a montagem do elenco que disputará a competição, mas adianta que será formada em sua maioria por jogadores da base, o treinador é Gian Rodrigues que estava na Patrocinense e na próxima semana já devem chegar os jogadores para essa importante disputa.

TIMEMANIA
Uma das grandes importâncias em estar na atividade em várias competições é conseguir um bom ranking e quem sabe com um trabalho dos deputados federais da cidade, conseguir entrar na timemania e ter uma renda. Apesar que não entendo como o Uberlândia entrou para o jogo da loteria.

OLHO NELE
Vem para o infantil do Guarani na disputa do campeonato mineiro da categoria infantil. Treinando no Vasco da Gama Gabriel Novaes, é um atacante alto, nem por isso lento e de um bom chute. Certamente será uma grande preocupação para as defesas adversárias.
Gabriel Novaes é a grande esperança de gols do infantil do Guarani

Nenhum comentário: