segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Coluna Luciano Eurides

Na seca

Os gramados divinopolitanos estão sofrendo com o período de seca. O Waldemar Teixeira de Faria, o melhor gramado da cidade está duro e seco, necessitando urgentemente de uma preciosa água. Enquanto São Pedro não resolve, outros campos de menor estrutura estão impraticáveis, é o caso do dr Sebastião Gomes Guimarães (Campo do Vasco) onde a diretoria a anos espera o cumprimento das promessas de um poço artesiano. O Estádio Pelezinho e Mendes Mourão também necessitam de uma reforma para dar melhores condições de treinos e jogos.
Bom estes anteriormente citados estão entre os melhores, diga se então do campo do Planalto e Jusa Fonseca. Se não houver um trabalho intenso na melhoria da infra-estrutura dos campos de futebol, a pratica do esporte fica prejudicada. Lembrando ser outros municípios, Itaúna por exemplo, em melhores condições. Carmo do Cajuru possui dois estádios com gramados bons e ainda São José dos Salgados, também na expectativa de São Pedro (chuvas) e do poder público (perfuração do Poço Artesiano).
Investir em esporte é assegurar saúde, educação, lazer, entretenimento e segurança. Nesse ano eleitoral espero dos candidatos a inclusão de programas esportivos nos planos de governo.

Associação na Copinha

Estou satisfeito em ver o time da Associação Atlética Danilo Passos na Copinha Divinópolis. Um time sem entrosamento, é verdade, mas cheio de talentos individuais e a melhor notícia foi dada na manhã do último domingo. A Associação marcou para os sábados, os treinos tático/físico para os jogadores 97/98. Parabéns pela iniciativa, pois eles merecem!

Tudo tem o lado bom

O Divinópolis Esporte Clube (DEC) não conseguiu atingir o objetivo de estar entre os seis melhores do Estado. Houve lágrimas e desabafo, e o lado bom foi a boa apresentação dos jovens atletas. A categoria júnior permite os nascidos em 1990/1991 e 1992. O raciocínio lógico é que os mais velhos entram em vantagem de até dois anos em relação aos mais novos. Errado. O DEC provou ser possível utilizar o talento independente da idade. Depois dos goleiros Tiago Belarmo, vindo de Formiga e Atila vindo de Carmo do Cajuru, foi Zé Guilherme quem mais passou confiança ao grupo, ele é 92. O volante George (92) ganhou o lugar dele no time mesmo iniciando a preparação já sob o comando de Christian, mesmo com excelentes atuações de Ícaro (92), e ao lado de Luís Fernando (90), George soube achar o espaço dele. A esperança está depositada em Lucas Borges (93) ele deverá ser titular contra o América na expectativa de mostrar todo potencial dele e cavar uma vaga no Coelho.

Regra 18

Em visita ao bairro Afonso Pena fui abordado por membros de vários clubes indignados com a Liga Municipal de Desportos de Divinópolis (LMDD). Em uma delas uma denuncia gravíssima. Segundo a equipe do Palmeiras, na partida deles contra a Associação um dos auxiliares escalados não compareceu, de certo teve motivos alheios a vontade dele, o árbitro da partida então apitou de um lado do campo e o outro auxiliar apitou outra metade. Isso é descumprimento de regra, de normativa e pior de ordens superiores.
A regra permite um arbitro ou trio. No Rio de Janeiro ainda se usa dois observadores, um atrás de cada gol, isso é uma experiência onde a FIFA analisará os resultados. Considerando ser um arbitro ou o trio, não existe dupla, essa tentativa no Campeonato paulista foi frustrada e totalmente descartada. Ainda a normativa da internacional em pleno vigor orienta o árbitro a convidar qualquer pessoa no estádio a trabalhar de auxiliar, não encontrando ninguém de sua confiança, inicia a partida ou com apenas um auxiliar. Dupla simplesmente não existe.

Nenhum comentário: