segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Parada Gay é sucesso de público

Luciano Eurides



A oitava edição da Parada Gay de Divinópolis foi realizada ontem na cidade de Divinópolis. Musica, alegria e muita gente bonita foram as principais atrações. Quem tentou evitar o fechamento do movimento sócio-político foi o Corpo de Bombeiros. O trio elétrico foi impedido de ganhar as ruas e o impasse acabou gerando frustração naqueles que acreditavam em uma cidade sem homofobia.

O quarteirão fechado da Rua São Paulo ficou colorido e repleto de pessoas alegres e dispostas a conviver com a sociedade em plena transformação. O objetivo da comunidade Gay, Lésbica, Bissexual e transexual (GLBT) é mostrar a comunidade a vivencia do mundo gay, muitas vezes escondida, mas sempre existente. Dj’s, travestis, gogo boys, homens e mulheres em um discurso contra qualquer tipo de preconceito.

O tema da parada foi Família: Unidade e diversidade em transformação. Esta frase e todo o contexto de todo o trabalho foi baseado em obras literárias de Frei Bernardino Leers. O escritor escolheu Divinópolis para morar e aqui ensinar ética, moral, teologia e acima de tudo respeito a homossexualidade.

Contudo, a cidade cresceu, desenvolveu e os ensinamentos do mestre Frei Bernardino ainda se encontram nos livros. Não chegaram a conhecimento das autoridades. O Movimento Gay de Divinópolis (MGD) possui toda a documentação necessária para a realização do evento, mas no domingo, o Corpo de Bombeiros interditou a saída do trio elétrico, mesmo com a liberação do próprio 10ºBBM. Ninguém da instituição compareceu para explicar os motivos.

O brilho e a festa são os homossexuais de todo o estado e do Brasil que vieram a Divinópolis e voltaram com a sensação da definição cada dia mais verdadeira de ser aqui uma ‘roça grande’.



MGD CIDADANIA

Fui homenageado na sexta-feira com o troféu MGD Cidadania. Agradeço ao movimento e toda a diretoria. Na oportunidade ressalto o meu empenho em favor das minorias. O desejo de uma sociedade igualitária e sem preconceito. Uma Divinópolis livre das opressões politicas e a luta para um futuro com mais segurança a todos, inclusive a comunidade homossexual.

Não podemos nos omitir diante da violência gratuita que atinge a comunidade homossexual divinopolitana. Os autores, muitas vezes impunes. Expostos aos perigos não passam desapercebidos os milhares de gays moradores da cidade, pagadores de impostos e sem duvida responsáveis por parte da movimentação financeira desse município.

Fica meu desabafo pela ausência de políticos e autoridades da segurança publica. A busca é por uma sociedade livre de qualquer preconceito, seja ele por cor de pele, situação financeira ou opção sexual.






FOTOS SERÃO PUBLICAS AINDA HOJE AQUI NO BLOG

Nenhum comentário: