quinta-feira, 16 de setembro de 2010

América ganha duas posições


A festa estava preparada em Florianópolis. A torcida compareceu em bom número (mais de oito mil pessoas), quando a equipe casa entrou em campo um espetáculo pirotécnico deixou sua torcida ainda mais aminada. Mas, do outro lado de campo, a humildade e a determinação falaram mais alto. E, aos 24 minutos do segundo tempo, quando Fábio Júnior completou para o gol com um toque sutil uma grande jogada de Diego Clementino, o América literalmente calou o estádio Orlando Scarpelli. Foi o suficiente para garantir a brilhante vitória em cima do líder Figueirense, na abertura da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Com esse resultado, o América subiu da quinta para a terceira posição, agora 37 pontos. Porém, ainda precisa esperar o fim da rodada, no sábado, para saber se permanecerá no G-4, o que acontecerá se Ponte Preta e Coritiba tropeçarem na rodada.
Sem o meia Luciano, contundido, o técnico Mauro Fernandes surpreendeu o adversário com um esquema 3-6-1, tanto que aos quatro minutos de jogo o América teve a primeira chance. Depois do cruzamento da esquerda de Leandro Ferreira, o estreante Jean Batista tentou um voleio, mas a chutou por cima do travessão.
O Figueirense também chegou com perigo aos 16 minutos, mas esbarrou na "Muralha Verde", o goleiro Flávio. João Filipe, pela direita, chutou forte de dentro da área, mas Flávio conseguiu desviar. A bola ia entrando, aí apareceu o zagueiro Micão, outro gigante em campo, para salvar quase em cima da linha.
Com uma marcação forte, os adversários foram se irritando. E quando conseguiam fugir da marcação, esbarravam em Flávio. O time da casa chegou com perigo pela última vez aos 28 minutos, quando Juninho tabelou com Willian, que da entrada da área bateu firme, mas Flávio caiu no canto direito e fez mais uma defesa salvadora. Aos 48 minutos, Maicon, do Figueira, agrediu o volante Leandro Ferreira e foi expulso.
No segundo tempo, prevaleceu a melhor tática em campo. O técnico Mauro Fernandes trocou o volante Dudu e pelo atacante Thiago Silvy, no intervalo. Com a mudança, o América literalmente dominou o adversário em seu território e poderia ter feito pelo menos três gols. Aos 11 minutos, Irênio cobrou escanteio da direita, o zagueiro-artiheiro Gabriel cabeceou forte, da pequena área. O goleiro Wilson conseguiu dar um leve toque na bola, o suficiente para desviá-la para o travessão, com Roger Carvalho afastando o perigo em seguida.
O Figueirense também conseguiu assustar, aos 18 minutos, quando Willian, da marca do pênalti, finalizou e jogou por cima do travessão do goleiro Flávio.
Mas foi só. Com inteligência, envolvendo o adversário no meio-campo, o América chegou à vitória. O técnico Mauro Fernandes colocou o atacante Diego no lugar de Micão e deixou seu time ainda mais atrevido em campo, para chegar à vitória aos 24 minutos. Diego invadiu a área, pela esquerda, driblou o goleiro Wilson, e rolou a bola para Fábio Júnior dar um belo toque com o lado do pé direito, mandando para o gol aberto. Silêncio no Scarpelli, com um pequeno grupo de torcedores americanos roubando a festa adversária.
Aos 33 minutos, o América teve a chance de fazer o segundo. Fábio Júnior entrou na grande área e, ao invés de retribuir o passe para Diego, que estava sozinho, arriscou para o gol. A bola passou rente à trave esquerda do goleiro Wilson.
Só dava América, que teve mais uma chance aos 44 minutos. Diego avançou pelo lado esquerdo, entrou na área e chutou cruzado. O goleiro Wilson se esticou todo e conseguiu desviar a bola para escanteio, sendo este o último lance de perigo do jogo.
Na 23ª rodada, na próxima terça-feira, às 21 horas, o América enfrenta o xará América-RN, na Arena do Jacaré, às 21h50. O atacante Thiago Silvy levou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática.

Nenhum comentário: