terça-feira, 14 de setembro de 2010

Coluna Luciano Eurides 14-09-2010

Quebra-cabeça
Para se chegar a um jogador de futebol estruturado é necessário juntar várias peças e colocá-las na devida ordem. Um trabalho técnico de qualidade envolvendo domínio, passe e posicionamento. Um trabalho físico e psicológico bem como a sorte de se estar no lugar certo e na hora certa.
Esse resumo, pois o futebol é bem mais complexo, é quase um conselho ao time do CSU categoria 97/98. Eles enfrentaram o Palmeiras no último domingo pela semifinal da 1ª Copinha Divinópolis e possuem jogadores de grande habilidade, disposição para jogar e obediência em campo. No entanto uma grande deficiência na estatura dos jogadores. Eles estão bem preparados fisicamente, na questão aeróbica tiveram um excelente desempenho, correram o tempo todo e não sentiram. O Palmeiras é um time alto (jogadores grandes) e essa foi a grande dificuldade.
Nesse quesito chamo a atenção para a necessidade e a hora já vai passando, de entrar com um serviço nutricional e dentro de uma avaliação de um profissional fisiologista a possibilidade de um trabalho físico no desenvolvimento muscular dos jogadores. Feito isso acredito na possibilidade deles em breve brigarem por uma posição em um time para expor as qualidades e quem sabe serem convidados para um time profissional.
Insisto vale a pena investir no ser humano.

Itaúna mostra o caminho
O esporte Itaunense parece estar a frente do divinopolitano. A aparência se dá pelo fato de lá todos os campos de futebol ser do município. Assim quando uma nova idéia surge, cabe aos interessados apresentá-la ao município. Isso facilita o controle e acompanhamento por parte da secretaria de esportes e para os idealizadores, pois tem no poder público um parceiro. Campos de futebol em condições da pratica esportiva é essencial. Esses campos são núcleos, onde é feita a receptação dos jogadores.
Em Divinópolis seria possível transformar o campo do CSU em núcleo. O espaço para o futebol é pequeno, não vejo solução para isso. A grama praticamente inexistente. Para se recuperar aquele espaço será necessário replantar a grama e deixá-lo exclusivamente para as categorias de base, na verdade, seria um CT para equipes trabalharem a parte física.
O campo do Planalto é uma situação ainda pior. O terrão não favorece em nada a esportividade e ainda é considerado um local de risco. Por outro lado seria inovador transformar uma área hoje utilizada para a prostituição e consumo de drogas em uma verdadeira área olímpica, espaço não falta.
Já a Amobi precisa de menos. Talvez a continuidade das arquibancadas, muro, iluminação e construção dos vestiários. Como o local é da Associação de Moradores, encontrará sem duvida uma parceria direta para ser lá um núcleo.
Um verdadeiro local para um estádio do futebol amador e das categorias de base é o Campo do Corinthians. Ele nasceu para receber as arquibancadas em volta. No único lado onde não há barranco poderia ser os vestiários e lanchonete, bem como outras salas como musculação, por exemplo.
Ainda podemos citar o campo do Candelária, um excelente gramado natural, um celeiro de craques e não incentivado. O Jusa Fonseca, bairro onde com o trabalho voluntário se transformou em uma potência esportiva. Outros campos poderiam receber os núcleos e assim iniciar essa transformação esportiva, mas primeiro é necessário investir na infra-estrutura.

ESPORTE ESCOLAR
Este ano tudo leva a crer não termos novamente os Jogos Olímpicos da Integração e Amizade (Joia). Não é por menos, o espaço antes disponibilizado (poliesportivo do centro) está interditado. Também pelo ano escolar onde já caminhamos para as provas do terceiro bimestre e logo em seguida o quarto e essencial para a vida dos estudantes, principalmente do final do ensino médio. Como a educação física é apenas uma matéria da grade curricular, não se pode colocá-la em confronto com as demais.
A solução dentro da instituição para o pleno exercício da pratica esportiva de competição é a extensão da carga horária e a premiação do aluno bem sucedido no esporte, talvez bolsas de estudos fossem uma ótima premiação.

DESTAQUE LUGO ESPORTES
O destaque Lugo Esportes vai para o goleiro Rafael da categoria 97/98 do Palmeiras, ele fez a diferença no jogo frente o CSU ao defender uma cobrança de pênalti. O jogador pode passar na loja matriz da Lugo Esporte, na avenida primeiro de junho 352 e retirar um brinde com Marcelo Naves.

Nenhum comentário: