segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Flamengo é campeão da 1ª Copinha Divinópolis de Futebol


O Flamengo do Mendes Mourão mostrou toda a força das categorias de base da equipe da Estação Velha. Os times rubro-negros das categorias 99\00 e 97\98 sagram-se campeões da 1º Copinha Divinópolis de Futebol. As partidas foram bastante disputadas e somente nas cobranças de penalidades máximas foi possível conhecer o campeão.
Na categoria 99\00 o Flamengo venceu o jogo nas cobranças de pênaltis depois de um empate no tempo normal em 2x2. O time campeão iniciou a partida vencendo. Marco Túlio aproveitou a obra depois da cobrança do escanteio e abriu o placar. Ainda no primeiro tempo o Vasco da Gama chegou ao gol de empate com Talles. No segundo tempo o alvirrubro do Afonso Pena era melhor em campo e Lucas aproveitou a sobra de bola na grande área, chutou por cobertura e virou a vantagem no marcador. O Flamengo acordou para o jogo e novamente em lance de bola jogada na área empatou o jogo.
Com o empate no tempo normal a decisão foi para as cobranças de pênaltis onde o Flamengo se deu melhor com uma boa defesa do goleiro Júlio.
Na categoria 97\98 o Flamengo voltou a se dar bem nos pênaltis. O jogo foi bastante disputado, mas o rubro-negro teve dificuldades em sair para o jogo, principalmente depois que o técnico Alessandro colocou Leozinho no jogo. Muitas oportunidades de gols foram perdidas pela equipe de Cristian de Souza. O empate sem gols levou a decisão mais uma vez para as cobranças diretas da marca penal. Para o Flamengo Tiago pegou a cobrança de Rafael Do Mal e o time ficou com o título. Marcaram para o Palmeiras Mateus, Gelson, Diego, Leozinho e Cotonho. Já para o time da Estação Velha marcaram Tales, Gabriel, Túlio, Vitor, Yuri e Felipe.
A competição recebe elogios e apoio dos treinadores. Cristian de Souza, técnico do Flamengo da categoria 97\98 e também do Divinópolis Esporte Clube na categoria junior avaliou ser esse tipo de competição muito positiva para o futebol divinopolitano.
O presidente do Guarani, Edilson Oliveira destacou a importância do Farião lotado de familiares acompanhando os filhos e durante o pronunciamento dele desejou o Guarani entre os melhores do Estado de Minas Gerais e que os jovens talentos hoje em categorias de base possam integrar o grupo profissional.
Segundo o prefeito Vladimir Azevedo, a competição faz parte da política de inovação da atual Administração. “O esporte como um todo, sempre envolve as pessoas, e a primeira copinha fez muito bem esse papel nesses trinta dias de jogos em nossa cidade. É muito bom ver a criança e o adolescente envolvidos nesse campeonato, e cabe também ao Município essa responsabilidade de ser um facilitador no sentido de organizar eventos como este”, analisou.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Rômulo Duarte, a idéia é reforçar a competição para 2011. “Nós estamos assumindo um pouco da responsabilidade em forma de apoio e reorganização das categorias de base da nossa cidade. Queremos incentivar ainda mais esta competição, pois entendemos que ela tem um papel muito mais só de vencer, os jogos aproximam pais, dirigentes, torcedores e os próprios atletas, isto é muito bom,” comentou.
Dezesseis times divididos nas duas categorias disputaram os jogos. São Gonçalo do Pará teve um representante o “Bola de Ouro”. Carmo do Cajuru entrou com dois times, o “Sport” e o “Tupi”. Os demais são clubes de várias partes da cidade. Os jogadores que estiveram na final, receberam troféus e medalhas. “A SEL aproveita este momento para homenagear in memória, o Tureba, que foi um grande incentivador do futebol de base e que dedicou bons longos anos no Palmeiras do Afonso Pena. Outra homenagem é para o José Ferreira Filho do Padre Eustáquio, que sempre se preocupa com a formação de novos jogadores”, explicou Duarte.
O secretário de Esporte acredita que no ano que vem a Copinha poderá receber mais clubes. “Desde o primeiro momento que levamos a idéia para o prefeito Vladimir Azevedo, ele aceitou e entendeu nossa proposta em forma de grande incentivo ao esporte. O Município deu o apoio necessário, e a próxima vamos fazer melhor ainda”, finalizou.
O ex-jogador profissional Jeremias, que durante cinco anos atuou pelo Guarani, acompanhou os dois jogos. “Meu filho, Fabrício que hoje joga no Sport Clube Recife começou assim, disputando jogos e competições como esta. E hoje é um profissional bem sucedido. A prefeitura está no caminho certo em promover este tipo de campeonato”, avaliou.
O presidente do Flamengo, José Carlos Rocha, conhecido como um especialista em montar bons times nas categorias de base nos últimos 25 anos, e com vários títulos, elogiou o nível técnico. ”Ver uma final em campo neutro mostra a boa organização, gostei de muitos jogadores, o que precisa é fazer isto, dar oportunidade para os meninos”, falou
O treinador do Palmeiras, vice-campeão da categoria Mirim destacou o trabalho dos garotos. “Esta foi a terceira final que disputamos este ano. Vencemos o campeonato da cidade e outra competição de Pará de Minas e perdemos a Copinha. Espero que o ano que vem a SEL volte com a mesma idéia de outra Copinha”, explicou Alessandro Soares.

Nenhum comentário: