segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Precursor do soçaite em Divinópolis completa 42 anos


O Bonsucesso, clube criado em 20 de setembro de 1968 por um grupo de amigos. Os garotos utilizavam um campinho de futebol às margens do Rio Itapecerica.
O fundador Walter Geara reuniu os companheiros e fizeram um time, o Bonsucesso, fizeram melhorias no campinho e conseguiram um uniforme feito com pano de saco (utilizado para guardar farinha). O primeiro time era formado por Geraldo, Antônio Lúcio, Walter Geara, Paulinho, Macaco, Toninho Peru, Clênis, José Carlos (hoje diretor do Flamengo do Mendes Mourão) e Eli Picolé.
O clube ficou famoso nas promoções do soçaite. No campo de 11 jogadores chegou a disputar o dente de leite em 1972 e o veterano de 1998 com o nome de Minas São Gonçalo do Pará. Entre os membros do clube Gilberto Voador, Lucinho, Niltinho, Ribeirinho, Felpa e De Paula são nomes de sucesso da entidade. Na política, Beto Cury, foi goleiro do velho campinho. No soçaite, o Bonsucesso viveu os tempos de ouro do clube. Lembrando ser o primeiro da cidade e hoje o soçaite é tão disputado na cidade quanto o futebol de 11.
As comemorações do aniversário foram durante todo o dia de domingo. Logo pela manhã Frei Leonardo Lucas Pereira, OFM celebrou uma missa em ação de graças e uma exposição fotográfica.
Hoje no clube do Bonsuceso atende a cerca de 150 frequentadores, inclusive muitas crianças, sendo esta uma grande preocupação dos mais antigos frequentadores. “Hoje a escola tem de ser exigida, tem de cobrar isso. O espaço serve hoje de lazer para a s crianças, as mães tem confiança de deixar os filhos aqui”, comentou Zito.

Nenhum comentário: