Esporte, atividade física, corrida, caminhada: disposição, equilíbrio físico e emocional, saúde orgânica e espiritual. Somente quem vivencia a prática regular de atividades físicas sabe o prazer e o bem estar proporcionados pela endorfina e demais hormônios do “bem viver”.
Somos amantes do esporte, valorizamos e incentivamos a participação de atletas e praticantes de corrida e caminhada. Por estes e outros motivos, estamos preparando um evento especial para corredores e desportistas de Divinópolis e região. Venha participar, convide seus amigos e familiares, compartilhe conosco momentos de energia e descontração.
Pelo esporte fazemos boas amizades, ampliamos nossos limites físicos e abrimos perspectivas para uma vida melhor. Nosso desejo é que você venha e traga sua energia e alegria para abrilhantar ainda mais nossa festa! Estamos preparando uma estrutura para receber com conforto 300 participantes. Portanto não perca tempo: faça logo sua inscrição!
E não venha sozinho (a)! Traga aquela pessoa que ainda não treinou o suficiente para completar uma prova de 8,5km, mas consegue completar 4km em percurso quase todo plano, mesmo que seja caminhando...
Teremos mini-aulas de alongamento e um som ambiente, gerando uma atmosfera agradável e salutar. Vamos trazer novos adeptos para o
“clube da corrida” e promover melhoras na qualidade de vida,
nossa e de nossos amigos e parceiros.
Agradecemos nossos parceiros, que facilitam nosso trabalho e proporcionam, em conjunto com a organização, mais conforto e segurança aos participantes do evento:
ACORD, ADDRA, ABC, PMMG, SETTRANS, UNIMED, COPASA, PREFEITURA DE DIVINÓPOLIS.
Um forte abraço e até lá!
Professor Xisto e equipe
CORRIDA DE VERÃO DIVINÓPOLIS CLUBE
REGULAMENTO GERAL = 8,5KM
1) OBJETIVOS
1.1 Do Regulamento: Regular os procedimentos durante a realização da 2ª Corrida de Verão Divinópolis
Clube, realizada pelo Divinópolis Clube, situado na Rua São Paulo, 282, Divinópolis MG.
1.2 Da corrida: Divulgar e incentivar a prática do atletismo e da atividade física como elementos
indispensáveis para a melhoria e preservação da saúde e qualidade de vida;
1.3 Integrar a comunidade local e regional com os associados do clube, agregando-os através do esporte.
2
) CATEGORIAS
2.1. A corrida será definida por categorias observando-se faixas etárias pré-definidas, para o sexo
masculino e feminino, de acordo com o ano de nascimento, padrão ACORD. A idade mínima para
participar é de 14 anos.
Assim, foram divididas 22 categorias, a saber:
GERAL MASCULINO
GERAL FEMININO
A = 14 a 19 anos masc
B = 20 a 24 anos masc
C = 25 a 29 anos masc
D = 30 a 34 anos masc
E = 35 a 39 anos masc
F = 40 a 44 anos masc
G = 45 a 49 anos masc
H = 50 a 54 anos masc
I = 55 a 59 anos masc
J= 60 a 64 anos masc
K= 65 a 69 anos masc
L = 70 anos acima masc
M = 14 a 17 anos fem
N = 18 a 24 anos fem
O = 25 a 31 anos fem
P = 32 a 38 anos fem
Q = 39 a 45 anos fem
R = 46 a 52 anos fem
S = 53 a 59 anos fem
T = 60 anos acima fem
3) CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DA PROVA
3.1 A organização da prova disponibilizará vários meios para fiscalização durante o evento, como: fiscais
para controle visual da passagem dos atletas, entrega de senhas de percurso; fiscais móveis que se
deslocarão ao longo do percurso em viaturas leves, de acordo com a necessidade da coordenação;
3.2. Será obrigatório o uso da numeração de peito fornecida pelos organizadores do evento durante todo o
percurso, bem como apanhar as senhas de percurso e apresentá-las no ato da sua chegada, sob pena de
desclassificação da prova;
4) PERCURSO
4.1 O percurso total da corrida será de 8,5km, conforme mapa em anexo;
4.2 O local de largada e chegada será em frente a Sede Campestre do Divinópolis Clube, à Rua Campo
Verde, Bairro Belvedere, Divinópolis MG, no dia 23 de janeiro de 2011, com largada prevista para as
09:00h em ponto;
4.3. A corrida será realizada na data e horários acima, independente de condições climáticas, e em
nenhuma hipótese será devolvido o valor pago pela inscrição de atletas que não comparecerem no dia e
horário marcados para a realização da prova;
4.3. As vias utilizadas no percurso da 2ª Corrida de Verão Divinópolis Clube. não estarão à disposição
somente para a competição, sendo que haverá uma interdição parcial das vias públicas, que serão
utilizadas para circulação de veículos, em comum acordo com o Órgão de Trânsito responsável, mediante
cumprimento de todas as condicionantes do laudo e licença.
4.4. Em partes do percurso o trânsito será parcialmente interditado com a colocação de cones de
sinalização e fita zebrada; no entanto recomendamos total atenção por parte dos atletas participantes
quanto ao trânsito, evitando acidentes e transtornos.
4.5 Serão montados 02 (dois) postos de distribuição de água para hidratação dos atletas, com staffs para
organizar a distribuição dos copos de água; serão distribuídas aos atletas senhas de percurso, e o atleta é
obrigado a apanhar suas senhas e estar portando as mesmas ao cruzar a linha de chegada, sem as quais o
atleta será considerado desclassificado.
4.6 A organização da prova montará um Ponto de Controle que ficará próximo à área de Chegada /
Largada. Neste Posto serão registrados os tempos de todos os atletas que completarem a prova. Logo em
seguida será feita a apuração dos resultados, e tão logo seja definido o resultado oficial da prova, será
feita a premiação dos atletas conforme artigo 5 do presente regulamento.
4.7 Será montada uma estrutura para a largada e chegada dos atletas, com um funil demarcando a chegada
dos mesmos. É expressamente proibida ultrapassagem no funil de chegada, sendo desclassificado da
prova o atleta que desrespeitar esta regra.
5. PREMIAÇÃO
5.1 Cada atleta inscrito que completar o percurso no total de 8,5km receberá 01 (uma) medalha do evento,
juntamente com 01 (um) Kit contendo frutas para reposição orgânica dos atletas e água para hidratação.
Isto acontecerá mediante a entrega do número de identificação, alfinetes e senha de percurso.
5.2 Os 05 (cinco) primeiros colocados da categoria GERAL MASCULINO e as 05 (cinco) primeiras
colocadas da categoria GERAL FEMININO receberão um troféu respectivo à sua colocação na corrida.
5.3 Os atletas que forem classificados entre os 05 primeiros colocados geral masculino e 05 primeiras
colocadas geral feminino, automaticamente, não concorrerão aos prêmios de sua respectiva categoria; ou
seja, não haverá dupla premiação em hipótese alguma.
5.4. Os atletas primeiro, segundo e terceiro colocados de cada categoria receberão um troféu.
5.5. Serão confeccionadas no total 300 medalhas, que serão distribuídas entre os primeiros atletas a
cruzarem a linha de chegada, sendo que se houver um número de inscrições acima de 300, as medalhas
que faltarem serão entregues na semana seguinte.
6. SEGURANÇA DA PROVA
6.1. No local de saída e chegada e acompanhando o percurso dos atletas, teremos equipe de enfermagem,
pronta a prestar os primeiros socorros em caso de acidentes ou ocorrências à saúde dos atletas. Em casos
mais graves, o atleta será encaminhado ao Pronto Socorro ou ao hospital de sua preferência.
6.2 Ao longo de todo percurso, principalmente nos cruzamentos mais perigosos, saídas de ruas, avenidas,
haverá balizadores controlando o fluxo de veículos. Poderá haver ainda o acompanhamento Policiais
Militares e/ou Agentes da Settrans. Se confirmada sua presença, os mesmos acompanharão a prova e
ficarão em locais estratégicos para garantir a segurança dos atletas;
6.3 Todos os atletas deverão obedecer às Normas de Segurança estipuladas neste Regulamento, sob pena
de, a qualquer tempo, serem desclassificados da Corrida;
6.4 O atleta deverá correr com o número de identificação na frente do corpo, de forma visível para que
todos os fiscais o visualizem, sob pena de desclassificação da prova;
7. DAS PROIBIÇÕES AOS ATLETAS
7.1 O atleta não poderá sofrer nenhum tipo de ajuda externa que influencie ou não em resultados ou
utilizar de meios fraudulentos para competir;
7.2 O atleta que chegar ao local da prova após a sua largada, terá prejuízo em relação aos outros
corredores, e poderá correr a prova como retardatário, largando em atraso;
7.3. O atleta não poderá participar da prova descalço nem com o dorso nu (sem camiseta);
7.4 Assim que os atletas entrarem no funil de chegada não será mais permitida ultrapassagem sobre outro
competidor, sob pena de serem desclassificados da prova.
7.5 O atleta que comprovadamente burlar o percurso da prova ou receber qualquer tipo de ajuda de modo
a influenciar ou não no resultado, será desclassificado automaticamente da Corrida;
7.6. Em qualquer momento a Coordenação do evento poderá desclassificar o atleta que for surpreendido
em ato contrário a este regulamento e ainda às práticas de boa conduta, educação e espírito competitivo.
8. INSCRIÇÕES
8.1 As inscrições serão feitas exclusivamente no Divinópolis Clube (Sede Urbana), situado à Rua São
Paulo, 282, centro, Divinópolis MG, de segunda a sexta das 08:00h às 17:00h. Para moradores de outras
cidades, será permitida a inscrição pelo e-mail xistofit@hotmail.com, somente até dia 21/01/11.
8.2 As inscrições serão efetuadas mediante o pagamento de uma taxa de R$10,00 (dez reais) para
associados do Divinópolis Clube e R$ 15,00 (quinze reais) para não sócios, e apresentação de documento
de identidade no ato da inscrição. As fichas de inscrição deverão ser preenchidas com letra legível,
ficando a organização isenta de problemas relacionados a preenchimento da mesma com letra ilegível.
8.3. Não serão aceitas inscrições no dia da prova.
8.4 Não serão aceitas inscrições de menores de 14 anos, e os menores de 18 anos de idade deverão
apresentar um atestado médico no ato da inscrição, com data não superior a trinta dias que antecedem o
evento e deverão efetuar sua inscrição juntamente com seu responsável legalmente constituído, devendo
o responsável, assinar a Ficha de Inscrição atestando a possibilidade da participação do atleta na prova;
9. DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1. O tempo máximo da prova será de 01h 30min, sendo que, se ainda houver atletas no percurso após
este período, os mesmos deverão abandonar a prova, pois estarão automaticamente eliminados sendo que,
após este período serão iniciadas as premiações e a desmontagem da estrutura montada no percurso;
9.2. A Organização da Corrida de Verão Divinópolis Clube não se responsabilizará por acidentes
ocorridos com os atletas, assistentes ou terceiros antes, durante ou após a prova, mas prestará o
socorro/resgate necessário e eficiente de acordo com os procedimentos operacionais da Ambulância de
Resgate;
9.3. A apuração dos resultados será feita manualmente após o término do evento, e num prazo de
aproximadamente 30-40 min após o término da prova será feita a premiação, no local da chegada.
9.4. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Organização / Coordenação do evento.
9.5. Os protestos deverão ser encaminhados por escrito à Comissão Organizadora, até 10 minutos após a
premiação.
REGULAMENTO GERAL = 4,0KM
1) OBJETIVOS
1.1 Do Regulamento: Regular os procedimentos durante a realização da 2ª Corrida de Verão Divinópolis
Clube, realizada pelo Divinópolis Clube, situado na Rua São Paulo, 282, Divinópolis MG.
1.2 Da corrida: Divulgar e incentivar a prática do atletismo e da atividade física como elementos
indispensáveis para a melhoria e preservação da saúde e qualidade de vida;
1.3 Integrar a comunidade local e regional com os associados do clube, agregando-os através do esporte.
1.4. Oportunizar a participação de iniciantes na corrida ou pessoas ligadas ao esporte e atividades físicas
em provas com percurso reduzido.
2) CATEGORIAS
2.1. A corrida de 4 km será realizada em categorias únicas, masculino e feminino, e não haverá
subdivisão por faixa etária.
3) CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DA PROVA
3.1. A organização da prova disponibilizará vários meios para fiscalização durante o evento, como: fiscais
para controle visual da passagem dos atletas, entrega de senhas de percurso; fiscais móveis que se
deslocarão ao longo do percurso em viaturas leves, de acordo com a necessidade da coordenação;
3.2. Será obrigatório o uso da numeração de peito fornecida pelos organizadores do evento durante todo o
percurso, bem como apanhar as senhas de percurso e apresentá-las no ato da sua chegada, sob pena de
desclassificação da prova;
4) PERCURSO
4.1 O percurso total da corrida será de 4,0 km, conforme mapa em anexo;
4.2 O local de largada e chegada será em frente à Sede Campestre do Divinópolis Clube, à Rua Campo
Verde, Bairro Belvedere, Divinópolis MG, no dia 23 de janeiro de 2011, com largada prevista para as
08:30h em ponto;
4.3. A corrida será realizada na data e horários acima, independente de condições climáticas, e em
nenhuma hipótese será devolvido o valor pago pela inscrição de atletas que não comparecerem no dia e
horário marcados para a realização da prova;
4.3. As vias utilizadas no percurso da 2ª Corrida de Verão Divinópolis Clube não estarão à disposição
somente para a competição, sendo que haverá uma interdição parcial das vias públicas, que serão
utilizadas para circulação de veículos, em comum acordo com o Órgão de Trânsito responsável, mediante
cumprimento de todas as condicionantes do laudo e licença.
4.4. Em partes do percurso o trânsito será parcialmente interditado com a colocação de cones de
sinalização e fita zebrada; no entanto recomendamos total atenção por parte dos atletas participantes
quanto ao trânsito, evitando acidentes e transtornos.
4.5 Haverá distribuição de água para os atletas no local de largada / chegada da prova. Não haverá
distribuição de água ao longo do percurso.
4.6 A organização da prova montará um Ponto de Controle que ficará próximo à área de Chegada /
Largada. Neste Posto serão registrados os tempos de todos os atletas que completarem a prova. Logo em
seguida será feita a apuração dos resultados, e tão logo seja definido o resultado oficial da prova, o
mesmo será afixado em local visível, para que os participantes possam verificar seu tempo / classificação.
4.7 Será montada uma estrutura para a largada e chegada dos atletas, com um funil demarcando a chegada
dos mesmos. É expressamente proibida ultrapassagem no funil de chegada, sendo desclassificado da
prova o atleta que desrespeitar esta regra.
5. PREMIAÇÃO
5.1 Cada atleta inscrito que completar o percurso no total de 4,0km receberá 01 (uma) medalha do evento,
juntamente com 01 (um) Kit contendo frutas para reposição orgânica dos atletas e água para hidratação.
Isto acontecerá mediante a entrega do número de identificação, alfinetes e senha de percurso.
5.2 Não haverá podium nem premiação específica para os participantes da corrida de 4km.
6. SEGURANÇA DA PROVA
6.1. No local de saída e chegada e acompanhando o percurso dos atletas, teremos equipe de enfermagem,
pronta a prestar os primeiros socorros em caso de acidentes ou ocorrências à saúde dos atletas. Em casos
mais graves, o atleta será encaminhado ao Pronto Socorro ou ao hospital de sua preferência.
6.2 Ao longo de todo percurso, principalmente nos cruzamentos mais perigosos, saídas de ruas, avenidas,
haverá balizadores controlando o fluxo de veículos. Poderá haver ainda o acompanhamento de Bombeiros
Militares e/ou Policiais Militares e/ou Agentes da Settrans. Se confirmada sua presença, os mesmos
acompanharão a prova e ficarão em locais estratégicos para garantir a segurança dos atletas;
6.3 Todos os atletas deverão obedecer às Normas de Segurança estipuladas neste Regulamento, sob pena
de, a qualquer tempo, serem desclassificados da Corrida;
6.4 O atleta deverá correr com o número de identificação na frente do corpo, de forma visível para que
todos os fiscais o visualizem, sob pena de desclassificação da prova;
7. DAS PROIBIÇÕES AOS ATLETAS
7.1 O atleta não poderá sofrer nenhum tipo de ajuda externa que influencie ou não em resultados ou
utilizar de meios fraudulentos para competir;
7.2 O atleta que chegar ao local da prova após a sua largada, terá prejuízo em relação aos outros
corredores, e poderá correr a prova como retardatário, largando em atraso;
7.3. O atleta não poderá participar da prova com o dorso nu (sem camiseta);
7.4 Assim que os atletas entrarem no funil de chegada não será mais permitida ultrapassagem sobre outro
competidor, sob pena de serem desclassificados da prova.
7.5 O atleta que comprovadamente burlar o percurso da prova ou receber qualquer tipo de ajuda de modo
a influenciar ou não no resultado, será desclassificado automaticamente da Corrida;
7.6. Em qualquer momento a Coordenação do evento poderá desclassificar o atleta que for surpreendido
em ato contrário a este regulamento e ainda às práticas de boa conduta, educação e espírito competitivo.
8. INSCRIÇÕES
8.1 As inscrições serão feitas exclusivamente no Divinópolis Clube (Sede Urbana), situado à Rua São
Paulo, 282, centro, Divinópolis MG, das 08:00h às 17:00h até o dia 21/01/2011. Para moradores de outras
cidades, será permitida a inscrição pelo e-mail xistofit@hotmail.com, somente até dia 21/01/11.
8.2 As inscrições serão efetuadas mediante o pagamento de uma taxa de R$10,00 (dez reais) para
associados do Divinópolis Clube e R$ 15,00 (quinze reais) para não sócios, e apresentação de documento
de identidade no ato da inscrição. As fichas de inscrição deverão ser preenchidas com letra legível,
ficando a organização isenta de problemas relacionados a preenchimento de ficha de inscrição com letra
ilegível.
8.3 As inscrições poderão ser realizadas somente até às 17h do dia 21 de janeiro de 2011, e no dia do
evento não serão aceitas novas inscrições.
8.4 Não serão aceitas inscrições de menores de 14 anos, e os menores de 18 anos de idade deverão
apresentar um atestado médico no ato da inscrição, com data não superior a trinta dias que antecedem o
evento e deverão efetuar sua inscrição juntamente com seu responsável legalmente constituído, devendo
inclusive o responsável, assinar a Ficha de Inscrição atestando a possibilidade da participação do atleta na
prova;
9. DISPOSIÇÕES FINAIS
9.1. O tempo máximo da prova será de 01h 30min, sendo que, se ainda houver atletas no percurso após
este período, os mesmos deverão abandonar a prova, pois estarão automaticamente eliminados sendo que,
após este período serão iniciadas as premiações e a desmontagem da estrutura montada no percurso;
9.2. A Organização da Corrida de Verão Divinópolis Clube não se responsabilizará por acidentes
ocorridos com os atletas, assistentes ou terceiros antes, durante ou após a prova, mas prestará o
socorro/resgate necessário e eficiente de acordo com os Procedimentos Operacionais da Ambulância de
Resgate;
9.3. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Organização / Coordenação do evento.
9.4. Os protestos deverão ser encaminhados por escrito à Comissão Organizadora, até 10 minutos após a premiação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário