terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Corrida de Reis abre o calendário esportivo de 2011

Largada da Corrida de Reis 2011 - FOTO: Luciano Eurides





Foi realizada no último domingo (9) a 14ª Corrida de Reis, no bairro Esplanada. O evento abriu o calendário esportivo de 2011 e sem surpresas. Ivamar de Oliveira foi o mais rápido e percorreu os 9,5Km em 32min21s. Participaram 133 corredores de toda a região Centro Oeste de Minas Gerais.

A prova é uma homenagem ao Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro, com um percurso reto, teoricamente sem muitas dificuldades é propício para o início de uma temporada e ao mesmo tempo para a recepção de novos corredores. A prova é tradicional e por isso conta com a presença de um bom número de visitantes. Dos 133 inscritos, 44 são membros da Associação de Corredores de Rua de Divinópolis (Acord) e os outros 88 inscrições avulsas.
Maria Regina e Ivamar de Oliveira foram os melhores da Corrida de Reis 2011 - FOTO: Luciano Eurides

O primeiro colocado foi Ivamar de Oliveira da Associação Pimhiense de Corredores (APC), com o tempo de 32min21s. Em segundo chegou Lázaro da cidade de Oliveira, com 33min34s. Em terceiro Márcio Gomes de Itatiauçu, terminou a prova em 34min09s. A quarta colocação foi para Edmar Antônio de São Gonçalo do Pará, em 34min39s e a quinta posição no pódio ocupada por Sebastião Antônio de Carmópolis de Minas, em 34min58s. A melhor corredora Maria Regina dos Santos, com o tempo de 40min28s.
Chegada de Ivamar de Oliveira - FOTO: Luciano Eurides

O campeão da prova já perdeu as contas de quantas vezes foi o campeão nessa prova e mais uma vez começa o ano com uma grande vitória. “Para iniciar o ano, uma vitória trás boas expectativas para 2011 e ainda é uma ótima oportunidade para rever amigos. Creio já venci a prova mais de cinco vezes e desejo muitas vitórias a todos”, disse Ivamar. O corredor também participa de corridas no interior de São Paulo. “Tento bons resultados e representar bem nosso centro oeste mineiro, estamos no inicio de temporada, mas devo participar dia 28, em Poços de Caldas da subida do Cristo”, falou.

Ainda sobre o inicio de temporada para o atletismo o coordenador da Associação de Corredores de Rua de Divinópolis, João Jorge, falou da importância dessa corrida e das expectativas para o ano. “A exemplo de 2010 as expectativas são de um ano de muito sucesso, quando atingimos uma média de quase 100 corredores e esse ano esperamos uma média acima. Esse ano além das 12 corridas do nosso Circuito Conheça Divinópolis Correndo, temos mais 18 provas dentro do calendário da cidade, serão 30 provas em Divinópolis, uma expectativa melhor possível. Hoje igualamos o recorte, era de 133, começamos o calendário em 2004 e naquela Corrida de Reis tivemos 59 corredores, um aumento bastante significativo e tendência é crescer ainda mais”, comentou e deixou claro ser o tempo o melhor regulador de se desenvolver com qualidade. “É um esporte que vai crescendo passo a passo, Divinópolis tem saído na frente, estamos a frente enquanto interior mineiro, e até mesmo em Brasil. O povo descobriu o esporte a saúde. O Calendário foi divulgado 45 dias de antecedência. A internet e a imprensa divulgando nosso trabalho e vai crescer, não tenha duvida”, avaliou e ainda deixou claro ser as ruas o lugar de treinamento de quem quer correr pelas ruas. “Tudo que vier para somar é bom. Para o corredor de rua o lugar de trabalho são as ruas, avenidas, pistas e em um centro de treinamento iria crescer o atletismo onde já estamos a frente, enriqueceria ainda mais o esporte”, avalizou uma das tendências as Secretaria de Esportes e Lazer em fazer uma pista de atletismo.

As provas de rua atraem pessoas de toda a região e muitas além de praticar esporte, conhecer e formar amizades ainda fazem turismo pela cidade, é o caso de Aramis da cidade de Pitangui. Ele compareceu com toda a família para prestigiar o evento. “O atletismo gera saúde, amizade e afasta de coisas erradas e por isso venho com a família e acabo fazendo um turismo também. Muitas vezes se vai a São Silvestres e a preparação são as corridas de Divinópolis. Vou a corridas em toda a região, a prefeitura de Pitangui é muito devagar e não consegue fazer uma para nós da cidade recebermos os visitantes”, falou.

O corredor José Maria da Assunção, um dos mais experientes da cidade falou da importância de se começar o ano com uma boa corrida. “A meta do corredor é correr o ano inteiro e começamos bem, uma prova muito boa e todos os corredores gostaram e esperamos que voltem”, e na oportunidade comentou a participação divinopolitana na prova de São Silvestre. “Tivemos o corredor Valdeli que ficou em trezentos e poucos no geral, quando se larga lá atrás, em uma corrida internacional, não somente o Vanderli, mas todos que completaram a prova. Tivemos o apoio da prefeitura e da Secretaria de Esportes, onde forneceram o ônibus. O deputado federal Jaiminho Martins pagou o hotel para a Acord. Essas nossas corridas nos preparam o ano inteiro, e isso incentiva-nos a não parar. O esporte está crescendo, 133 atletas, com muita gente de férias e viajando se espera chegarmos em outras a 150”, disse José Maria Assunção.

Começar o ano correndo faz bem e aproveitando a oportunidade para ser um atleta das ruas divinopolitanas Felipe de 31 anos, morava em Belo Horizonte, a um ano em Divinópolis pela primeira vez participou de uma corrida de rua e aprovou. “Foi uma sensação muito boa, venho treinando a algum tempo, consegui ter um bom desempenho e com certeza participarei de outras provas que teremos pela frente. O ambiente é de confraternização e isso é muito interessante, nunca havia sentido essa sensação e isso estimula-nos a correr mais, a fazer parte desse grupo. Fazer amigos e conviver um pouco também fora de um ambiente de trabalho. Certamente inicio o ano de forma diferente, convido a todos e vale a pena”, disse o estreante.
Nas categorias estiveram destaque os corredores Tarcício Júnior da cidade de Santo Antônio do Monte (até 14 anos), Ednei Marcio de Carmópolis de Minas (15 a 19), Leandro Lucas da cidade de Oliveira (20 a 24), Arnaldo Aparecido de Carmópolis (25 a 29), Ricardo Nunes Freitas de Santo Antônio do Monte (35 a 39), Waldeli Aparecido de Divinópolis (40 a 44), Agnaldo Oliveira de Piumhi (45 a 49), Irlei Malaquias de Piumhi (50 a 54) e João Tomás Teixeira (55 a 59).
Paulo Henrique é uma das promessas para o atletismo nesse ano de 2011 - FOTO: Luciano Eurides

A próxima Corrida de Rua na cidade é a Corrida de Verão, no Divinópolis Clube, dia 23 de janeiro. Pelo Circuito Conheça Divinópolis Correndo será no dia 13 de fevereiro, sendo a 11ª Corrida de Férias, no bairro Nossa Senhora das Graças, com um percurso de 10,8 Km.
Tenente Leonidas, Camarão e Renatinho Pardini  importantes apoiadores do atletismo divinopolitano - FOTO: Luciano Eurides
Evandro Junior foi premiado- FOTO: Luciano Eurides



Nando também - FOTO: Luciano Eurides

2 comentários:

tuca disse...

muítissimo bom seu blog , sugiro colocar as fotos dos primeiros masculino e feminino, bem como divulgar nomes dos primeiros das faixas etárias das próximas corridas.

Unknown disse...

Estou aguardando a oficialização dos resultados para colocar a lista completa, mas a sugestão é ótima, farei isso!!!!